TEMA: A OBEDIÊNCIA DOS RECABITAS

ESBOÇO 346

TEMA: A OBEDIÊNCIA DOS RECABITAS

e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e disse-lhes: Bebei vinho. Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho, nem vós nem os vossos filhos.” (Jr 35.5,6).


Os Recabitas eram de uma ordem religiosa nômade provavelmente fundada por Jonadabe, filho de Recabe, durante o século IX a.C. Não moravam em casas nem usavam qualquer produto da videira. Os recabitas eram fiéis ao estilo de vida implantado pelo seu líder, viviam em tendas e não bebiam vinho. As instruções de Jonadabe eram para que seus descendentes não se envolvessem com o culto a Baal “deus da fertilidade” (II Rs 10.15-28). Mediante o contexto apresentado discorreremos sobre alguns fatos importantes referente aos recabitas, tomando como ponto de partida a obediência aos nossos superiores, sobretudo a Deus.


1. Fidelidade dos recabitas

A fidelidade dos recabitas tornou-se um exemplo e uma repreensão para o povo de Judá. Se os recabitas estavam dispostos a obedecer a um ancestral terreno, muito mais os israelitas deveriam obedecer a Deus, quem os criou (Jr 35.14). É importante ressaltar que foram 250 anos de fidelidade.


Alguns pressupostos reminiscentes a fidelidade dos recabitas (Jr 35.6-10).

Compromisso (Ex 8.25-29);

Obediência (Rm 5.19; Hb 5.8; Ex 19.5; Mc 7.8; At 5.29; Tg 1.25; Dt 13.4);

Reverência (Tt 2.7; Hb 12.28);

Abstenção (Lv 22.2; At 15.20; 21.25; 2 Co 12.6; I Ts 4.3; 5.22; I Pe 2.11; Nr 30.2; I ,Tm 4.3).


2. A aprovação do Senhor aos recabitas

Os recabitas receberam a aprovação do Senhor pela sua obediência aos princípios que consistiam numa reação e protesto contra o luxo e a licenciosidade que, no reinado de Acabe e Jezabel, ameaçavam destruir a simplicidade da antiga vida nômade de Israel. O Senhor não recomendou tanto as regras deles, mas a obediência deles às suas regras, constrastando-os com os demais membros da nação de Israel, que não obedeciam ao Senhor.


Deus aprova tudo aquilo que não contrapõe os seus mandamentos e para sermos aprovados é necessário não apenas a obediência a Ele. A predisposição em obedecer é imprescindível em todos os lugares, pois a obediência gera o bom êxito e resultado feliz. Deus se agrada daqueles que obedecem aos que ele constitui na liderança espiritual do seu povo e, maiormente a sua palavra.


3. Recabitas x Israelitas

A lealdade e submissão dos recabitas serviram de exemplo para os israelitas, e fazendo um paralelo com a realidade dos dois, nos dias de hoje não é diferente, existem muitos na posição de recabitas, mas também na posição dos israelitas. O comportamento dos israelitas não era agradável aos olhos do Senhor, inclusive, Deus se utilizou do Profeta Jeremias para lhes dar uma lição baseada no exemplo dos Recabitas para doutrinar os rebeldes de Jerusalém e Judá.


4. O Custo da obediência e da desobediência

A obediência tem um custo que às vezes não queremos pagar, porque ela exige renúncia e abstinência de muitas coisas que aos nossos olhos aparenta privilégios. Atualmente muitos indivíduos não querem arcar com o preço da obediência, acabam quebrando paradigmas esquecendo-se dos compromissos assumidos com Deus, a igreja e sociedade. Os recabitas eram exemplos e estavam sempre dispostos a obedecerem às ordens terrenas, e aos seus ancestrais. A obediência em si, produz benefícios, pelos quais conquistamos muitas coisas boas. Por meio da submissão, o Senhor prometeu aos recabitas que nunca lhes faltariam representante nas gerações sucessivas (Jr 35.19). Atualmente muitas pessoas são beneficiadas por meio da obediência, enquanto outras querem receber bênçãos de Deus, mas vivendo de maneira completamente fora dos padrões divino. A irreverência e a falta de temor a Deus nos levam a descumprir os seus mandamentos como estavam fazendo os israelitas, se não tememos a Deus muito menos a aqueles que residem sobre nós.


A obediência a Deus e aos nossos superiores é a chave do nosso sucesso. Amados, sejamos submissos em todos os aspectos, pois a desobediência leva o homem ao naufrágio, tanto na vida material, quanto espiritual, devemos não somente obedecer, mas honrar os nossos superiores, eles foram constituídos por Deus para presidir sobre nós, principalmente os nossos pastores (Hb 13.17; Fp 2.29; I Ts 5.12). Nada perderemos por obedecer.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE - Brasil

Nenhum comentário:

Foto