TEMA: A ONISCIÊNCIA DE DEUS

ESBOÇO 345

TEMA: A ONISCIÊNCIA DE DEUS

“Senhor tu me sondastes a me conheces” (Sl 139. 1).


Quando falamos em Sondar e Conhecer, estes dois verbos importantes nos levam a admitir um dos principais atributos de Deus a Onisciência. É através dela que Deus conhece todas as coisas. A mente divina detém todo conhecimento e nela não há falhas, fraquezas e nem limitações.


DEFINIÇÃO

A palavra “ONISCIÊNCIA” vem do latim, Ominis “toda” e Scire, “saber” Ominis + Scire = Onisciência (Deus detém todo saber). É a qualidade da natureza de Deus que garante saber todas as coisas.


Evidências Bíblicas da Onisciência Divina

Através de vários textos da bíblia subtende-se um conhecimento ilimitado da parte de Deus, embora a palavra Onisciência não seja encontrada nas escrituras, mas existem conceitos que nos mostram essa onisciência (Rm 11. 33,34; I Co 2.16), certamente Paulo exprime o fato de que Deus conhece todas as coisas, ou seja, seus caminhos são inescrutáveis.


O conhecimento e a sabedoria de Deus não são perscrutados pela mente humana (Salmo 145.5) Ninguém consegue descrever a sua grandeza (Ef 3.10) a sabedoria de Deus é multiforme, ou seja, se manifesta de muitas formas alcançando aspectos do passado, presente e futuro (Jó 14.17; Sl 56.8; Isa 44.6-8; Jr 1.5; Sl 139.16; Dt 32.34). Existem outras referências a esse respeito (Mt 10:29; Sl 139:2,12; 139.13-15; 147.5).


Deus é o eterno agora e vive fora do tempo e ver qualquer coisa do começo ao fim (Hb 4.13; I Jo 3.20b) por viver no eterno agora para ele não há passado, nem presente e nem futuro. Ele é antes de todas as coisas (Sl 90.2; 33.6; Cl 1:16,17; Jo 1: 1, 3; Pv 8.25-30). Deus é começo, meio e fim de toda existência.


O Conhecimento em Relação aos Homens

Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe (Sl 139.16); b) Antes de ser gerado no ventre da mãe eu ti conheci (Jr 1.5); c) Ele escolhe desde o ventre da mãe (Gl 1.15); Exemplos importantes: Jesus conheceu a mulher Samaritana (Jo 4. 16-19,29); a Natanael debaixo da figueira (Jo 1:47,48); Conheceu e viu Abraão. “Abraão vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e se alegrou” (João 8. 56-57; Gn 22.13). Essa palavra de Jesus despertou a curiosidade dos judeus. Disseram-lhe os Judeus (como pode ser isso?) ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? “Em verdade em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU” (Jo 5.58).


O conhecimento de Deus ao nosso respeito é a causa de não sermos consumidos, ele tem perfeitamente demonstrado o seu amor e compaixão por nós porque conhece a nossa estrutura e lembra-se que somos pó (Sl 103.14), ele nos assiste na tristeza e alegria do nosso coração, ele não se esquece de nós, em alguns momentos pensamos que o Senhor nos desamparou, antes pelo contrario, ele não nos perdeu de vista, ele conhece-nos em qualquer situação. O Senhor é Deus de perto e não de longe? (Jr 23.23,24).


Pr. Elis Clementino – Itapissuma/PE

Um comentário:

Unknown disse...

O Senhor é o meu pastor;
- Isto é relacionamento!
nada me faltará.
- Isto é suprimento!
Deitar-me faz em verdes pastos,
- Isto é descanso!
guia-me mansamente a águas tranqüilas.
-Isto é refrigério!
Refrigera a minha alma;
- Isto é cura!
guia-me pelas veredas da justiça,
- Isto é direção!
por amor do Seu nome.
-Isto é propósito!
Ainda que eu andasse pelo vale da
sombra da morte,
- Isto é provação!
não temeria mal algum,
- Isto é proteção!
porque Tu estás comigo,
- Isto é fidelidade!
a Tua vara e o Teu cajado me consolam.
- Isto é disciplina!
Preparas uma mesa perante mim
na presença dos meus inimigos,
- Isto é esperança!
urges a minha cabeça com óleo,
- Isto é consagração!
o meu cálice transborda.
-Isto é abundância!
Certamente que a bondade e a misericórdia
me seguirão todos os dias da minha vida,
- Isto é benção!
e eu habitarei a casa do SENHOR!
Missionário Sergio Christino

Foto