CRER PARA OCORRER O MILAGRE

ESBOÇO 357

TEMA: CRER PARA OCORRER O MILAGRE

Se tu podes crer, tudo é possível ao que crer” (Mc 9.23).

O ser humano tem o livre arbítrio para decidir o que fazer em todas as circunstâncias da vida, sobretudo nas questões espirituais, entretanto duas coisas é preciso praticar, (1) Acreditar em Deus sabendo que todas as coisas são alcançáveis por meio dele (Fp 4.13). (2) Acreditar no seu potencial, pois todo homem tem sua própria capacidade de desenvolver habilidades e competências, inclusive fazer uso da sua fé em Deus. Infelizmente existem pessoas que acredita no milagre após acontecer, isso, nos remetem os escribas e fariseus, que pensavam dessa mesma forma, logo pediram ao Mestre algum sinal, para poder crer (Mt 12.38). De maneira simples discorreremos sobre a importância do crer em Deus, e no nosso potencial.

1. Acreditar em Deus

A confiança no Senhor é a base do nosso sucesso (2 Cr 20.12); Sem Ele, nada podemos fazer (Jo 15.5b); É necessário ter fé “Porque sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6);

2. Acreditar no seu potencial

Todos nós temos grandes potenciais, usamos apenas 10% do nosso cérebro, isso significa que restam desocupado 90%. Você já parou para pensar nisso? Quando não acreditamos no nosso potencial, nada podemos desenvolver na vida, quanto mais confiamos na nossa capacidade à possibilidade de produzir será muito maior. Muitas pessoas simplesmente não acreditam em si, empacando no meio do caminho. Não podemos transferir para Deus os nossos compromissos, como se ele tivesse a obrigação de fazer tudo por nós, porém quando fazemos a nossa parte não estamos dizendo com isso, que damos uma mãozinha para facilitar o trabalhar de Deus, mas apenas fazendo a parte que ele quer que façamos. Todo homem tem oportunidade para desenvolver as suas potencialidades (Mt 25.14-30). Bem como as suas vontades, mas sabendo que tudo o que pedimos a Deus, segundo a sua vontade ele nos ouve (I Jo 5.14).

2.1. Fazendo a nossa parte

2.1.1. Milagres: Não dependem somente de Deus, embora muitas vezes queremos que Deus faça milagres sem que haja nenhuma participação humana, entretanto nem sempre acontece assim, somente em alguns casos, que necessariamente a declaração de fé por parte do individuo não acontece. Podemos citar alguns exemplos bíblicos; os mortos quando ressuscitados por Cristo (Lc 7.11-16); o paralitico de Betesda (Jo 4.6); o próprio lunático que não sabia o que estava acontecendo com ele, entre outros (Mc 9.25).

Milagres não se explicam, acontece, dá para entender como um morto é jogado na cova de outro morto e revive? (I Rs 13.20,21). Reflita!

2.1.2. Intercessão: É imprescindível saber que outras pessoas podem interceder a Deus através da fé sobre as outras pessoas, (mulher Cananéia que rogava pela filha (Mt 15.21-28); o cervo do centurião (Mt 8.5-13); o próprio pai do lunático na sua declaração de fé diante de Jesus (Mc 9.24). “Se tu podes! Tudo é possível ao que crer” (Mc 9.23). Esse milagre aconteceria dependendo da fé daquele homem, pois aquele era o momento mais decisivo para um pai em desespero, ele estava a orça de um milagre, entretanto Jesus deixou bem claro que aquele milagre só dependia da sua disposição de crer.

A fé é um requisito indispensável à vida do ser humano, isso em todos os aspectos, pois se você não acredita em si mesmo, não acredita em ninguém. É importante salientar que o fator acreditar não depende de ver para crer, mas de crer para ver. Deus deseja que todos os seus filhos exercitem a fé, acreditando sempre em suas habilidades e competências, sem, contudo, deixar de pôr Deus em seus planos.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto