TEMA: O PODER DA INFLUÊNCIA E PERSEVERANÇA

ESBOÇO 356

TEMA: O PODER DA INFLUÊNCIA E PERSEVERANÇA

Porque o nosso evangelho, não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós. E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação com gozo do espírito Santo...”(I Ts 1.5-7).

Cada pessoa independente de qualquer etnia tem um grande poder de influência sobre as outras pessoas, mesmo tendo uma vida mais isolada. Consideremos o que Saulo de Tarso, sozinho foi capaz de fazer com efeitos duradouros e tremendos, a influência sobre as outras pessoas podem ser destrutiva e construtiva, dependendo de quem e como influencia. Discorreremos sobre a influência do ser humano na sociedade em que vive, tomando como ponto de partida o exemplo de influência e vida de Paulo.

1. Influência destrutiva

Saulo de Tarso era um fariseu, possivelmente membro do Sinédrio, cidadão de dupla cidadania (judaica e romana), respeitado e de grande influência na sociedade, isso o levou a influenciar negativamente na vida dos cristãos que lutavam pela fé e a expansão do evangelho de Cristo (At 8.3; 9.1,2), até ter o encontro com o Senhor no caminho de Damasco (At 9.3-5). Todas as suas atitudes contra os cristãos era do conhecimento de todos (At 9. 13,14,21), esse mau exemplo não deve ser seguido por ninguém.

2. Influência construtiva

2.1. Influenciou com o seu exemplo, não agradou a si mesmo e nem buscou proveito próprio, mas visou à salvação de muitos (I Co 10.33; Rm 15.2; I Co 9.19,22; 10.24);

2.2. Não priorizou o seu conforto, muito pelo contrário desgastou as suas energias para obter vantagem espiritual para os outros (At 20.24; 21.13).

2.3. Decidiu sofrer pelo evangelho e se necessário morrer por ele (At 20.24);

2.4. Demonstrou segurança e firmeza na fé ante os sofrimentos no seu cântico de vitória (Rm 8.35-39);

2.5. Modelo de exemplo de vida cristã, tornando-se modelo não somente daquela época, mas para todos nós através das belas cartas encaminhadas às igrejas cristãs (I Co 4.16; Fp 3.17; I Ts 1.6; 2 Ts 3.9);

2.6. Influenciou com uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens, mediante a certeza da ressurreição dos justos (At 24.15,16).

3. Sua influência na sociedade

Qualquer pessoa por mais ínfima que seja a sua influência pode produzir algo de bom ou mau sobre os indivíduos, consideremos quão grande é a responsabilidade que temos de causar bem estar ou mal estar na vida dos nossos semelhantes. Um pai pode arruinar ou salvar um filho; uma mãe pode erguer ou degradar a vida de uma filha, desejo mostrar-lhes com esse exemplo que a influência de um único homem se propaga como um incêndio, fagulha após fagulha, saltando de vida em vida, atravessando continentes e cruzando séculos.

Estevão, um jovem cristão humilde e cheio de fé (At 6.8) depois de um verdadeiro discurso para justificar a sua fé foi condenado à morte por apedrejamento, Saulo de Tarso estava presente no momento do assassinato (At 8.1), nem ele mesmo tinha a ideia de como aquela morte

trágica influenciaria na sua própria vida e de tantos homens e mulheres em todo mundo, quando falamos sobre a perseguição e a morte de Estevão, sempre associamos Paulo nesse episódio. Ninguém fez a mínima imaginação até aonde iria os efeitos daquela morte, Estevão foi o primeiro mártir do cristianismo e a sua memória poderia desaparecer com aquela geração, entretanto o seu nome e a sua atitude de fé e de coragem continua viva, alimentando a fé de muitos cristãos.

4. A perseverança de Paulo no combate

Após a sua conversão a Cristo continuou como um bom soldado de Cristo lutando até o último instante pela sua fé e defesa do evangelho, diante da perseguição de Nero imperador de Roma em 67 d.C. conforme conta Abdias que quando foi autorizada a execução de Paulo, o imperador enviou dois cavaleiros chamados, Ferega e Partemio para dar-lhe a notícia de que seria morto. Ao chegarem para dar-lhe a informação encontraram Paulo pregando ao povo, imediatamente os emissários pediram oração a Paulo por eles, para que cressem. Paulo garantiu-lhes que eles iriam crer e que seriam batizados diante de seu túmulo. Logo vieram os soldados e o levaram para o lugar das execuções e depois de orar por eles, ofereceu o pescoço à espada. (2 Tm 4.6-8).

Irmãos esse testemunho de fé e dedicação pelo evangelho devemos ter, poucos tem hoje a coragem de fazer o mínimo para defender a sua própria fé, muitos que se dizem cristãos mergulham em tantas coisas sem se importar que esteja comprometendo a sua fé, infelizmente isso é uma realidade que estamos vivenciando atualmente, muitos batalham por fama, alta posição na sociedade e poder, são capazes de tudo, mentir e comprometer-se com o mundo. Jesus disse (Mt 5.14,15; Fp 2.15; I Pe 2.12; Ef 5.1), Resplandecer aqui não se refere a despontar na mídia, nos palcos, nos desfiles de moda, mas brilhar como astros, ter uma vida irrepreensível, ou seja, fazer a diferença como fizeram Daniel, Mezaque, Sadraque e Abedenego. É influenciar como eles, estando no império dominado pela idolatria (Dn 1.8; 3.16-18), contudo foram honrados por Deus pela fidelidade (Dn 3.30).

A influência de Paulo estava em ação até o último momento, mesmo diante da péssima notícia (diga a ele que ele vai morrer) enviada por Nero, imperador cruel e perseguidor dos cristãos. Paulo nos ensina que devemos ser seus imitadores (Ef 5.1), será que você está combatendo o bom combate? Que carreira você está aguardando na vida?

“... mas sê exemplo dos fieis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.” (I Tm 4.12)

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE - Brasil

Nenhum comentário:

Foto