ENVOLVIDO X COMPROMETIDO

ESBOÇO 361

TEMA: ENVOLVIDO X COMPROMETIDO

Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes (Mt 15.8; Jl 2.13).

Na vida o ser humano se envolve ou se compromete com uma série de coisas, podemos nos envolver com pessoas e grupos sociais, como também nos comprometer com elas, existe uma imensidão de fatores que nos levam tanto a nos envolver como nos comprometer, por outro lado no sentido espiritual acontece o mesmo, as escrituras nos dão prova disso, que certamente veremos no decorrer desse estudo. Devemos entender em que situação uma pessoa está envolvida ou comprometida com determinada coisa. Mediante esse comentário quero focar sobre Neemias um homem comprometido em três aspectos.

Significados

Envolvimento: Sem compromisso não implica responsabilidade. A pessoa apenas se envolve e não tem nada a ver, a qualquer momento deixa de se envolver, embora isso não signifique que o envolvido não seja responsabilizado, a envoltura é superficial. Comprometimento: Envolve algo mais sério, além de envolvido ainda está intrinsecamente ligado de forma mais direta, seja com a família, o bem estar dos seus semelhantes, trabalho, Igreja e na obra de Deus. Necessitamos de empenho e obrigação.

I. Envolvidos X Comprometidos

Envolvimento e comprometimento não se dizem respeito somente as questões espirituais, mas em todos os significados da vida. Na nossa convivência e relações humanas devemos estar envolvidos e comprometidos com as demandas sociais, provendo o melhor para os nossos semelhantes, pois para isso fomos posto no mundo. As escrituras apresentam vários personagens não somente envolvidos, mas, totalmente comprometidos com o reino de Deus, eles levaram a sério todas as suas ações e atitudes, mas para isso o amor deve estar em ação. Imprescindívelmente devemos entender até que ponto você está comprometido com Deus e a sua obra, os comprometidos contagiam outras pessoas para o compromisso, enquanto aqueles simplesmente envolvidos não fazem nenhum esforço e ainda afastam os que querem ter compromisso. Os verdadeiros comprometidos têm garra e determinação, eles fazem a diferença, tanto no compromisso com Deus, quanto com as questões socais (Ne).

II. Os três compromissos de Neemias

1. Deus. Neemias era um servo compromissado com Deus, compreendia que nada podia fazer sem a sua direção (Ne 1.5,6);

2. Questões sócias da sua terra. Ao saber das noticias que a sua região estava na miséria tomou decisões importantes de restaurá-la (Ne 1.1-4);

3. O Rei. Neemias era um copeiro do rei e para tomar tal decisão seria necessário levar ao seu conhecimento para que tivesse permissão, mas não foi preciso, porque o semblante de Neemias denunciara alguma preocupação e isso chamou a atenção do rei (Ne 2.1-7). Nenhum Cristão deve levar uma vida sem compromisso.

III. O comprometimento na obra de Deus

1. O comprometimento com a obra de Deus implica espontaneidade, vontade de servir melhor (Cl 3.23), sobretudo a pré-disposição em sacrificar a própria vida pela obra (At 20.24; Fp 1.21; Rm 8.35; 2 Co 4.16).

2. Empenhado com crescimento do reino de Deus, desenvolver a obra, cooperar financeiramente, tudo isso é uma obrigação de todos quanto estiverem comprometidos. Infelizmente existem muitos cristãos meramente envolvidos, a falta de comprometimento acarreta sérios problemas, entretanto o nosso dever é influenciar com atitudes que estimulem aos outros a serem comprometidos.

3. Resultado do compromisso. Os comprometidos se alegram em ver o resultado do seu empenho, pois nada mais prazeroso do que ter um resultado satisfatório dos nossos esforços, seja na vida secular ou espiritual, principalmente quando perpetramos para Deus.

Exemplos de envolvidos x comprometidos

Pessoas envolvidas e comprometidas; Ló estava envolvido, enquanto Abraão estava comprometido (Gn 13.7-9); Os dez espias estavam apenas envolvidos, Josué e Calebe, comprometidos (Nm 13.27-39 e 14.6-9). Os envolvidos não têm responsabilidade, desistem diante das dificuldades; Os envolvidos não veem como os comprometidos, Geasi e Elizeu (2 Rs 6.15-17); Os irmãos de Davi estavam envolvidos numa batalha, mas não tinham coragem de lutar, Davi estava comprometido e desafiou gigante (I Sm 17.23.46); Os comprometidos pelejam até o fim sem se intimidar enfrentando qualquer situação. Neemias, comprometido com a restauração da sua terra não se intimidou com as ameaças dos seus inimigos (Ne 6.3,9); A mulher de Ló estava apenas envolvida no episódio da vida do seu marido, enquanto Jó estava comprometido e totalmente decidido (Jó 13.15); Somente 300 homens de Gideão estavam comprometidos, o restante estavam envolvidos (Jz 7.1-7); Judas estava envolvido, porém os demais discípulos estavam comprometidos (Mt 26.75; 27.3-5) e tantos outros que poderíamos citar, entretanto devemos nos encorajar através dos exemplos dos que se comprometeram.

Queridos, nos comprometemos com a obra do Senhor em todos os aspectos, pois quem se empenha com afinco colherão os bons frutos (Gl 6.7), e colhe de acordo com a quantidade do que planta (2 Co 9.6), o que contribui, contribua com alegria (2 Co 9.7-10) “para que em tudo enriqueçais para toda beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus” (2 Co 9.11).O envolvimento apenas não traz resultados, onde vale salientarmos que Deus nos escolhera para dar frutos, e este, permanecer (Jo 15.16). Continuem comprometidos com a obra de Deus, pois este te recompensará.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Um comentário:

Pr.Emerson Gomes disse...

Gostei muito deste sermão;pois é uma realidade dos crentes que querem se envover sem se comprometer o que é lamentavél, e a consequência é a superficialidade na obra de Deus.
Parabéns pelo post

Pr.Emerson Gomes

Foto