TEMA: A GLÓRIA DE DEUS

ESBOÇO 367
TEMA: A GLÓRIA DE DEUS
Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” Sl 19.1.

A Bíblia revela o Deus da criação como um ser infinito, eterno, autoexistente e como a causa primária de todas as coisas. Nunca houve um momento que Deus não existisse, conforme afirma o autor do Salmo 90.2 “Antes que os montes nascessem, ou que Tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90:2). Em relatos breves, discorreremos sobre o conceito do cristão com relação aos incrédulos a respeito da criação, Deus na atividade da criação, excelência, propósito, revelação, e os seres que adoram ao criador.

Conceitos sobre a criação
No conceito judaico-cristão o mundo físico manifesta a glória e o poder criador de Deus (Sl 148:3-5), já muitos incrédulos pensam o contrário, a criação é em si mesma uma entidade divina (Dt 4:19); 2 Rs 23:5) e cuja força controla o destino do ser humano (Is 47:13; Dn 4:7); outros pensam e creem que tudo foi criado por acaso. Os verdadeiros cristãos rejeitam tais ideias, mas aceita a revelação bíblica a respeito do universo, e por essa preciosidade, Deus é louvado (Sl 89:5-8).

Na atividade da criação
Deus criou todas as coisas “Os céus e a terra” (Gn 1.1; Isa 40.28). O verbo criar “bara” é usado exclusivamente em referência a uma atividade que somente Deus pode realizar. Significa que no momento específico, Deus criou a matéria e a substância, que nunca existiram, ou seja, do nada Ele fez tudo.

O propósito e o alvo da criação
Deus criou todas as coisas com propósitos exclusivos, Ele fez os céus e a terra para a manifestação da sua glória, majestade e poder “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19:1), cada um de acordo com sua finalidade.

Deus revela a sua criação
Ao vislumbrarmos os cosmos e a imensa expansão do universo, a beleza e a ordem da natureza, ficamos tomados de temor reverente a majestade do Senhor, nosso criador, tudo isso ele fez para a sua honra (Sl 29.1,2).

Deus criou os seres vivos
Todos os animais, aquáticos e répteis da terra, animais domésticos, selvagens, todos eles conforme a sua espécie (Gn 1.24,25).

A excelência da criação
Deus criou o homem a sua própria imagem para dominar sobre todos os demais seres vivos com capacidade de proliferar a sua semente, encher a terra e dominá-la, também lhe dando sementes para produzirem frutos para o seu sustento, (Gn 1.26,28,29; 2.18).

Deus é louvado pela sua criação
Todos os elementos da natureza, sol, lua, árvores, chuva, neve, rios, córregos, colinas, montanhas, animais rendem louvores ao Senhor (Sl 98.7,8; 148: 1-1-; Is 55:12), inclusive o próprio homem (Sl 86.9).

O que Deus deseja do ser humano?
a) Restaurar o relacionamento que tinha com Ele antes da queda;
b) O reconhecimento das honras que Ele merece;
c) Adorá-lo com prazer e alegria pelas suas maravilhas em nós.

A glória de Deus é manifestada de forma transcendental, na obra restauradora do homem. Nada é mais glorioso do que a revelação da sua salvação através do filho. O que estava encoberto nos foi revelada. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Co 2:9). Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus (I Co 2.10). Creio que há muito mais a ser revelado a nós na manifestação de Jesus Cristo naquele dia.

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. (Rm 8.18)

Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto