Deixaram de Fora o Aniversariante

Deixaram de Fora o Aniversariante

Eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temas, porque eis que vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é o Cristo, o Senhor” (Lc 2. 9,10).

As criatividades geradas pelo capitalismo têm deixado de fora muitos princípios religiosos importantes, o comércio, as trocas de presentes e o consumismo, criaram uma figura totalmente alheia aos princípios cristãos, certamente o aniversariante “JESUS” está sendo esquecido e “substituído” por um personagem “PAPAI NOEL” para essa comemoração tão significativa para os cristãos, entretanto há uma preocupação entre os líderes religiosos cristãos comprometidos com o verdadeiro cristianismo e os seus ricos simbolismos em nossos dias, e para aumentar ainda mais a minha preocupação, nesse natal recebi uma mensagem com a seguinte missiva: Que o papai Noel nesse NATAL ilumine a sua vida e lhe conceda um ano novo cheio de paz e realizações. Imagine só, não é necessário ser um alto crítico religioso para entender o conteúdo da mensagem “Deixaram de fora o aniversariante”.

Quando partimos do principio conforme relatou (Lucas 2.9-20), Natal “nascimento” cuja data do acontecimento não houve registros nos evangelhos, talvez despercebidos os cristãos não registrassem a data, no entanto a celebração do dia do nascimento de Jesus Cristo foi estipulada pelos romanos no dia 25 de dezembro desde o século IV, tornando-se uma data quase universal.

A ideia do papai Noel foi inspirada no Bispo Nicolau que pela sua bondade distribuiu presentes aos menos favorecidos da sua época. Na realidade o foco das comemorações do NATAL está sendo corrompida e o aniversariante “JESUS” está cada vez mais ficando distante da comemoração do seu nascimento, e o “bom velhinho” “Papai Noel” por sua vez está cada vez mais focalizado e recheado de árvores enfeitadas acompanhadas de trocas de presentes. Os presépios nas vitrines das lojas tiveram inicio no século XIII, que aos poucos também foram desaparecendo das lojas dando lugar a imagem do bom velhinho sentado no trenó puxado pelas renas.

As nossas crianças estão sendo ensinado a comemorarem o natal totalmente diferente da sua realidade e princípios cristãos, o nome de “JESUS” está cada vez mais esquecido do contexto da sua história e quando indagamos as crianças a respeito logo responderá o natal é papai Noel, outro rico simbolismo é a comemoração da “PÁSCOA” que quando questionamos a respeito a resposta é clara “Páscoa é o coelhinho e ovos de chocolates”, isso a estudantes com bons níveis de escolaridade, as festas folclóricas tem tido a maior atenção, e assim os princípios religiosos cristãos estão desaparecendo, e finalmente o que estamos passando para as gerações de hoje e as futuras? Que papai Noel é natal? E ovo de chocolate e coelhinho é a páscoa? Onde estão os verdadeiros significados e o sentimento religioso?

O NATAL é muito mais do que uma simples comemoração, é uma celebração espiritual e de partilhas entre os cristãos, é dar mais do que receber, é amar o próximo, é o brilhar de Jesus em nossas vidas, é o nascer espiritual do Salvador em nossos corações. Essa comemoração une familiares, amigos em torno de um só nome JESUS CRISTO, O SALVADOR DO MUNDO, a verdadeira essência do NATAL.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isa 9.6).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma /PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto