O HOMEM É PROVADO PELOS LOUVORES

ESBOÇO 390
TEMA: O homem é Provado Pelos Louvores
“O crisol é para a prata, e o forno para o ouro, e o homem é provado pelos louvores” (Pv 27.21).

Introdução

Há muitas maneiras de se provar as coisas, como a prata e o ouro, os homens também são provados. Após os elogios vem à comprovação, revelamos o que está dentro do coração. Por isso devemos ser cautelosos, ao verbalizar elogios a alguém e ao receber. Nesse sentido discorreremos sobre o engano de ser louvado e como receber elogios.

Enganado pelos louvores

Os elogios podem despertar o orgulho que está no coração do homem, todo ser humano tem dentro de si tanto o orgulho quanto a humildade, o que mais pomos em prática prevalece. Cada vez que somos lisonjeados o nosso ego é massageado, isso nos dá uma sensação de prazer, além de nos sentirmos orgulhosos. O problema não é ser louvado, mas é a forma como recebemos. Se não estivermos preparados eles podem se tornar um grande abismo, “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Pv 16.18; 11.2; 18.12; 29.23a). “O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus passos.” (Pv 29.5). Existem pessoas que gostam de elogios e quanto mais requintado melhor, porém não sabem que estão tão expostos aos perigos, porquanto qualquer elogio que você receba, pondere bem, “O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” (PV 14.15) o homem pode ser seduzido pelos próprios sentimentos, alguns indivíduos usam desse artifício para barganhar proveitos, espaços e oportunidades (Os profetas de Acabe).

Como receber elogios

a) Com muita modéstia ou moderação;

b) Não acredite que todos os elogios sejam verdadeiros, muitas vezes somos elogiados acima do que é para ser;

c) Não receba elogios com sensação de grandeza;

d) Cuidado com elogios exagerados, eles podem ser uma armadilha (Pv 29.5).

e) Certifique-se de que fonte está vindo os elogios (Pv 14.15);

f) Saiba que todos os elogios que recebemos existem pessoas que contribuíram para o tal; ao sermos elogiados não sejamos egoístas, agradeça! Não faça como alguns: Cheguei pelos meus méritos.

g) Dependendo da maneira que você recebe os louvores, eles lhe enriquecem ou levam a queda.

No sentido espiritual sucedem as mesmas coisas, existem pessoas que lisonjeiam os seus superiores com a finalidade de galgar posição. Não obstante, muitos que se encontram em eminência sintam prazer em ser elogiados, e em troca, favorecer.

Considerações finais
Os reflexos de certos louvores podem perdurar por toda vida, porém é necessário analisar cada elogio que recebemos, sem, contudo nos gloriarmos, pois cada um sabe até que ponto deve ser elogiado (a). Por trás de alguns elogios existe uma preliminar, e estes quando o recebemos, geralmente não estamos sós (ex: em momentos importantes da vida: aniversário; eventos; etc). Tenhamos cuidado, devemos está certo do que somos e não do que dizem de nós. Ser modesto em receber os elogios, não significa que você não mereça. A humildade eleva o homem.

O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai à humildade.” (Pv 15.33)

Antes de ser quebrantado, eleva-se o coração do homem; e, diante da honra vai à humildade.” (Pv 18.12)

Pr. Elis Clementino – Brasil / Itapissuma-PE

Nenhum comentário:

Foto