VINHO NOVO EM ODRES VELHOS

ESBOÇO 413
TEMA: VINHO NOVO EM ODRES VELHOS
“Ninguém põe vinho novo em odres velhos;” (Lc 5.37).

Introdução
Essa é uma das parábolas de grande significado para todos e especialmente os seguidores do sistema religioso antigo. Com essa missiva, Jesus não queria simplesmente falar dos sabores dos vinhos da época e nem dos odres onde se punham os vinhos, mas, enfatizar a necessidade de algo novo através do evangelho; pois o sistema religioso antigo já estava ultrapassado, os extremistas religiosos não interpretavam bem a lei e com isso eram intolerantes impiedosos. A partir desse tema discorreremos sobre o vinho novo, odres velhos e o significado.

Vinhos e odres
Os vinhos nos tempos antigos eram armazenados em odres, esses consistiam de couro de cabras costurados nas extremidades formando uma bolsa, e neles se punha o vinho. A razão de não poder pôr o vinho novo em odres velhos, era que quando o vinho fermentasse os odres velhos não suportaria e rompiam-se (Lc 5.37); no entanto, todo vinho novo por não haver passado pelo processo de fermentação, deveria ser posto em odres novos.

O Vinho velho. Comumente se diz que é o mais delicioso, esse é um conceito natural a respeito dos vinhos que passam por um longo processo de apuração e envelhecimento. Jesus estava apenas dizendo que o vinho novo era o melhor, e ninguém poderia contrariar o que ele estava dizendo, porque era algo figuradamente explícito, ou seja, seria apenas mais um aprendizado. Jesus tratava de algo novo “o evangelho”, e o vinho velho, o sistema religioso antigo. Muitas pessoas estavam acostumadas com o vinho velho e diziam ser o melhor (Lc 5.39). “Muitos se agarram tragicamente ao que é bom quando Deus quer dar-lhes o melhor”. Os religiosos da época indagavam a doutrina de Jesus, mas estavam apegados às tradições antigas. Hoje em dia ocorrem às mesmas coisas, muitos conhecem as verdades do cristianismo, mas rejeitam preferindo as tradições antigas.

Jesus oferece o novo
Jesus abona o melhor “o vinho novo”, embora muitos ainda prefiram o vinho velho “as tradições”. Atualmente muitas pessoas continuam rejeitando as novas do evangelho apegando-se às tradições e preceitos religiosos dos seus antepassados. A fidelidade às tradições antigas podem impedir que as pessoas desenvolvam a sua fé no evangelho de Cristo. O evangelho não pode se moldar às tradições, o novo não pode combinar com os padrões antigos; no entanto, o evangelho não combinava com os sistemas legalistas das religiões.

Entendemos que o evangelho apresentava a graça; o judaísmo, a observação das leis, bem como às regras. Jesus veio trazer o perdão e a reconciliação do homem por meio do novo “evangelho”.

“A igreja cristã nunca pretendeu ser uma seita ou uma adaptação do judaísmo. Em lugar disto, Cristo cumpriu o intento da escritura do AT. A lei revela a natureza e a vontade de Deus, Jesus Cristo revela a natureza e a vontade de Deus. Mas enquanto a lei podia apenas destacar o pecado e condenar as pessoas, Jesus Cristo deu a sua vida para trazer o perdão dos pecados e a salvação”.

Considerações finais
Quando Jesus realizou o primeiro milagre em Caná da Galiléia, foi em uma festa de casamento, o vinho velho acabou. Ele milagrosamente fez surgir um novo e melhor, sem ele não havia vinho novo. Realmente as novas do evangelho são incomparavelmente o melhor, e dispensa qualquer outro representado pelas tradições humanas e legalismo das religiões. “Jesus é o melhor”.

Pesquisa:

Comentário novo testamento CPAD

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto