A FAMÍLIA INSTITUÍÇÃO DIVINA

ESBOÇO 449
TEMA: A FAMÍLIA INSTITUIÇÃO DIVINA
“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior da tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos, Paz sobre Israel!” (Salmo 128.1-6)

            Família - a primeira instituição divina. Ela é mais importante que a igreja e o estado. A família tem sido alvo do inimigo “diabo”; ele tenta destruir tudo aquilo que Deus estabeleceu pelo seu poder. Nenhuma outra instituição tem sido mais bombardeada. Quando uma família é degradada, a sociedade enfraquece, resultando numa série de consequências.

A unidade da família
Uma família unida consolida forças; assim, esse grande patrimônio se desenvolve tornando a sociedade mais justa. A família é um presente de Deus, mas isso só será visto por aqueles que compreendem o seu estimável valor.

As consequências de uma família fracassada
Alguns fatores contribuem para os desajustes conjugais. Um ponto crucial e uma gota d’água são faltos de um bom relacionamento; entretanto, o entendimento entre os cônjuges é fundamental para se ter uma família abalizada. Muitas vezes não damos muita importância a essa realidade e desprezamos esses valores, consequentemente paga-se alto preço. Os filhos são os que mais sofrem com os desajustes dos pais. Nas escrituras temos vários exemplos de famílias que tiveram problemas, e estes perduraram gerações (as famílias de Eli e Davi).

Atualmente presenciamos pais separados, filhos desamparados e sem afetos dos pais, sem o amor que lhes é devido. Nota-se a ausência de um ensinamento religioso principalmente no começo da vida; como também o amor ao próximo e á vida. A educação no lar é fundamental para que os filhos tenham uma vida de sucesso. Muitos pais não estão preocupados com isso. “Deus não une um homem e uma mulher para o fracasso, eles fracassam porque não se unem” ELIS (Mc 10.6-9). Muitos medem forças para ver quem é o perdedor; os perdedores sempre serão os mais fracos e indefesos: “os filhos”. Numa família todos os membros estão no mesmo barco. O velho Noé salvou toda sua família sem perder nenhum sequer dos seus filhos, filhas, noras e genros. Faça da mesma maneira nesse mundo cheio de águas da maldade, da falta de amor e repleto de violência; Noé sabia que nada compensava um fracasso.

A família e o plano espiritual
A família deve ser conduzida e ensinada dentro dos padrões da palavra de Deus, servindo de regra para os seus membros. Josué, o sucessor de Moisés reconhecia a necessidade de não somente ele, mas toda sua casa “família” servirem ao Senhor, cujo modelo paternal foi dado por Abraão à sua família, e seguido por Josué (Gn 18.19; Js 24.15). Cada pessoa que constitui uma família deve encaminhá-la de maneira exemplar, para ela não sofrer nenhum dano no plano material e nem espiritual. Os princípios cristãos devem ser mantidos e ensinados aos filhos, de maneira objurgatória do Senhor (Pv 22.6; Pv 29.17; Ef 6.4; 2 Tm 3.15). Os pais são responsáveis por esses princípios fundamentais, se eles forem ignorados a
família está fadada ao fracasso.

            Deus ama você e a família, ela pode ser um instrumento a serviço do Rei Jesus; uma família entregue nas mãos de Deus é capaz de revolucionar com seu exemplo o meio em que vive. Somente a compreensão e o respeito entre marido e mulher conseguem evitar tragédias familiares. Lutemos pelo bem estar das nossas famílias, porque nada compensa o fracasso.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE


Nenhum comentário:

Foto