DÉBORA, MULHER QUE FEZ A DIFERENÇA


ESBOÇO 450
TEMA: DÉBORA, MULHER QUE FEZ A DIFERENÇA
“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo” (Jz 4.4).

Introdução
Nas escrituras existem várias mulheres que se destacaram; Débora cujo nome significa “abelha” era uma delas, além de profeta era juíza e todo Israel subia até ela a juízo (Jz 4.4,5), era uma mulher extremamente comprometida com Deus. Discorreremos nesse assunto sobre essa grande profetisa.

Contexto Histórico
Durante muito tempo o povo de Israel vinha sendo humilhado por Jabim rei de Canaã, nada mais eram as consequencias das suas próprias desobediências, pois eles escolheram seguir seu próprio caminho, mas após 20 anos de sofrimento, os israelitas clamaram ao Senhor e foi ouvido o seu pedido de socorro. Deus enviou uma mulher excepcional “Débora”, uma mediadora e conselheira, para transmitir a Baraque a mensagem de vitória.

Débora uma mulher de visão
Uma mulher de visão espiritual e de grande significado para o povo de Deus, chamada para liderar, dispôs-se a planejar, dirigir e delegar, isso acontece quando uma mulher se entrega nas mãos de Deus para fazer a sua vontade, ela conseguia ver o que Baraque não estava vendo (a vitória do povo), quando uma mulher se torna instrumento de Deus ela faz a diferença em qualquer situação.

Débora uma mulher que faz a diferença
Deus precisa de muitas mulheres com as qualidades de Débora, mas não estamos longe dessa realidade. O Senhor deseja que vocês mulheres façam a diferença, quantas o Senhor quer usar e não encontra lugar, se acomodam, não buscam, não desenvolvem o talento que tem recebido como também os dons dados por Deus. Muitas se julgam incapazes e medrosas, mas Débora era uma mulher determinada nos seus propósitos, e não permitiu ser impedida pelos obstáculos.

Débora encoraja Baraque
Baraque entrou na galeria dos heróis da fé (Hb 11.32), Débora o mandou chamar e disse: “O Senhor Deus de Israel está lhe dando uma ordem” (Jz 4.6b) a respeito do seu enfrentamento contra Sísera “um dos comandantes do exército de Jabim, rei de Canaã, mas para ele era difícil enfrentar Sísera e os seus numerosos inimigos. Baraque necessitava apenas de uma orientação e uma palavra de encorajamento, entretanto, Débora foi o instrumento do Senhor para encorajá-lo. Muitas vezes nos momentos difíceis nós mulheres somos instrumentos de encorajamento, porque somos comprometidas com o Senhor.

Baraque confia em Débora
Ele pede a Débora que o acompanhe para a batalha, muitas vezes alguém confia em nós porque oramos e nos entregamos nas mãos de Deus, ele sabia que Débora estava segura na mensagem de Deus para ele, mas sozinho ele não queria ir, estava confiando mais em Débora do que no exercito, e a convida “Só irei se você for comigo, se você não for eu também não irei” (Jz 4.8).

Débora, mulher vitoriosa
Débora disse a Baraque, eu vou, mas a honra da vitória será minha, pois Deus entregará Sísera nas mãos de uma mulher (Jz 4.9). Deus honrou a sua palavra, o Senhor lhe deu vitória. Sísera foi morto e a vitória foi do povo de Deus.

Considerações finais
Deus quer nos dá vitória em todas as batalhas, nos usando como instrumentos seus, mas devemos acreditar que os nossos inimigos serão derrotados através do jejum e oração. Mulheres; sejamos um instrumento de vitória porque muitas pessoas necessitam de serem encorajadas por nós.

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede dos rubins.” Pv 31.10

“A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do SENHOR vem a mulher prudente.” Pv 19.14

Mírian Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto