COISAS QUE EU PRECISO VENCER


ESBOÇO 455
TEMA: COISAS QUE EU PRECISO VENCER
“Quem quiser vir a pós mim negue-se a si mesmo” Lc 9.23

Nessa vida existem coisas que o indivíduo precisa abandonar, principalmente aquelas que em nada contribuem para termos uma vida saudável. Outras, porém, são bastante nocivas, e de alguma maneira elas podem causar danos tanto na vida secular quanto na espiritual. Existem outras que são bastante favoráveis em todos os sentidos contribuindo para o nosso desenvolvimento. Comentarei, dentro de um breve relato, sobre as coisas que eu preciso deixar.

Felicidade
A nossa felicidade depende daquilo de bom que realizamos nessa vida, muitas vezes queremos que as outras pessoas nos façam felizes, quando na realidade não estamos preocupados em ser. As pessoas vivem em uma constante busca pela felicidade e prazer, esse é um profundo desejo do coração humano, no entanto algumas coisas precisam ser abdicadas para que essa felicidade se concretize. Muitos procuram a felicidade nos lugares errados. “Para Aristóteles, a felicidade não está ligada aos prazeres ou às riquezas, mas à atividade prática da razão: Tudo aquilo que diz respeito à alma quando submetido à razão, conduz à felicidade." (Sócrates).

Domínio Próprio
A tarefa mais difícil para o homem é dominar-se a si mesmo, enquanto não fizer isso, não passará de um escravo de si mesmo. “Negar-se a si mesmo” foi uma das frases citada por Jesus acerca dos que desejassem lhe servir (Lc 9.23), desprender-se de tudo aquilo que o impeça de servi-lo.

Coisas que preciso vencer
Muitas coisas é preciso dominar para poder alcançar êxito na vida em todas as áreas: A felicidade, paz, alegria e até a conquista do reino de Deus depende dessa abdicação “renúncia”. Veremos algumas delas:

1. Vencer o próprio eu. Para tanto é necessário ter uma vida de renúncia dentro de si ou do homem interior, Paulo fala a respeito desse controle em (Rm 7.15-25), isso prova que não é fácil negar-se a si mesmo, porém não é impossível, por causa da natureza pecaminosa (Gl 5.16,17).

2. Despir-se de todo orgulho. O orgulho precede a ruína. Os orgulhosos não vão muito longe, eles são atropelados pela própria altivez de espírito (Pv 16.18; 11.2; 15.33).

3. Vencer o mal com o bem. Isso é um dos princípios fundamentais para quem busca a felicidade, o apóstolo Paulo enfatizou essa prática (Rm 12.21), lição essa aprendida com Jesus Cristo (Mt 5.43-47). Essa é uma tarefa difícil, porém não impossível, porque exige a negação de si próprio (Lc 9.23).

4. Deixar as coisas de menino. Amadurecimento espiritual. O menino não tem a consciência daquilo que faz. Paulo conclama a todos os cristãos a praticar essa verdade espiritual (I Co 13.11).

5. Deixar as obras da carne. Os desejos carnais prejudicam o andamento na vida moral e espiritual de qualquer indivíduo, principalmente o cristão, Deus quer que abandonemos tudo aquilo que venha interromper o bom andamento espiritual e o relacionamento entre nós e Deus (Gl 5.19-21).

Abdiquemos das coisas que nos fazem infelizes, e busquemos a felicidade em Deus e na prática do bem, para isso o domínio próprio é imprescindível, negarmo-nos a nós mesmos é exigido a todos que querem viver dignamente.


Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE Brasil

Nenhum comentário:

Foto