SACRIFÍCIO E OBEDIÊNCIA RESULTAM EM BENÇÃOS



ESBOÇO 454
TEMA: SACRIFÍCIO E OBEDIÊNCIA RESULTAM EM BÊNÇÃOS
“...e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e não negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céus e como a areia da praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste a minha voz”. (Gn 22.16-18).

Existem fatores no ser humano que o impedem de receber algo da parte de Deus; no cotidiano acontecem as mesmas coisas. O orgulho e a desobediência nos levam a perder as grandes oportunidades. Nem sempre aquilo que queremos é o que Deus quer para nós, os propósitos dele não podem ser entendidos plenamente, estamos muito longe dessa realidade (Ec 11.5).

O orgulho e a desobediência
Naamã, um chefe do exército da Síria era leproso, ele fora informado por uma criada da sua casa que havia em Israel um profeta chamado Eliseu, e este poderia restaurar a sua saúde (2 Rs 5.3). Naamã fala para o rei da Síria, e este escreve carta para o Rei de Israel para que ele restaurasse a sua saúde (2 Rs 5.4-7). Nada poderia ser feito, nenhum milagre aconteceria através do Rei de Israel. O rei ficou perturbado e rasgou suas vestes, porque nada ele podia fazer por Naamã. Tudo aquilo que Deus tem para realizar através dos seus servos não será transferindo a ninguém. O único homem a ser usado para operar o milagre seria Eliseu. O que o SENHOR quer fazer por você, só ele fará. Sensibilizado por ter o rei rasgado suas vestes, Eliseu o questiona sobre a carta recebida: “Deixai-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel” (2 Rs 5.8). “Tem coisas que só o Senhor faz”.

O pedido de Elizeu
Naamã, você deve mergulhar sete vezes no rio Jordão. A o ouvir isso ele ficou indignado. “Para recebermos as bênçãos divinas temos que nos moldar à vontade de Deus”. “Sacrifício é o preço que se paga pela obediência”. A empáfia do coração do chefe do exército leproso levou-o a recusar os mergulhos exigidos pelo profeta no rio Jordão para ser curado, para ele era um rio considerado impróprio (2 Rs 5.12). Quem não obedece está sujeito a perder o que pode ganhar. Ás vezes aos nossos olhos o melhor é a vantagem, o que para Deus não é. Deus quer lhe dar o melhor quando você quer o pior; para Naamã era melhor voltar para casa com a lepra do que dá ouvido ao profeta. Muitas vezes nos acostumamos com a mediocridade, quando Deus quer nos dá o melhor. Infelizmente, muitas pessoas hoje não querem ouvir a voz do profeta só porque não fala o que ele quer ouvir. Naamã queria ouvir do profeta: vá ao rio Abana e Farpa, rios cristalinos em Israel, e mergulhe. - “Obedecer é melhor e sempre nos traz bons resultados”.

Exemplos de Vitória pela Obediência
Uma mulher viúva de “Sarepta” vivia uma grande seca, mas um profeta foi enviado por Deus para que ela o alimentasse. As provisões de Deus muitas vezes vêm por canais que não esperamos. Certamente aquela viúva vinha sendo cuidada pelo Senhor e no momento em que tudo iria lhe faltar Deus manda um profeta para comer do que ela tinha em casa. Era apenas mais uma prova de fé “fazei primeiro um bolo pequeno para mim”. A viúva estava atenta às palavras do profeta, ela via que ele não era um explorador, mas um profeta de Deus; a viúva obedeceu ao profeta, aquela atitude resultou em um grande milagre (I Rs 17.8-16).

A Viúva do servo de Eliseu
Certa viúva tinha dois filhos; eles estavam perto de se tornarem escravos pela dívida deixada pelo seu marido. Ao ver o profeta, “homem de Deus,” rogou-lhe com humildade ao seu favor, o profeta lhe diz: o que hei de fazer? Declara-me o que tens? Nada tenho a não ser um pouco de azeite na botija. Para Deus operar não necessita de muita coisa, apenas de fé e obediência. “Tome vasos emprestados”, ponha no quarto, feche a porta e deite o azeite da candeia (2 Rs 4.1-13).

Os três Reis
Três Reis necessitavam de um grande milagre. Não havia água para eles e nem para o gado. O homem de Deus foi consultado a respeito, a palavra do profeta foi: “fazei covas”. O preço era fazer covas. O esforço deles fazia parte do milagre que iria acontecer. Para que haja milagres em nossas vidas Deus exige sempre algo de nossa parte. “O sacrifício é o preço pago pela obediência” (I Rs 3.15-17).

O orgulho e a desobediência às exigências divinas e aos profetas “líderes espirituais” resultam em perdas dos milagres. Há muitos cristãos que não ouvem os seus líderes espirituais, preferindo ouvir estranhos; muitas vezes só procuram para resolver seus problemas, mesmo assim não querem ouvir orientações que lhes contrariem ou exijam alguns sacrifícios. No entanto, devamos saber que Deus opera conforme a nossa obediência.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil


Nenhum comentário:

Foto