NÃO OFEREÇA A DEUS SACRIFÍCIOS SEM VALOR


ESBOÇO 453
TEMA: NÃO OFEREÇA A DEUS SACRIFÍCIOS SEM VALOR
Porém o rei respondeu a Araúna: não, antes quero comprá-la pelo preço devido: não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta ciclos de prata (II SM. 24; 24)

Desde a criação do homem, Deus vem se revelando aos poucos a respeito de sacrifícios. E, para prover as vestimentas de Adão e Eva sacrificou animais (Gn 3.21). Deus já estava apontando algumas coisas que viriam através do sacrifício, por isso escolheu esse método mostrando que para se alcançar algo da parte dEle, algum sacrifício deveria ser feito. Essa era sem dúvida uma lição para o uso da fé, e o sacrifício também era exigido como prova de fé e temor a Deus (Gn 22.2), mostrando também a gravidade do pecado e o sacrifício que deveria ser levado a sério, ou seja, quando as pessoas presenciavam animais sendo sacrificados eram sensibilizadas quanto à seriedade do seu pecado e culpa. Entretanto, sem derramamento de sangue não haveria remissão dos pecados (Hb 9.19-23).

O que é sacrifício?
Oferta solene à divindade em vítimas ou donativos em levítico; era sacrifício específico, chamado de oferta voluntária e exigida.
- Voluntário (Lv. 1.3) última parte
- Exigido. (Lv 4.14)

Os sacrifícios de animais cumpriam dois propósitos:
- Simbolicamente, o animal tomava o lugar do pecador e pagava a pena pelo seu pecado;
- A morte do animal representava uma vida doada a fim de que outra pudesse ser salva.

A exigência divina quanto à qualidade do que era sacrificado
- Tinha que ser macho;
- Sem mancha: eram os animais mais caros simbolizando o alto preço do pecado.

O que o sacrifício ensinava ao povo
- A exigência de animais perfeitos (Lv1.3) e sacerdotes santos ensinava reverência ao Santo Deus;
- A exigência da obediência completa ensinava total submissão às leis de Deus;
- A exigência de um animal de grande valor mostrava o alto preço do pecado e a sinceridade do compromisso com Deus.

Deus não aceitava sacrifícios sem qualidades
Se o sacrifício não fosse perfeito e realizado em plena obediência perderia seu valor, e Deus não aceitava. (Sl. 40.6: 1 Sm 15.22; Is. 1.11). Devemos interrogar a nós mesmos dizendo: Que tipo de sacrifício eu estou oferecendo a Deus?

Existem muitas pessoas que mesmo após todos esses anos, ainda não aprenderam a dar a Deus o melhor. Este é um dos fatores preponderantes pelo qual muita gente não é mais abençoada; por isso não podemos oferecer a Deus qualquer coisa, precisamos sacrificar o melhor. O nosso sacrifício deve ser verdadeiro e perfeito, pois os sacrifícios que oferecemos a Deus devem ser com o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Sl. 51.17).


Pr. Elis Clementino- Itapissuma –PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto