A BÍBLIA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS




ESBOÇO 463
TEMA: A BÍBLIA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS
“...para que temas ao SENHOR teu Deus, e guarde todos os seus estatutos e mandamentos que ordeno a ti, a teus filhos, a teus netos, todos os dias da tua vida, a fim de que os teus dias sejam prolongados..” (Dt 6.2)

Nessa ocasião acho muito favorável falar sobre a família. Inclusive, é uma questão muito atualizada e precisa. Falar sobre a família é considerá-la como a primeira e a maior instituição divina. E dentro deste tema falarei sobre a bíblia e a educação dos filhos. Lutar pelo bem estar da família é um dever de todos; é muito comum nos nossos dias vermos pais e educadores sem saberem como mudar a situação que vem se agravando ao longo dos anos: o relacionamento familiar.

Atualmente a maioria se vê perdida diante de uma filosofia que propõe uma educação mais aberta. O que fazer diante dessa situação? Como educar os filhos, de maneira que não sejam reprimidos e, no entanto, sem deixar de corrigi-los? Sabe-se que não existem fórmulas mágicas para criar filhos e nem cursos preparatórios, mas na Bíblia Sagrada tem um padrão equilibrado de instruções sobre a educação dos filhos.

Educando através do exemplo
A Bíblia nos convida a sermos bons cristãos e seguirmos seus ensinamentos. Seus ensinos são eficazes na formação do caráter humano. Muitos casais frustram-se na educação dos filhos por suas próprias incoerências. O conflito entre o que é ensinado e o que de fato é praticado leva os filhos a rejeitar as técnicas educacionais dos pais, mesmo inconscientemente. A falta de exemplo no ensinamento faz com que os pais percam a autoridade sobre seus filhos e, muitas vezes, provocando neles a ira, contrariando o que a bíblia ensina: “Não provoqueis ira aos vossos filhos” (Ef 6.4). Entendemos que somente a atitudes de pais fieis, orientados por Deus, podem ser a base sólida, permitindo a educação exemplar que influenciará na conduta dos filhos.

Educação por meio da disciplina
No mundo de hoje a palavra disciplina não soa muito bem aos ouvidos de muitas pessoas, as cobranças disciplinares têm sido desprezadas e muitos buscam a liberalidade, querendo ser livres para fazer o que querem, de forma que não sejam responsabilizados pelos seus atos. A liberdade sem limites torna-se libertinagem, e, consequentemente, surgem as consequências, principalmente nos lares; de um lado os pais que têm medo de insistirem com os filhos, por outro, filhos que desrespeitam os seus limites. E quando falta disciplina para os filhos os resultados não são bons. Temos um grande exemplo na Bíblia: O Sacerdote Eli em relação aos seus filhos (I Sm 2.12-17, 22-25, 27-34; 4.12-18). Lendo esses versículos, logo saberemos quais foram as consequências que eles sofreram. Atualmente muitos filhos estão nessa situação, conforme expressou Paulo a Timóteo (I Tm 3.4,5).

A maneira de muitos pais educarem os filhos tem feito muitos Psicólogos e orientadores refletirem nos resultados obtidos, e alguns deles reconhecem que a disciplina é necessária para que haja um clima de segurança. É preciso que os pais ponham limites aos filhos. Há muitas pessoas tentando entender a questão do comportamento entre pais e filhos, cujo resultado quando não há um bom relacionamento pode influenciar negativamente nas salas de aulas.

O que a Bíblia nos ensina sobre a disciplina dos filhos?
a) Disciplina significa treinamento para agir de acordo com as regras estabelecidas (Pv 22.15). Os filhos precisam aprender que em todos os seguimentos existem regras, normas e horários que devem ser cumpridos.

b) Disciplina significa correção. Devemos meditar no que diz os seguintes textos: (Ap 3.19; Pv 3.12; Hb 12.6). Podemos entender o relacionamento entre Jesus e seus seguidores que viviam em obstinação, a estes ele revelou o seu amor através da correção “Eu repreendo e castigo a todo quanto amo”.

c) Disciplina significa imposição de limites, (Pv 25.28). Qualquer liberdade sem limites é prejudicial. É preciso estabelecer limites, e que estes sejam reconhecidos por todos.
d) A disciplina aplicada no momento certo tem resultados positivos. A correta e firme disciplina trarão sabedoria aos filhos, e consequentemente descanso aos pais (Pv 29.15-17), além de livrá-los da destruição (Pv 23.13-14).

O mau uso da disciplina
Pais, jamais usem a disciplina incorretamente, porque não terá grande proveito, e as consequências não serão boas, principalmente quando os pais não dão ordens aos filhos e não esclarecem as razões porque eles estão sendo corrigidos. Alguns pais, muitas vezes, são incoerentes e exagerados na correção, em alguns casos agredindo e espancando-os, estando sempre em discórdias, e muitas vezes aplicam a disciplina sem motivos. Porém, esse mau uso da disciplina poderá vir a tornar os filhos mais desrespeitosos e revoltados.

Educando os filhos para Deus
Uma boa educação e instrução no lar resultam no aperfeiçoamento do caráter dos filhos, e no relacionamento sadio da família. Isso traz muitos benefícios para a sociedade como um todo. Mas o nosso grande objetivo é levarmos a nossa família a Deus (Js 24.15). Por isso o alvo dos pais deve ser coerente com os alvos de Deus. Os pais que sentem essa responsabilidade agem assim, e dessa maneira ensinam seus filhos de acordo com a Palavra de Deus.

1. Levar os filhos à casa de Deus “Igreja” e apresentá-los ao SENHOR, seguindo o exemplo de Ana (I Sm 1.11). Aquela ação graciosa de querer ver o seu filho na presença de Deus foi confirmada por ele, e o que resultou? Resultou em torná-lo  num grande instrumento do Senhor que chegou a ser sacerdote e juiz do povo (I Sm 1.26-28). Da mesma maneira fizeram José e Maria (Lc 2.21-24), levando Jesus ao templo para ser apresentado, conforme a lei do SENHOR (Lv 12.6-8; 13.2).

2. Ensinar aos filhos a palavra de Deus, e para que esse ensino tenha resultado ele deve ser continuado, esse ensinamento deve ser iniciado dentro de casa ou no lar, nas refeições, caminhadas, viagens, ao deitar e levantar (Dt 6.6-7; 32.46). Falem de Deus para os seus filhos.

3. Testemunhar dos feitos de Deus para os filhos (Sl 78.4), falar daquilo que Deus tem realizado na família, essa é uma maneira de incentivá-los a crer e obedecer aos princípios cristãos. Ensiná-los a adorar, reverenciar e ofertar ao Senhor é dever dos pais, pois nada substitui a educação do lar.

            Os pais têm a obrigação de encaminhar os seus filhos para uma vida de sucesso, tanto secular, quanto espiritual, visando o seu desenvolvimento e crescimento em todas as áreas da vida. Portanto devemos ensinar os filhos de maneira que jamais eles esqueçam do que aprenderam (Pv 22.16). Despertemos nos nossos filhos o amor pela própria família e pelo próximo, façamos isso agora, porque amanhã pode ser tarde demais.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma –PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto