TEMA: ESQUECIMENTO



ESBOÇO 462
TEMA: ESQUECIMENTO
Bendize, ó minha alma ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.” Sl 103.2

As pessoas são tendenciosas a olvidar os favores de Deus, bem como dos nossos semelhantes. Não devemos esquecer-nos daqueles que nos beneficiaram nalgum ação. A ingratidão e o tempo são aliados do esquecimento, e podem levar-nos a sermos improlíficos. Os benefícios do Senhor não devem ser imémores (Sl 103.1). Os israelitas receberam inúmeros benefícios da parte de Deus, e esses eram passados de pais para filhos (Sl 78.3-8), os favores de Deus deveriam ficar na memória deles. Discorreremos sobre o esquecimento como fracasso, o trazer a memória, a falta de reconhecimento, e as misericórdias “indulgência”, compaixão, clemências e dó a um miserável.

Falta de reconhecimento
Geralmente não sabemos agradecer a Deus a sua benevolência para conosco. Com a falta desse reconhecimento muitas vezes julgamos que tudo quanto alcançamos tem sido através dos nossos méritos, basta apenas conseguirmos uma melhoria de vida para esbanjarmos esse orgulho; isso não é bom para o ser humano, porque a ausência da consideração afasta as pessoas generosas de nós. Os benefícios do Senhor e das pessoas devem ser valorizados. “Reconheça que você é um dependente de Deus e das pessoas que lhe cercam.” “Não sejam ingratos.” “É mais fácil quem recebe o beneficio esquecer, do que o que faz.”

O esquecimento e as consequências
Esquecer dos benefícios que alguém faz por nós, se constitui uma ingratidão, além de fazer com que as pessoas não tenham mais interesse em ajudar. Muitas bênçãos divinas o povo de Deus deixou de receber por ser ingrato. Atualmente muitos agem da mesma forma, nunca agradecem o que recebem, nem de Deus e nem dos homens. Na Bíblia há muitas pessoas que receberam e não agradeceram (Lc 17.11-19).


Reconhecimento
É um ato de consideração por algo que se recebe de alguém. É importante que tenhamos sempre em mente e no nosso coração os benefícios recebidos, sem que seja necessário que alguém nos lembre e nos faça meditar a respeito de tudo quanto temos recebido, principalmente de Deus. Asafe expõe o que ocorreu com Israel durante a peregrinação no deserto (Sl 78.12-29; 43-55), mediante tudo quanto haviam recebido não souberam honrar (Sl 78.30). As boas ações devem ser lembradas; Uma mulher, através de uma atitude nobre, ungiu os pés de Jesus; após aquela ação, Ele disse: O que esta mulher fez deve ser sempre lembrado, ou seja, fique na memória de todos (Mc 14.9).

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa, por outra que lhe fez o bem. Um dos primeiros sinais de que estamos sendo ingratos a Deus, é quando não agradecemos (Rm 1:21). E um dos primeiros sinais da gratidão é expressar o louvor a Deus com um coração gracioso (Sl 92.1-2)

Atitudes que demonstram reconhecimento
Retribuir é a melhor maneira de demonstrar reconhecimento, existem muitas maneiras de retribuirmos aquilo que recebemos de algumas pessoas. A reciprocidade é uma ação de consenso e gratidão “O que eu darei ao Senhor por todos os benefícios que Ele me tem feito?” (Sl 116.12). Outro ato de reconhecimento foi o da mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus (Lc 7.37). Quantas vezes o povo de Deus se rebelou contra ele... porém, quando se arrependia, a ira do Senhor se retirava dele. Deus espera que os seus favores jamais sejam esquecidos. “O Senhor é bom e grande é a sua misericórdia”. As misericórdias de Deus nos envolvem como uma pele. Quantas vezes ela entra em ação nos favorecendo. “As misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos” (Lm 3.22). Quantas vezes os nossos inimigos se levantam para nos destruir... mas a misericórdia do Senhor nos dá livramento.

Pr Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto