OS FRUTOS DA DESOBEDIÊNCIA E DA OBEDIÊNCIA



ESBOÇO 468
TEMA: OS FRUTOS DA DESOBEDIÊNCIA E DA OBEDIÊNCIA
Pois, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos”, Rm 5.19.

Tudo aquilo que contraria uma ordem, lei ou mandamento constitui-se uma desobediência: “Todo aquele que comete pecado, transgride a lei, pois o pecado é a transgressão da lei”, I Jo 3.4. Como também, em cumpri-la se constitui a obediência. Tanto a obediência como a desobediência terão os seus frutos como recompensa. Discorreremos sucintamente sobre os seus resultados.

A lei da Semeadura
O que se planta se colhe, essa lei foi estabelecida por Deus para todos. Plantar é opcional, mas, colher é obrigatório. Devemos estar cientes de quais são os tipos de sementes que amanhamos, pois os seus frutos serão colhidos posteriormente. Os produtos que estamos colhendo hoje são resultados das sementes que plantamos ontem. Muitas vezes queremos transferir a responsabilidade dos frutos que colhemos a terceiros. Há ocasiões em que os agricultores espalham sementes que não são boas, mas logo que eles percebem a má qualidade do produto, procuram na próxima semeadura sementes de primeira qualidade, para posteriormente ter uma boa colheita. Assim são os homens, todos têm o tempo dado por Deus para se utilizar de sementes boas e substituir as de más qualidades. É tempo ainda de você mudar de sementes ruins para boas.

Semeando Desobediência
O homem desobedeceu a Deus infringindo seus mandamentos (Gn 2.16,17). A quebra desse preceito divino deu à luz o pecado e, consequentemente, os detrimentos (Gn 3. 9-24). Tudo o que é abominável e destrutivo a vida moral e espiritual são magníficos e fascinantes aos olhos, escondendo qualquer possibilidade de ter um desfecho ruim, mas “Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca, e o que as mãos do homem fizerem isso ele receberá”, Pv 12.14. “Dos seus próprios caminhos se fartará o infiel de coração, e o homem bom será recompensado pelos seus”, Pv 14.14. Tudo aquilo que o homem semear isso ele ceifará (Gl 6.7b).

As consequências da desobediência
Deus falou a Adão e Eva que se comessem do fruto proibido certamente morreriam; por causa dessa desobediência a vida humana tornou-se limitada em todos os aspectos, por exemplo: Caminho cerrado (Jó 3.23); Pés no tronco (Jó 13.27; 19.8); Tempo limitado (Sl 90.10; Ec 8.8); Vida limitada (Sl 139.5; Lm 3.7); Sem poder de mudar um cabelo (Mt 5.36); e não pode aumentar a sua estatura. (Mt 6.27). Essas coisas nada mais são do que as consequências da desobediência ao criador. A morte espiritual é a última conseqüência do pecado do homem (Gn 2.7; Pv 8.36). “O salário do pecado é a morte,” (Rm 6.23).

A obediência
O preço do êxito é a obediência (Js 1.8). As observações das leis do Senhor resultam em bênçãos de prosperidade, além de nos garantir a entrada no reino celestial (Mt 7.21). É também um dever imperativo da vida (At 5.29). Destacamos alguns vultos importantes da Bíblia que se dispuseram a obedecer a Deus: Abraão (Gn 22.2,3); Bezaleel (Ex 36.1); Josué (Js 11.15); Ezequias (2 Rs 18.6); José e Maria (Lc 2.39); Paulo (At 26.19); Cristo (Hb 5.8).

            Conscientizemo-nos que tanto os frutos da desobediência quanto os da obediência serão colhidos, ninguém escapa da lei da semeadura, todos têm a oportunidade de mudar. Se a sua semente não está apropriada para uma boa colheita, mude para uma melhor, porém não esqueça que a colheita é inevitável e o preço da desobediência deixa sequelas para o resto da vida, como mencionamos anteriormente. Portanto, obedecer é melhor do que sacrificar (I Sm 15.22). Deus olha para a nossa obediência, pois ela é a base de todo o nosso sucesso, tanto no cotidiano quanto na vida espiritual. Devemos rejeitar qualquer oferta pecaminosa, e estar mortos para o pecado, mas vivos para Deus (Rm 6. 11-18). A lei nada podia fazer, mas a graça de Deus foi manifestada por intermédio de Jesus Cristo, foi o maior exemplo para alcançar a todos quanto lhe obedecerem. A obediência é um princípio importante para o seu sucesso.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto