AS EXIGÊCIAS DO EVANGELHO


ESBOÇO 472
TEMA: AS EXIGÊCIAS DO EVANGELHO
Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10.9,10)

Atualmente muitos não ensinam a maneira como as pessoas devam servir a Deus, como também não se dispõem a servi-lo. Os mandamentos do Senhor são para todos, entretanto, muitos obreiros da modernidade têm facilitado para que se sirva a Deus sem que haja necessidade de arrependimento, conversão, mudança, santidade, confissão dos pecados, oração e de uma busca de Deus sem nenhum sacrifício. Muitos querem viver o evan gelho das facilidades, quando os crentes podem escolher a melhor forma de servir a Deus, ou seja, como bem lhe convier. Neste breve assunto veremos oito pontos que o cristão deve praticar como exigência para servir a Deus.

1. Buscar a Deus
As escrituras enfatizam que todos, sem exceção, devem buscar ao Senhor (Is 55.6; Dt 4.29; I Cr 16.11; 28.9; 2 Cr 7.14; 15.2; Am 5.6; Mt 6.33; At 15.17; 17.27; Hb 11.6). Os líderes religiosos cristãos devem orientar as suas ovelhas a buscarem a Deus.

2. Arrependimento
Hoje quase não se fala sobre arrependimento; talvez para não incomodar os membros. Mas, necessariamente, devemos mostrar a eles a urgência do arrependimento dos pecados. Prestemos atenção ao que a bíblia diz a respeito do arrependimento (Mt 3.2; 4.17; Mc 1.15; 6.12; Lc 13.1-5; At 2.38; 3.19; 17.30; 26.20; 2 Co 7.8; Ap 2.5,16). Devemos mostrar que o arrependimento é o ponto de partida para a entrada no reino dos céus.

3. Invocar a Deus
É um convite para evocar nos momentos de angústias, e, consequentemente, há promessas de livramento (Sl 50.15). As escrituras mostram a necessidade de invocá-lo (Is 55,6; Jl 2.32; Sf 3.9; At 2.21; Rm 10.9-14).

4. Confessar a culpa
Atualmente, muitos cristãos não querem fazer confissão, achando-a desnecessária; entretanto, há reivindicações bíblicas sobre a confissão da culpa (Pv 28.13; Mt 3.6; Mc 1.5; Rm 10.9,10; I Jo 1.9). Se não confessarmos os nossos pecados a nossa consciência continuará intranquila e sofreremos as suas consequências (Sl 32.3-5).

5. Orar
Motivados pelas facilidades das bênçãos automáticas, através dos pregadores da modernidade, muitos crentes não se dedicam à oração. São poucos os que oram. Os templos, durante os cultos de oração, estão vazios. Porque a forma mágica do receba agora, ilude as pessoas com promessas, como: Pare de sofrer, receba agora, leve a chave, receba presente. Dessa forma, por que orar, se eu tenho promessa sem esforço? Embora não cumprida. Mas a oração é o melhor caminho ensinado por Deus ao homem (2 Cr 7.14; Lc 18.10-14; At 8.22). Observem que as promessas divinas são condicionais.

6. Humilhar
Humilhar-se: O quebranto do homem para com o seu criador é necessário, diz a Palavra que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. A humildade é a porta de entrada para as bênçãos de Deus e também no reino dos céus (2 Cr 7.14; Mt 18.3,4; 23.12; Lc 14.14; Tg 4.10). Se atentarmos diligentemente, certamente Deus nos abençoará.

7. Dar ouvidos
Devemos dar atenção a tudo quanto nos edifica; muitos não dão mais ouvidos a Deus, e nem aos seus líderes espirituais como dizem as escrituras, talvez, porque exigidos alguns sacrifícios (Mt 10.14; 11.15; 13.13-15; Jo 12.45; Rm 10.9-14).

8. Obedecer
A obediência implica em abrir mão das nossas próprias vontades. Obedecer exige sacrifícios, negação de si, (Rm 2.4-8; Gl 3.1; 5.7; 2 Ts 1.8; Hb 5.9; I Pe 4.17). A obediência é exigida a todos que creram no evangelho (I Sm 15.22).

Todas essas coisas parecem não estar mais em evidência nos dias de hoje em algumas igrejas, porque, não há nenhuma exigência por parte de muitos líderes. Buscar a Deus, invocá-lo, arrepender-se, orar, se humilhar, ouvir a voz de Deus e, sobretudo obedecê-lo está em desuso. Muitas pessoas querem viver o evangelho das facilidades, que nada pede e nem exige. Tenhamos compromisso em conduzir as ovelhas a Deus, isso será cobrado de nós (Tg 3.1). As facilidades no sentido espiritual têm um preço, assim como o seu comodismo. O nosso compromisso em conduzir o povo a Deus está acima de tudo.

“O reino dos céus é tomado à força.” (Mt 11.12).

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil


Nenhum comentário:

Foto