A GRAÇA DIVINA



ESBOÇO 484
TEMA: A GRAÇA DIVINA
“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens”. Tt 2.11

            O termo graça está relacionado à clemência, perdão, absolvição, e é originada de Deus. A graça foi um meio pela qual Deus beneficiou a humanidade que estava caída em seus próprios pecados; é um favor indébito, ou seja, que não merecemos. O poder dessa graça alcançou a todos, e somente foi revelada por intermédio de Jesus Cristo.

O poder da graça
A ação poderosa da graça de Deus não tem limites, ela vai muito mais além da nossa imaginação, jamais se pode calcular a profundidade do poder dessa graça. Não sabemos o processo usado por Deus para realizar coisas incomensuráveis na vida do homem, mas as escrituras mostram que no início da criação Deus empregou algo existente no coração, “o amor”, que foi o vértice de onde emanou toda graça. A graça é superior à lei; enquanto esta condenava o réu, aquela justificava.

A graça manifestada
Deus, através da sua capacidade, poderia usar outros métodos para manifestar a sua graça aos homens, mas o método mais apropriado foi manifestá-la por meio do seu filho. “Porque a graça de Deus se há manifestado trazendo salvação a todos os homens.” (Tt 2.11). A nova aliança divina o levou a revelar essa graça (Hb 2.11; Rm 5.15,17; 2 Co 8.9).

A graça capacitadora
A graça divina nutre a fé do cristão para que ele mantenha a sua estreita comunhão com Deus. A graça de Deus é dada aos homens não para fins egoístas (I Pe 4.10); ela dá poder para o serviço cristão (I Co 3.10; 15.10), e condições para viver a vida cristã (2 Co 1.12). Mas essa graça divina pode ser rejeitada (Hb 12.15) e recebida inutilmente (2 Co 6.1; Gl 2.21; Ef 3.7; Hb 2.9; Tg 4.6), e até abandonada pelo crente (Gl 5.4).

            A graça divina é quem capacita a pessoa para superar as dificuldades que a rodeiam. Sem ela, jamais os homens alcançariam a benevolência do Senhor, por isso reconhecemos a eficácia dela em todos os sentidos da vida. Somos envolvidos de forma sobrenatural por ela. Isso leva o cristão à vitória. Revistamo-nos da graça de Deus.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma - PE

Nenhum comentário:

Foto