DUAS COISAS IMPORTANTES


ESBOÇO 489
TEMA: DUAS COISAS IMPORTANTES
MAIS digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro.” Pv 22.1

Preocupamos-nos com muitas coisas nessa vida, no entanto, deixamos de dar importâncias as mais admiráveis, como o BOM NOME e a GRAÇA. Por essa razão perdem-se valores que muitas vezes são irrecuperáveis, pois, ultimamente muitas pessoas não estão preocupadas com valores morais e nem com os espirituais. Entretanto, em busca da fama e dinheiro o homem olvida outros valores mais respeitáveis. Falaremos brevemente sobre esses valores.

Reputação
Nada é mais precioso para o homem do que a sua reputação, seja ela moral ou espiritual. Sempre existiram pessoas extremamente preocupadas com a sua reputação, outras não compreendem assim, apenas dizem: não importa o que dizem de mim. A nossa conduta é observada por muitas pessoas por onde quer que passemos “este homem é um santo homem de Deus” (2 Rs 4.9). Por isso devemos ter muito cuidado “vede prudentemente como andais” (Ef 5.15). As pessoas testificam de nós se estamos bem ou não; o próprio Jesus perguntou aos seus discípulos: “o que dizem os homens que sou” ( Mt 16.13). Um episódio importante aconteceu com Samuel quando abdicava do seu cargo (I Sm 12.1-3). Observamos cinco requisitos importantes que o fizeram irrepreensível: (1) a ninguém roubou; (2) jamais se apoderou de alguma coisa de alguém; (3) a ninguém defraudou; (4) a ninguém oprimiu; (5) recusou qualquer tipo de suborno, ele foi um exemplo de vida.

A vida exemplar de Samuel foi reconhecida pelo próprio povo (I Sm 12.4,5). Se você tem algo mais importante na vida a zelar, essa seja o seu nome e a sua reputação, pois a integridade de um homem não tem preço (Pv 22:1; Ec 7:1a;Ct 1:3). A boa reputação influencia na vida espiritual, assim como a má deteriora a boa fama. Integridade significa ser inteiro, completo, reto, exato, inatacável, irrepreensível (1 Sam 9:6; 1 Sam 12:2-4; Ne 5:14,15; 1 Pe 2:15; Pv 10:9). O povo observa a nossa conduta. Ela dá testemunho de nós, muitas vezes silenciosamente, que somente será revelado no momento apropriado (II Rs 4.9). Existem atitudes na vida do homem que o depreciam, fazendo desaparecer as suas virtudes. Algumas ações como a linguagem denigrem e destroem a integridade do individuo (Ef 5:4; Pv.15:4), assim como a linguagem sã dignifica (Ef 4.29; Tt 2.7,8; Cl 4.6). Finalmente, a reputação de um homem pode ir muito longe: Salomão (II Cr 9.6); Uzias (II Cr 26.15).

Graça
É uma palavra originada do latim “gratia” que deriva de “gratus” designando um conjunto de qualidades que levam as pessoas a serem agradáveis. Essas qualidades devem estar presentes na vida de todos, independentemente de raça e religiosidade. Quando essa verdade é reconhecida se constitui uma grande virtude, por isso ela torna-se uma verdadeira riqueza.

Em algumas situações somos testados quanto a nossa honestidade sem percebermos, quando às vezes recebemos um troco a mais por aquilo que pagamos etc. Efetuei uma compra em uma loja de material eletrônico e percebi ao chegar em casa que a quantia que paguei pelo material veio grampeada com as notas fiscais, porque o próprio caixa fazia a embalagem. Ao ver, entrei em contato com a loja para que me fosse passado o número da conta, porque houve um engano, do outro lado do telefone uma voz me disse: senhor, grande é a sua honestidade! Eu respondi: pois bem, esse é um patrimônio que jamais quero perder. A honestidade é como a flor, fica bem em todo lugar.

Faça um autoexame e avalie acerca da sua reputação, ou seja, como anda a sua reputação na família, sociedade, igreja, e se aquele conjunto de qualidades agradáveis está presente em sua vida; se ainda não tem, procure construir dentro de você.

Pr. Elis Clementino – Itapissuma – PE/Brasil

Nenhum comentário:

Foto