A DÚVIDA



ESBOÇO 543
TEMA: A DÚVIDA
“...o que duvida é semelhante à onda do mar, que levada pelo vento é lançada de uma parte para outra parte.” Tg 1.6

A dúvida e a falta de confiança são impedimentos para o desenvolvimento do ser humano. Duvidar no “Gr. Significa Diakrino, duvidar e vacilar.” A dúvida conduz o indivíduo a não tomar certas decisões importantes na vida. A certeza naquilo que a pessoa tem em sua mente é determinante para realizá-las, maiormente quando essa certeza é naquilo que Deus possa realizar em seu favor. A confiança facilita a tomada de decisões admiráveis. Sucintamente escreverei sobre a dúvida, a esperança e a confiança.

A dúvida
As dúvidas não permitem determinar o que o individuo realmente quer, pois o desempenho de cada um em todos os sentidos da vida depende muito das decisões que ele tomar, por isso o indivíduo precisa ter muito cuidado para não ser dominado pela dúvida e falta de confiança, pois cada um é responsável pelas decisões. Muitas vezes o indivíduo é advertido austeramente para que a dúvida não lhe cause grandes prejuízos, na dúvida não ultrapasse, principalmente nas travessias das linhas férreas. As decisões devem ser tomadas seguramente e no momento certo, pois os duvidosos permanentes não buscam seus objetivos. A dúvida acontece quando a pessoa desconhece o seu potencial, ela pode ocorrer em alguns momentos, porém não deve ser algo permanente, mas somente enquanto o indivíduo não define o que realmente quer. A dúvida não é tão danosa, ela faz o individuo refletir antes de fazer a suas escolhas e tomarem as decisões, ou seja, sim ou não, vou ou não vou, faço ou não faço? É nesse momento que o individuo deve avaliar bem, tanto as impossibilidades quando as possibilidades para então decidir o que fazer.

Dúvida e falta de confiança
As duas coisas não devem prevalecer no ser humano, principalmente sobre aqueles que crêem em Deus, pois a dúvida e a falta de confiança “fé” podem influenciar negativamente no relacionamento com seu criador, “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe” (Hb 11.6). Todo indivíduo deve conhecê-lo profundamente para que não haja dúvida ou desconfiança a respeito do que Deus possa fazer por ele.

Esperança
Conforme a própria palavra ela está vinculada ao futuro (Rm 8.24,25), ela não é uma simples aspiração por algo vindouro, entretanto vai muito mais além; é uma certeza da alma. A esperança está ligada a fé, e não deverá ser enfraquecida pela dúvida (Rm 15.13; Hb 11.1). A esperança do cristão no Senhor deve ser firme (Rm 5.5; Sl 22.4,5; Is 49.23), a expectativa dele deve ser semelhante a uma âncora (Hb 6.19-20). São bem-aventurados aqueles cuja esperança é o Senhor (Sl 146.3,5; Jr 17.7).

Confiança
A confiança leva a pessoa acreditar em um desfecho feliz de algo que está em sua mente, quando o indivíduo olha para determinadas coisas com desconfiança é porque a dúvida está em ação, pois a fé deve ser permanente em Deus, sólida e bem segura (Sl 33.21,22). “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 121.1). Deve-se tomar como exemplo a confiança do profeta Habacuque, conforme ele declara na sua oração (Hc 3.17,18). Muitas vezes o crente só faz uso da confiança em Deus enquanto ele satisfaça seus desejos, no entanto, Habacuque desviou o seu foco nas coisas que eram fontes de riquezas e prazeres declarando que a sua confiança em Deus estava acima de tudo “...todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação” (Hb 3.18).

            Devemos despojar de nós toda dúvida e falta de esperança e acreditar nas possibilidades de alcançarmos o que desejamos. A nossa fé não deve estar focada nas coisas materiais como a única fonte para saída das crises ou meios de recursos. A nossa confiança deve sobrepujar em todas as situações, principalmente quando estamos em oração e súplicas ao Senhor (Tg 1.6).

Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se abalem pela sua braveza (Sl 46.2).

Pr. Elis Clementino – Paulista – PE





Nenhum comentário:

Foto