O CUIDADO PELA DOUTRINA



ESBOÇO 542
TEMA: O CUIDADO PELA DOUTRINA
TEXTO: I Timóteo 4.16

Todo homem tem o dever de honrar a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec 12.13). Ser zeloso pela sua palavra é um principio valido para todos, independentemente de raça e cor, sobretudo o cristão, pois a atenção e apreço por ela pode conduzir o indivíduo a uma vida espiritual plena. A doutrina de Cristo é a base que sustenta o cristianismo, o comportamento do cristão é o ornamento da doutrina (Tt 2.10). O cuidado em guardar a doutrina evita os escândalos. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus (I Co 10.32), pois a nossa maneira de viver e comportamentos são observados minuciosamente (2 Rs 4.9-11), no entanto o melhor de tudo é quando não há motivos para acusarmos. Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma coisa contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus. (Dn 6.4-5)

Significado
Define-se doutrina “como um conjunto princípios que servem de base a um sistema literário, filosófico, político e religioso”. Ela também está relacionada à disciplina e objeto de ensino, ela é propagada de várias maneiras, através da escrita e falada. A doutrina divina é como água que goteja sobre o seu povo (Dt 32.2), mas existem outras doutrinas capazes de comprometer a fé e o desenvolvimento cristão (Hb13.9). Existem três formas de doutrinas: a) Doutrina de Deus (At 13.12; 1.42; Tt 2.10); b) Doutrina de homens (Mt 15.9; 16.12; Cl 2.22); c) Doutrina de demônios (1 Tm 4.1). O conhecimento dos preceitos de Deus facilita à apologética, ou seja, a defender a fé, visto que estamos rodeados de doutrinas várias e estranhas (Hb 13.9).

Os ensinamentos de Cristo
A doutrina de Cristo foi questionada por muitos líderes religiosos da época, fariseu, escribas e doutores da lei mosaica. E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! (Mc 1.27). A doutrina ensinada por ele não era dele e quem quisesse conhecê-la pela mesma doutrina saberia que realmente não era (Jo 7.16,17), uns aceitavam com alegria, outros achavam que a sua doutrina era muito dura e muitos que o seguiam se retiraram quando o ouvia falar (Jo 6.66-69). Atualmente muitos querem viver como aquelas pessoas que somente queriam ouvir as coisas que massageassem seus corações, e muitos líderes religiosos atualmente procuram satisfazê-las simplesmente para não perderem membros, mas os discípulos de Jesus não se importavam quão duras fossem as mensagens, a resposta deles foram sábias quando Jesus questionou; vocês não querem ir embora também? Responderam: Senhor, para quem iremos nós? Se tu tens as palavras da vida eterna. (Jo 6.68). Guardar os seus ensinamentos é uma prova do amor e fidelidade a ele (Mt 9.17).

Proteger-se das falsas doutrinas
(1) A única maneira de precaver-se das falsas doutrinas é sem dúvidas adquirir maturidade, visto que as doutrinas de homens enganam (Ef 4.14; Hb 13.9); (2) Perseverando na doutrina (2 Jo 9); Sendo exemplo de verdadeiro cristão obedecendo a doutrina (Tt 2.10; Rm 6.17); (3) Tendo cuidado com os inimigos da cruz, eles procuram corromper o evangelho  (Fl 3.18; Gl 1.7); (4) Rejeitando qualquer outra forma de  evangelho ou coisa parecida, os falsos mestres persuadiram os crentes da Galácia e de Corinto a mudarem de evangelho (Gl 1.8; I Co 3.11).

A doutrina produz no cristão
(1) Formação de caráter e fundamentos sólidos (Mt 7.24,25), os cristão necessitam de ser edificados e a única maneira é através dos ensinamentos; (2) Crescimento espiritual, a doutrina é como orvalho para a erva (Dt 32.2; Is 55.10,11; I Co 3.6,7; Sl 72.6); (3) Ela promove a paz em nossos corações; (4) Ela nos encaminha a uma perfeita comunhão com Deus.

            Os ensinamentos da palavra de Deus constroem dentro de nós um grande edifício espiritual,
A doutrina do Senhor ensinada a nós não pode não pode ser mutilada, se assim fizermos sofreremos as consequencias. Não basta apenas ouvir (Tg 1.23), ela tem que ser por inteira, sem dela nada tirar. E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. (Ap 22.19). Devemos zelar e Guardar em nossos corações a palavra de Deus, porque esse é o nosso dever (Ec 12.13).

Pr. Elis Clementino-Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto