A REALIDADE DO HOMEM E AS POSSIBILIDADES DE DEUS





ESBOÇO 541
TEMA: A REALIDADE DO HOMEM E AS POSSIBILIDADES DE DEUS
Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” Os 2.14.

Nenhum ser humano quer ser levado para onde ele não gostaria de ir, mas nem sempre as nossas vontades prevalecem quando Deus está no comando das nossas vidas, certos momentos somos levados para ambientes agradáveis e às vezes desagradáveis. Poderíamos até questionar a Deus por qual o motivo? Muitas vezes as respostas dele não nos satisfazem, simplesmente porque gostaríamos de ouvir aquilo que somente nos agrade, mas nem sempre Deus age da maneira que queremos. “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” Os 2.14. Entre os lugares estão, os desertos, os montes e os vales, mas qualquer um deles pode fazer parte dos projetos de Deus na vida do homem. Antes de falarmos sobre esse assunto definiremos o que significam OS MONTES, OS VALES E OS DESERTOS.

Contexto
Deus promete penitenciar Israel por tê-lo abandonado, por isso queria ter um encontro com ele, ou seja, atraí-lo, para em seguida levá-lo ao deserto com o propósito de falar-lhe ao coração, esse encontro resultaria em uma grande restauração. Nesse episódio foram empregados três verbos ATRAIR, LEVAR E FALAR. Muitas vezes para Deus falar com alguém é necessário levar para o deserto como fez com Israel “Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” (Os 2.14). Amados, Deus tem métodos de tratar com o seu povo que transcendem qualquer raciocínio humano.

(1) Atrair significa trazer para junto, o amor divino atrairia Israel que estava espiritualmente distante levado pelo vento da idolatria; (2) Levar para o deserto a um encontro mais pessoal com o Senhor, nesse encontro resultaria em uma nova experiência, Israel seria modelado na forma do deserto; (3) Falarei ao coração, o povo de Deus precisava ouvir o que Deus queria dizer-lhe, mas era necessário esse encontro fosse a pleno deserto, pois nele Deus restauraria a espiritualidade do seu povo, ou seja, retornaria ao seu Senhor. Essa maneira de Deus agir é uma pura atitude de misericórdia.

As três situações para o povo de Deus
Há três situações que o crente pode ter um encontro com Deus; nas MONTANHAS, nos DESERTOS e nos VALES.

MONTES – Grandes elevações de terra ou de rochas, geralmente nesses lugares a vegetação são rasteiras e não crescem e suas raízes não são profundas, mesmo assim elas podem ser vistas de longas distancias, as montanhas se destacam por serem lugares altos e quem estiver sobre ela serão vistos de longe. É o topo do sucesso e do orgulho humano. Ele também tem outra face, pode ser lugar de encontro com Deus. Moises teve encontros profundos com Deus nos montes, eles também significam lugares de revelações divinas, embora para Deus tanto os montes, desertos e vales são as mesmas coisas, ele é Deus em todos os lugares, nós, porém, somos limitados a esses ambientes.

DESERTO é um lugar árido, onde não há vegetação, não há água e nem alimento, lugar de isolamento, lugar onde o silencio envolve como uma pele, lugar aonde ninguém quer estar, porque é de difícil sobrevivência, mas é um lugar aonde também há provisão divina. Agar no deserto não teve ajuda de nenhum humano, faltou água e não tinha pão e nem destino (Gn 21.14). Ninguém quer passar pelo deserto porque nele os sofrimentos predominaram, mas também nele há probabilidade de restauração. Deus pode mudar situações (Sl 107.35; Is 35.1; 41.18). As provações fazem parte dos propósitos divinos para depois de provados serem restaurados (Is 42.15-16). Portanto isso é feito por amor, Deus não leva seus filhos para o deserto submetendo-os a provação com a finalidade de destruí-los, se assim fosse não teria sentido provarmos. Deus sempre usou métodos restauradores, ele as revelou através de alegorias, Jeremias na casa do oleiro (Jr 18.2,3; o profeta Ezequiel no vale de ossos secos Ez 37. 1-6).

VALES – Nesse sentido os vales mais conhecidos são os lugares baixos e às vezes com pouca luz e rodeados de montanhas, mas é o lugar onde as vegetações mais crescem. Lugar aonde há alimento, mesmo sendo favorável ninguém quer começar no vale, e sim nos altos onde se destacam. É nos vales que crescemos e produzimos frutos, também adquirimos as maiores experiências. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto (Jr 17.8)
           
O Deus que servimos é o mesmo dos montes, dos desertos e vales, ele pode mudar a tua situação, talvez não estejas vendo chuvas nem ventos, quem sabe seja essa a sua realidade, mas creia que o Senhor, Deus ainda tem projetos para você. Se estivermos no deserto, lá Deus está. Se nos montes também ele está, se nos vales ele continua. A promessa de Deus para o seu povo foi de vitória e transformação, Ele disse que transformaria o vale de Acor (problemas) lugar onde Acã foi punido pelo seu pecado juntamente com a sua família (Js 7.20-26), pois esse vale de desgraça, Deus transformaria em porta de esperança. A sua visão pode estar focada na realidade em que vive, mas pense na possibilidade de Deus em realizar grandes coisas em sua vida.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto