QUANDO DEUS MEXE NO NINHO




ESBOÇO 546
TEMA: QUANDO DEUS MEXE NO NINHO
“Sai da tua terra, do meio da tua parentela” Gn 12.1

O homem é tendencioso a acomodação e ao conforto. É como se fosse uma espécie de ninho, mas em algum momento Deus resolve mexer no nosso lugar de comodidade. Não entendemos os escopos divinos em relação, maiormente sobre aqueles a quem o Senhor tem algo na vida. Deus tirou Abrão da terra da sua acomodação, do seu ninho do meio da sua parentela para realizar nele a sua intenção. Os caminhos de Deus não são entendidos, por mais que o indivíduo tenha intimidade com ele, mesmo assim ele ainda não consegue entender. “Assim como não sabes o caminho dos ventos e nem como se forma os ossos no ventre da que está grávida, assim são as obras de Deus que faz todas as coisas.” (Ec 11.5). Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Is 55.9)

Mexendo na acomodação
Quando o Senhor resolve mexer na nossa acomodação ou nosso ninho é porque muitas vezes estamos no lugar onde temos tudo, e tudo está bem em nossa volta, mas dentro dos propósitos de Deus esse não é o ambiente ideal para estarmos. “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o. SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr. 29.11). Deus sabe o melhor para nós “O que eu faço, não entendes tu agora, mas entenderás depois” (Jo. 13.7).

Personagens tiradas do ninho
(1) Abraão foi tirado da sua terra, do meio da sua parentela, lugar onde possuía tudo, mas para um propósito divino Deus o tirou de lá, ao sair levou consigo Ló seu sobrinho, mais adiante Deus resolve separá-los, ora, Deus permite que situações aconteçam para que a benção continue na vida de quem Deus tem propósitos, pois os propósitos de Deus para com Abraão eram muito maiores.

(2) José, incompreendido, invejado e vendido por seus irmãos como escravo, “tirado da casa do seu pai” porque Deus havia de prover algo melhor para a sua própria família, pois Deus o conduziria a se tornar o governador do Egito e com isso toda a sua família seria beneficiada.

(3) Moises foi criado com toda mordomia no palácio de Faraó, e Deus resolveu mexer no seu ninho e criou o motivo para isso, o ele viu um uma discussão entre um egípcio e um israelita, matou o egípcio escondeu na areia e teve que fugir, se não fosse esse incidente não teria fugido, porque os propósitos de Deus para o seu povo através dele seria muito maior;

(4) Jó estava numa fase muito boa, muitas riquezas e nada lhes faltavam, era fiel a Deus e oferecia sacrifício pelos seus filhos nas madrugadas, para ele tudo estava maravilhosamente bem, mas Deus resolve mexer no seu ninho levando-o por um caminho bem diferente e viver novas experiências. É difícil, aprendeu a conviver com situações diversificadas; perder bens, filhos e acusações dos seus próprios amigos. Foi na crise que Jó cresceu, mas o seu ultimo estado foi maior que o primeiro (Jó 42.10).

(5) A Igreja no século I, depois que Jesus foi crucificado, Estevão foi expulso de Jerusalém sendo apedrejado até a morte, mas foi nessa época que houve um crescimento muito grande do evangelho. E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé. E Estevão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo (At 6.7,8).

A perseguição levou a igreja se expandir
Para a Igreja parecia estar tudo bem, crescimento e etc, mas iniciou-se uma grande perseguição e levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus. E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho. E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei; Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu. Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. (At 6.7-15). Não havia acomodação, pois os discípulos não podiam deixa de cumprir o ide de Jesus, com toda perseguição eles não paravam de pregar. O fogo que os moviam era sobrenatural e incontrolável.

            Todos esses, entre outros, Deus operou poderosamente em suas vidas, Abraão foi abençoado de forma grandiosa; Moises volta à terra do Egito, e liberta o povo hebreu da escravidão de Faraó; Jó deixou o seu belo exemplo de paciência “Ouviste qual foi a paciência de Jó, e viste o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." (Tg 5.11). O desfecho de todo aquele episódio foi muito bom, Deus mudou a sua sorte quando ele orava pelos seus amigos. Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. (Ec 7.8).

Muitas vezes estamos acostumados com a mediocridade quando Deus quer nos dar algo maior e melhor.

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto