CRISE, UMA PORTA PARA OS MILAGRES



ESBOÇO 547
TEMA: CRISE, UMA PORTA PARA OS MILAGRES
TEXTO: 2 Reis 4:1-7

Há crises em nossas vidas que se tornam em oportunidades para Deus operar grandes milagres, embora essas conjunturas nos causem sofrimentos intensos, angústias e dores, mas a maneira de Deus agir em nosso favor resultará em grandes benefícios. As consternações não devem nos desanimar, mas motivos de nos gloriarmos porque elas produzem em nós coisas excelentes (...mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência e a experiência a esperança (Rm 5:3,4; Tg 1:4), Ora! A prova da nossa fé produz esses resultados maravilhosos. Continuaremos a meditar sobre o assunto.
Crise, prova da fé

Em algumas ocasiões somos submetidos a uma espécie de teste de fé, testados como o ouro no forno (Pv 17:3), de várias maneiras até mesmo pelos louvores (Pv 27:21), porém Deus conhece os nossos caminhos e quando ele nos prova é para ser refinado e puro como o ouro  “provando-me ele, sairei como ouro.” (Jó 23:10; Zc 13:9). As provações têm finalidades especiais, - Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; (1 Pe 1:7). Essas provações servem para comprovar se a fé que temos é verdadeira, até o ouro que pode ser destruído é provado pelo fogo, pois da mesma maneira é a nossa fé que vale mais que o ouro também precisa ser provada, se permanecermos firmes na fé receberá hora e gloria na revelação de Jesus Cristo.

Os milagres dependem da nossa fé
Muitas vezes deixamos tudo para Deus fazer, mas a nossa parte precisa ser feita, o milagre também depende de nós, daquilo que temos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. (2 Rs 4:2; Jo 6:5-9). Para Deus fazer um milagre não será preciso muita coisa, mas uma fé viva em ação, não obstante o milagre é proporcional ao tamanho da nossa fé.

A fonte de milagres é inesgotável
Deus é a fonte de milagres, muitas vezes usamos poucas vasilhas (fé) para o tanto do que Deus quer fazer. Na casa da viúva Deus surpreendeu ao encher as vasilhas, o azeite apenas parou, não acabou, mas tudo dependia da fé. Outros milagres se destacaram no ministério de Jesus, a mulher do fluxo de sangue (Mc 5:25-33), o centurião (Mt 8:5-13); A mulher cananéia (Mt 15.28), todos eles tiveram a aprovação de Cristo admirando-se da fé delas “grande é a tua fé”. Sabemos que a fé remove montanhas, isso foi ensinado por Jesus, ou seja, o tamanho da fé, o tamanho do milagre (Lc 17:6). Entendemos que todos esses milagres dependeram da fé de cada um.

            Acreditemos que o Senhor é o mesmo, não mudou e nem mudará, basta confiar inteiramente nEle. Os milagres continuam acontecendo, mas para que ocorram depende da nossa fé. Devemos buscar ao Senhor em todos os tempos não somente na crise, portanto batemos na porta certa, tocar na fonte do milagre, ainda que as dificuldades sejam muitas e grandes, jamais devemos nos dobrar diante delas, pois a nossa confiança em Deus não pode ser abalada (Sl 125:1).

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto