RELACIONAMENTO




ESBOÇO 545
TEMA: RELACIONAMENTO
“Um ao outro ajudou e ao seu companheiro diz: esforça-te...” Is 41.6,7

Relacionamento é algo imprescindível para o ser humano, essa necessidade é vista pelo Senhor desde formação do homem no Edem “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18), embora não haja nada tão nocivo ao homem do que à solidão. Ninguém quer estar só, nem os seres irracionais, mas há uma amizade e relacionamento muito mais especial, essa é a primeira a ser estabelecida entre o homem e o seu criador, por conseguinte ter com seus semelhantes. Ao separar-se de Deus Adão foi o primeiro a experimentar a solidão, pois ela é resultante dessa separação. O que separou o homem de Deus a desobediência, mas se o homem buscar e mantiver um estreito relacionamento com ele, certamente não estará só (Hb 13:5b). O relacionamento e a interação com as pessoas são indispensáveis, mas, necessariamente merece atenção e muito cuidado. Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal Pv 13.20.

O que é a solidão?
(1) É um sentimento de isolamento de estar afastado dos outros; (2) É um sentimento de vazio e de perda; (3) É um desejo intenso de intimidade e afeto das outras pessoas. (4) É um sofrimento físico ou emocional muito intenso que a vida para essa pessoa pesada e um angustiante fardo para carregar, de maneira que mesmo que o indivíduo tente explicar ninguém o compreenderá, para estes a vida perde o sentido, por isso muitas pessoas tiram as suas próprias vidas. A solidão causa na pessoa uma crise existencial que jamais pode ser preenchida a não ser a aproximação do homem com Deus. Mas o que uma crise existencial? No meu entender ela acontece nos momentos difíceis e que nos pareçam nada preencher, é como um vazio que nos induzem a pensar que a vida não vale apena.

Quem tem sido atingido por esse mal?
Há uma multidão de pessoas no mundo que sofrem com a solidão. Ela nos dá uma sensação de abandono, às vezes é tão intensa que as pessoas não suportam. Em pleno século XXI, num mundo moderno esse mal tem alcançado muitas pessoas, elas se isolam em um quarto da sua casa com o seu único companheiro, o computador e com ele passam horas a mais horas, de forma que não observam nem se quer as pessoas que ali chegam, elas recebem automaticamente todo tipo de informações. Em um consultório onde eu também estava para ser atendido havia cinco pessoas esperando a vez, e nenhuma voz se ouvia de cada uma delas, cada uma possuía ou celular ou tablet se comunicando com outras pessoas que provavelmente estavam muito distantes, o silêncio tomou conta da sala de espera, ninguém ouvia uma voz a não ser de vez enquanto o da atendente a chamar. Antigamente as pessoas interatuavam nos lugares aonde chegavam, era aquele bate papo saudável e cada um tinha a sua história, mas hoje isso está acabando, poucas são as pessoas que interagem em ambientes assim.

Como combatê-la?
(1) Em primeiro lugar sempre manter o relacionamento com Deus, se não fez ainda faça! Jesus Cristo é a ponte sobre o abismo da separação, ele une o homem ao seu criador, esse é o primeiro passo; (2) Reconheça que o fardo da distancia só será removido quando se reconhece que o pecado é uma doença que separa e Jesus Cristo é o remédio; (3) Ter força de vontade e domínio sobre si; (4) Saber que as pessoas que estão em sua volta são importantes e necessitam o tanto quanto você da atenção.

Relacionamento com as outras pessoas.
(1) As pessoas não foram feitas para estarem sós, nunca queira se isolar dos outros; (2) Não seja tímido a ponto de prejudicar-se, se estiver assim procure imediatamente um especialista para se tratar, inclusive os pais devem acompanhar o desenvolvimento dos filhos e se perceber que ele esteja retraindo, busque ajuda, porque pode ser um bloqueio por alguma frustração. Geralmente as pessoas retraídas são imprevisíveis e são fáceis de revoltarem com alguma coisa que lhe contrarie, temos exemplos de tragédias que acontecem com essas pessoas, e quando se faz uma análise da situação se confirma alguma anomalia como: O individuo era de pouca comunicação, possuía algumas características estranhas, se isolavam nas salas de aula, sentavam nos últimos lugares, chegavam a sua casa e se trancavam em um dos quartos, em alguns momentos é agressivo, isso no passado era normal, alguns pais até se ufanavam em saber que os filhos pouco falavam nas salas de aula, era totalmente calado em casa, não brincavam com as outras crianças, mas atualmente se sabe que isso não é normal, e sim um prejuízo futuro para a própria pessoa. É preciso também saber com quem estamos nos relacionando, e para os pais hoje existem uma maratona de vigilância sobre seus filhos.
Muitas vezes achamos que somos os mais necessitados de termos pessoas para nos relacionarmos, mas devemos também saber que as outras pessoas também pensam e sentem as mesmas necessidades. Há amigos que são mais chegados que um irmão (Pv 18.24).

 Reexamine os seus relacionamentos
(1) Há inúmeros motivos pelos quais podemos prejudicar o nosso relacionamento com as outras pessoas, entre elas estão: Uma auto-imagem destituída de mérito, raiva, hostilidade, egoísmo, um mau cheiro, mau hálito etc. (2) Os relacionamentos também são prejudicados quando se inicia uma amizade com o objetivo de receber em vez de dar.  (3) Há pessoas que são como inseticidas repelem as pessoas de junto de si.

A solidão surge freqüentemente como resultado de certas peculiaridades da personalidade que repelem as pessoas, pode-se comparar como o inseticida que afugenta os insetos. O solitário sempre pergunta as pessoas de sua confiança; Porque elas não querem estar do meu lado? O problema não está nas pessoas que se aproxima, mas na própria pessoa.

Há quatro níveis de relacionamento
(1) Sempre tivemos colegas e até amigos bem próximos, com os quais nos damos muito bem, e através desse relacionamento nos aproximamos deles cada vez mais, entretanto existem outras que não gostaríamos que cruzasse o nosso caminho, porque as temos como obstáculos, isso pode acontecer também até entre familiares. Por essa razão existem quatro níveis de relacionamentos, são eles: Os mínimos, os moderados, os fortes e os de qualidades.

Relacionamentos mínimos
São contatos e interações verbais simples, poucas conversas, e se olhar de modo geral são satisfatórios. Só que essas pessoas com esse tipo de relacionamento normalmente não ajudam e nem recebem ajuda, quando nos dirigimos para um relacionamento com essas pessoas já pensamos na quantidade de interações que iremos ter com ela e fazer com que essa interação seja a mais positiva possível.

Relacionamentos moderados
Ele é parecido e até com as características dos relacionamentos mínimos, mas ainda ela se dispõe a dar e receber das pessoas apoio emocional, esse tipo de relacionamento permite ambas as partes se comuniquem nas necessidades é como uma via de mão dupla.

Relacionamentos fortes.
Um relacionamento forte se desenvolve quando uma pessoa se envolve com outra para auxiliá-lo, isso chamamos de “ajuda” elas se ajudam em tempos de necessidades, nesse aspecto o relacionamento é mais fácil que o emocional, mas esse tipo carece de apoio emocional para sobreviverem, se isso não acontecer ele começa a se dissolver e passar a ser superficial, o que consideramos muito pernicioso.

Relacionamentos com qualidade.
Esse possui todos os requisitos dos níveis de relacionamentos anteriores, mas também inclui o elemento da confiança amorosa. O relacionamento com qualidade nos dá segurança, o suficiente para compartilhar nossas necessidades interiores, nossos pensamentos e sentimento, para com a outra pessoa. É exatamente esse tipo de relacionamento que encontramos entre amigos, familiares, pais e filhos, eles nos ajudam a romper as dificuldades. Para estabelecermos um relacionamento de amizade e de qualidade com Deus é necessário o cumprimento dos seus mandamentos (Jo 15.14)

É hora de pensarmos em nossos relacionamentos, fazer uma avaliação da sua qualidade, se vale à pena ou não, igualmente, saber como está sendo trabalhado o seu relacionamento com as outras pessoas? Ele está sendo positivo? Você ajuda e recebe ajuda? Você está satisfeito com o nível de intensidade do seu relacionamento? O relacionamento cristão é importante, porque ele reúne as boas qualidades que temos e o resultado será um amplo aconselhamento mutuo e compartilhamento na fé e na palavra de Deus, fora a isso se constitui um jugo desigual (2 Co 6.14). É preciso também ter um profundo relacionamento com Deus através da sua palavra, oração e a consagração da vida para que os demais sejam agradáveis e com muita paz.

 Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em nossos corações (Col 3.16).

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

Nenhum comentário:

Foto