A SEGUNDA VINDA DO SENHOR



ESBOÇO 554
TEMA: A SEGUNDA VINDA DO SENHOR
TEXTO: I Pe 4.7

            A vinda do Senhor tem sido motivo de expectativa no meio cristão. A mensagem sobre esse evento porvindouro foi ensinada pelo próprio Jesus Cristo (Mc 13:3-13; Mt 24:1-25; Lc 21:5-24). A segunda vinda de Cristo se dará em duas etapas, primeiro para a Igreja e depois para Israel, mas antes haverá uma sequência de eventos até essa ocorrência (Mt 24:4,5; 24:6,7; 24:9; 24:10,11; Mt 13: 30,40-43; 24:12,13; 24:7; 24:14). Jesus enfatizou a vigilância, para que os cristãos não fossem apanhados inesperadamente, embora em nossos dias esses alertas tenham sido deixados de ser ensinados em muitas igrejas cristãs, dando lugar a outras mensagens e muitas delas induzindo as pessoas a enfocarem mais o que é material do que espiritual principalmente atinente a segunda volta de Cristo para o arrebatamento da Igreja.

A figueira
A lição da figueira é uma advertência para seus discípulos (Mc 13.28-31; Mt 24.32-35; Lc 21.29-33). Jesus aponta para a figueira que brotará quando o verão estiver prestes a chegar, esse seria um grande sinal para eles. Essa parábola surgiu de uma pergunta que fizeram a Jesus (Mt 24.3), como também outras parábolas citadas por ele como: As dez virgens (Mt 25.1-13); a parábola do servo fiel (Mt 24.42-51), todas elas enfatizavam a vigilância. Possivelmente a figueira falada aqui se refira a Israel e os sinais que o cercariam (Lc 21:29-36). (1) O acontecimento do renascimento de Israel em 1948; (2) A retomada de Jerusalém como capital em 1967; (3) Falta a reconstrução do templo conforme as profecias (Dn 9:27; Mt 24:15; 2 Ts 2:1-4). Não se sabe se esse acontecimento será antes ou depois do arrebatamento, mas são sinais que devem ser considerados (Mt 24:32).

Previsão do acontecimento
A cada momento que se aproximava o termino do ministério de Jesus, ele enfatizada veementemente a respeito da sua vinda, era uma espécie de últimos avisos, sem previsão da data, dia e hora (Mt 24:36), contudo algumas acontecimentos precisariam ser observados (Mt 24:37-39). O último aviso direcionado aos varões galileus cerca de 120 pessoas que assistiam a sua ascensão lá no monte das oliveiras (At 1:11,15).

Situação do mundo atual, um grande sinal
Muitos sinais apresentados por Jesus estão em evidencia em nossos dias, o gemido e a dor da humanidade nos mostram uma realidade futura, (a segunda vinda de Cristo), mas um dos sinais é a propagação do evangelho mediante toda turbulência e avanço do pecado (Mt 24:14). O evangelho está alcançando todas as camadas da sociedade e muitos não entendem a velocidade com que essa propagação vem sendo feita, não importa se por inveja “Verdade é que alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade, mas para ele não importava contanto que Cristo deveria ser anunciado (Fp 1:15-18). Muitos tratam o evangelho como que seja seu ou como uma mercadoria própria, se não for pregado por nós não deve ser aceito, os discípulos do Senhor também pensavam assim: Mestre,vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do Senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo. Jesus respondeu: Não o proíbam, pois não há ninguém que faça milagres pelo poder do meu nome e logo depois seja capaz de falar mal de mim. Porque quem não é contra nós é por nós. (Mc 9:38-41), eles foram reprovados e repreendidos por pensarem daquela maneira. Atualmente isso tem atrapalhado muito a propagação do evangelho, mas devemos avançar, Deus está facilitando todos os meios para que o evangelho alcance todos os lugares do mundo para a conclusão das profecias (Mt 24:14). Quando o evangelho é proclamado por alguém que visa as almas não se constitui um concorrente as outras igrejas cristãs, mas quando a visão não é ganhar almas, senão pelo material, as outras igrejas são tidas como concorrentes. Daí surgem as contendas entre pastores e promovem verdadeiros escândalos ao invés de dar exemplo de autênticos homens de Deus, mas isso também faz parte do contexto sobre a volta de Cristo. O que aprender com obreiros com as mesmas atitudes dos pastores de Ló que brigavam com os de Abraão disputando divisas? Irmãos, tenhamos cuidado para não seguirmos o exemplo deles. No mundo atual não podemos esperar melhoras na situação moral e espiritual que vai de mal a pior (Mt 24:36-39; 2 Tm 3:1-9). Guardemos as exortações de Paulo sobre a permanência na fé e na pregação do evangelho (2 Tm 3:10-17), diante de um mundo pecaminoso que piora a cada momento que passa, eis ai um grande alerta dado por Jesus (Lc 21:34-36).

O arrebatamento da Igreja
Aqui não são tratados emblemas de igrejas nem sobre as que vão e nem as que ficam (I Co 15: 51,52). O arrebatamento é para os remidos em Cristo Jesus em todo mundo, bem como a transformação e a ressurreição dos mortos (I Ts 4:13-17). Tenhamos cuidado porque um dos sinais pode está acontecendo dentro da sua igreja, e talvez você não esteja vendo, o esfriamento do amor entre irmãos (Mt 24:12).

Aguardemos com cuidado esse momento renunciando tudo aquilo que venha impedir o nosso arrebatados  juntamente com a igreja (Tt 2:11-14).  

            A vinda do Senhor será de modo inesperado, num abrir e fechar de olhos (I Co 15:52), no piscar de olhos. Estejamos atentos aos sinais que precedem esse acontecimento que não tem data e nem hora para acontecer, portanto olhemos para o mundo atual que jaze no maligno (I Jo 5:19). Levemos em consideração o que escreveu Paulo aos tessalonicenses (I Ts 4:13-17). Somos alertados a vigilância, cuidemos para que não fiquemos no momento do arrebatamento da igreja (I Co 6:9,10; Gl 5:19-21; Hb 12:14). Os pastores devem ter muito cuidado para no momento do arrebatamento da igreja eles não fiquem.

Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto