CADA UM CARREGUE A SUA PRÓPRIA CRUZ

 ESBOÇO 616
TEMA: CADA UM A SUA PRÓPRIA CRUZ
TEXTO: MARCOS 8:34

            Ensinando os discípulos Jesus foi claro a dizer-lhes; cada um deve levar a sua própria cruz se quiser me seguir, embora eles soubessem que ele estava se referindo a algo muito conhecido na época a “cruz”. Naquela época a cruz era um instrumento de tortura usado na condenação dos facínoras, no entanto a cruz que Jesus se referiu não era aquela que eles estavam acostumados a ver com pessoas sendo torturadas e expostas ao sol e a chuva até a morte. O tipo de cruz apresentada pelo Mestre era muito mais pesado “a cruz da renúncia”, não há cruz mais pesada do que negar-se a si mesmo.

Citações importantes
“Vitória mais difícil é a vitória do eu.” Aristóteles; “Domina-te a ti mesmo. Enquanto não tiveres conseguido isso, será apenas, um escravo.” Roberto Burton

Significado da Cruz.
1. A cruz, símbolo de sofrimentos (1 Pe 2.21;4.13).
2. Símbolo de morte, aonde há uma cruz sinaliza que alguém morreu (At 10.39).
3. Instrumento de tortura, usado para execução dos criminosos condenados (Lc 23.33).
4. A cruz era sinal de vergonha foi nela que Cristo sofreu a mais terrível desonra (Hb 12.2).
5. Zombaria, onde Jesus foi zombado pelos seus algozes (Mt 27.39).
6. Rejeição; foi nela que Cristo foi rejeitado (1 Pe 2.4).
7. É renuncia pessoal, é como se você tivesse carregando uma pesada cruz (Mt 16.24).

As implicações
O cristão carrega sobre os seus ombros o preço do discipulado, ”o negar-se a si mesmo” significa dizer não a qualquer prática e coisas que venham comprometer a sua vida moral e espiritual, e após essa decisão tomada ele já deve estar ciente o que vai abraçar.

Seis classes de sofrimentos
1. Negar-se a si mesmo por amor a Cristo implica em abrir mão de tudo àquilo que julguemos ser mais estimado e amado do que ele (Lc 14.26,27).
2. Batalhar até o fim contra o pecado (1 Pe 4.1,2; Rm 6); crucificando as suas concupiscências (1 Pe 2:11,21-14; Gl 2.20; 6:14; Rm 6:8,13; Tt 2.12).
3. Lutar contra Satanás e os poderes das trevas, para poder permanecer firme diante de Deus fazendo a sua obra (2 Co 10.4,5; 6:7; Ef 6.12; 1 Tim 6.12).
4. A enfrentar todo tipo de hostilidade do adversário e das hostes infernais (2 Co 6.3-7; 11.23-29; 1 Pe 5.8-10), pois é grande a ira do inimigo contra os que se opõem contra ele, no entanto nessa peleja jamais poderemos ser vencidos.
5. Perseguições por resistirmos aos falsos mestres que distorcem o verdadeiro evangelho (Mt 23.1-36; Gl 1.9; Fp 1.15-17).
6. Estarmos disposto a sofrer o opróbrio, ódio escárnio do mundo (Hb 11.25,26; Jo 15.18-25), porque rejeitamos deste mundo todo tipo de imoralidade (1 Co 12.1-27).

Quem nos ajudará a carregar a nossa cruz?
Nos momentos de necessidades sempre há alguém que de alguma maneira nos ajudam, mas se não houver quem lhe ajude, simplesmente conduza-a. Jesus ao carregar a pesada cruz de madeira sobre seus ombros já estando cansado certo cirineu que vinha do campo para adorar ao Senhor no período da festa da páscoa foi forçado a ajudá-lo (Lc 23.26), pois nem sempre aparece alguém disposto a ajudar, a não ser se pendurar nela para que fique mais pesada ainda, porém quando isso acontece o Senhor nos dará a capacidade e o consolo para carregá-la até o fim. O Espírito Santo é o Cirineu que está ao nosso é o paracleto divino para ajudar a a cada um carregar a sua cruz por mais pesada que seja.

            Os sofrimentos pela renúncia são as mais duras tarefas do cristão, significa suportar o opróbrio, afronta, desonra ou vergonha, infâmia e todo tipo de hostilidade, além de ter que deixar tudo (Mc 8:34; Mt 10.36-39). Deus nos guarde durante a vida aqui, que o Senhor capacite e dando-lhes forças para suportar até ao final da carreira e alcançar o final (2 Tm 4.7). Deixemos as coisas que para trás ficam sigamos firmes até o descanso eterno.


Pr Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto