SUPERANDO OS IMPEDIMENTOS

ESBOÇO 615
TEMA: SUPERANDO OS IMPEDIMENTOS
Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, avançando para as que estão diante de mim” Fp 3.13.

Em todas as áreas da vida encontramos impedimentos, mas é importante salientar que é possível superá-los. Os obstáculos nos ensinam a conduzir a vida forçando-nos a buscar saídas, contudo aprendemos muitas lições com os estorvos. Farei um breve comentario sobre alguns impedimentos, como resisti-los e superá-los de forma que eles fiquem para trás (Jó 11.16). Citaremos alguns exemplos entre eles a figura do agricultor.

Impedimentos.
1. O agricultor enfrenta uma série de dificuldades para conseguir um bom resultado do seu plantio, embora saiba que de forma geral todos os contratempos da vida foram causados pelo próprio homem (Gn 4.12; Lv 26.20; Dt 11.17; Isa 5.10; Os 8.7; Hc 3.17; Ag 1.6; 2.16; Lm 3.39). A infecundidade da terra suscita dificuldades e escassez de alimentos, mas o problema não é apenas esse, existem ainda outros fatores que são preponderantes.

2. Quando a terra é produtiva surgem novos empecilhos; as pragas de gafanhotos, largatas, entre outros. Dessa forma a lavoura fica vulnerável ao estrago (Dt 28.21; I Rs 8.37; Am 4.9; Ag 2.17). O clima seco e solo muito úmido e a geada, dificulta ainda mais o trabalho do agricultor. Não obstante mesmo com todas essas dificuldades eles não desistem de agricultar e esperar o precioso fruto da terra (Tg 5.7). Eles provêem todos os meios para minimizar os problemas.

Se o agricultor refletisse nos impedimentos ou ficasse olhando para o tempo jamais semearia (Ec 11.4-6). Persistir é imprescindível

Aplicando a vida diária.
Jamais devemos ser vencidos pelos impedimentos, mas sempre ter a confiança que iremos superá-los (Ne 6.1-3). Se você tentou fazer algo de bom e não deu certo, não tenha o pressentimento que tudo continuará dando errado, pois um pequeno erro deve ter acontecido no planejamento ou na execução (Ec 10.1), contudo esse é um bom motivo para você recomeçar de maneira mais planejada e cuidadosa (Lc 5.5).

Em cada fracasso, um aprendizado, continue persistindo. Thomas Edison - o inventor da lâmpada tentou aproximadamente 600 vezes para poder conseguir a primeira lâmpada. Henry Ford – Foi o pioneiro na fabricação de carros em série. Foi à falência cinco vezes antes de ser bem-sucedido nos negócios. Em relação às modernas tecnologias elas vêm se aprimorando a cada dia e tudo isso não passa de ensaios para os novos avanços.

Agradecemos a Deus pelas novas ocasiões que Ele nos faculta para recomeçar.

As novas oportunidades podem ser um começo de uma grande vitória. Reiniciar é querer fazer certo e melhor. Pois ninguém é tão perfeito que não erre, em cada erro um aprendizado.

Uma criança treina muito para poder ficar em pé e andar, seja você persistente como Tomaz Edson e a criança que persiste em andar. As pessoas que desistem daquilo que faz, não chegam a lugar algum, apenas se detém no tempo e sofrem as conseqüências no futuro lamentando por não ter tentado novamente.

“Mais vale a tristeza de ter tentado, do que a angústia de quem nunca tentou”

“Duas moscas caíram no leite, ambas nadaram, mais uma delas desistiu no meio do caminho e morreu, a outra continuou nadando até que o leite virasse coalhado para se salvar.”

O comodismo e o pessimismo são inimigos do nosso sucesso, eles ofuscam a visão de um futuro promissor, o medo e sentimento de perda invadem o ser humano de tal maneira a ponto de deixá-lo sem forças para lutar. Libertar-se desses entrelaçados de coisas deve ser do próprio indivíduo.

Impedimentos espirituais.
Na vida espiritual também existem os impedimentos e são ainda mais constrangedores. O pecado que tão de perto nos rodeiam é um deles (Hb 12.1b) nos impedindo de chegarmos a Deus, e quando não conseguimos superá-los as consequências são inevitáveis. O apostolo Paulo na sua carta aos efésios (Ef 6.10-18) recomenda-nos revestirmos de toda a armadura de Deus para vencer essa batalha espiritual travada por todos os santos, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais (Rm 8.37). Devemos persistir seguindo em busca do alvo (I Co 9. 24-27).

Estamos cercados de impedimentos como já foi comentado, entretanto todos os obstáculos devem ser vencidos na vida diária, sobretudo a vida espiritual, para isso é preciso confiar no Senhor e ser forte tendo bastante força de vontade, caso contrário, ficarás no meio do caminho sem alcançar o alvo (Hb 12.1-3).

“Não permita que os críticos roubem as suas forças ou tirem de você a sede de vitória. Enfrentem os gigantes e vença-os!”

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Foto