A TRANSFIGURAÇÃO

ESBOÇO 662
TEMA: A TRANSFIGURAÇÃO
TEXTO: MARCOS 9:4

            Jesus convidou em particular três dos seus discípulos para irem ao monte, posteriormente denominado de “o monte da transfiguração”. Esse episódio está registrado nos evangelhos sinóticos, ou seja, de forma resumida e semelhante em Mateus, Marcos e Lucas, esse foi um fato interessante, além de nos revelar algo sobre a pessoa de Cristo ainda nos trás outras lições importantes.

A escolha dos discípulos
Jesus havia chamado doze discípulos, todos eles estavam presentes no momento da escolha, escolheu apenas três deles, certamente eram os mais chegados, os próprios que escreveram os evangelhos estavam entre os doze, porém não foram chamados para o monte, mas somente Pedro que relatou na sua carta (2 Pe 1:16-18), Tiago e João. Havia particularidades que Deus o Pai e Jesus Cristo não participaram a todos, apenas grupos ou pessoas isoladamente, nem todos podiam ver e ouvir, não era descriminação deixar os outros sem participarem, isso era comum entre eles. Temos vários exemplos, mas apenas queremos destacar dois deles; Moisés quando subiu ao monte, o próprio Arão ficou de fora não podendo súber ao monte para aquele momento de intimidade de Moisés com Deus, onde a glória do Senhor apareceu sobre ele, o restante do povo ficou ao pé do monte. Jesus usou praticamente a mesma maneira convidou os três em partícula para subirem ao monte, e da mesma maneira quando subiu ao monte das oliveiras, pois entendemos que o Mestre tinha particularidades com seus discípulos, algumas questões tratava à parte com eles, também usou parábolas para expressar as suas verdades espirituais.

Transfiguração
Jesus metamorfoseado, no Gr “Metamórphosis” é uma mudança na forma e na estrutura do corpo, mas naquele momento foi muito mais abrangente porque envolveu profetas do passado que já estavam com Deus. Foi um momento de glória inacessível, pois os três discípulos viram Jesus completamente transfigurado, seu rosto brilhava como o sol na sua força, suas vestes reluziam como a luz, e ao virem isto Pedro, Tiago e João ficaram pasmado e cheio de temor porque viram que Jesus conversar com Moisés e Elias, simbolizava os profetas e a lei, eles conversavam a respeito iminente morte de Jesus (Lc 9:31) foi um momento de glória espantados diz: Mestre! Queres que façamos três tendas uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias? Eles não estavam em êxtase, mas em si, eles caíram por terra, Jesus olha para eles e dize-lhe: Não temais e ordenou-lhes que a ninguém contassem até o dia em que o ele não fosse ressuscitado (Mc 9:9).

            Esse episódio ocasionou uma convicção maior a respeito de Jesus que daquele momento em diante passaram a ter uma nova visão a respeito dele.  Os discípulos Pedro, Tiago e João participaram de momentos de glória com Jesus, evento jamais visto por eles, além de serem privilegiados na escolha feita pelo Mestre. Há momentos que Deus não compartilha algo que ele tenha a revelar aos seus, não revele as suas particularidades com quem Deus não repartiu, há revelações de Deus que são confidenciais e não devemos contar a ninguém, os discípulos foram recomendados a não contarem a ninguém aquele episódio, pois eles haviam contemplado a plenitude de Cristo e a sua relação com dois profetas Moisés e Elias. Deus quer nos revelar coisas mais profundas, mas precisamos estreitar os nossos relacionamentos com ele. Se chegarmos a ele, ele se chegará a nós.


Pr. Elis Clementino-Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto