MEFIBOSETE, UM HOMEM FRUSTRADO

ESBOÇO 686
TEMA: MEFIBOSETE, UM HOMEM FRUSTRADO
TEXTO 2 SAMUEL 9:1-13

            O texto em apreço nos mostra que uma frustração pode deixar seqüelas no ser humano para o resto da vida, a frustração é uma espécie de bloqueio psicológico impossibilitando o sujeito de enxergar, ou tenha uma visão otimista diante das circunstancias desagradáveis que lhes cercam. Destaco como exemplo o episódio na vida de Mefibosete, filho de Jonatas e neto de Saul.

I. Frustração
É um mal proveniente da falta de sucesso em algo que se previa ter êxito, é uma sensação de que algo bom tenha abortado. Algumas pessoas frustradas se sentem decepcionadas e improdutivas sem condições de retomar a auto-estima e enfrentar com coragem e determinação novos desafios (2 Sm 9:8).

II. A bondade de Davi
Havia algo em Davi que Deus muito se agradara, era a sua generosidade, um homem de coração bom, embora fosse um grande guerreiro no cumprimento da sua missão em defender Israel nas guerras. Quando Jonatas era vivo ambos fizeram um acordo de cuidarem da família um do outro caso viesse algum deles morrerem primeiro (pacto de Jonas com Davi), eram muitos os favores que Davi devia a Jonatas, inclusive ele livrou Davi das mãos do seu pai Saul.

III. O trabalhar de Deus
Deus trabalha por aquele que nele espera (Is 64:4), para todo propósito há um tempo determinado (Ec 3:1), Mefibosete era filho de Jonatas e neto de Saul, ele teria tudo para herdar o trono, mas algo trágico aconteceu com ele, quando criança caiu e ficou coxo dos pés, após a morte do seu pai e avô ele ficou desamparado, tomaram as suas terras, inclusive Ziba que era servo de Saul se apossou de boa parte delas. Mefibosete foi para Lo-Debar morar de favor na casa do seu tio Maquir, Lo-Debar era uma terra árida e muito seca, o que tornava ainda mais difícil a saída de Mefibosete de lá.

IV. Davi consulta Ziba
Após a morte de Saul Ziba continuou no palácio, era um servo da casa real, certo dia Davi se lembra daquele voto de fidelidade feito entre ele e Jonatas. Ao consultar Ziba pergunta: Há algum remanescente da casa de Saul para que eu possa honrá-lo? Ziba responde: Há sim o Mefibosete, ele é aleijado dos pés, essa foi uma resposta preconceituosa e de total desprezo por alguém filho do amigo do rei. (1) Ziba olhou para os defeitos de Mefibosete e não para as virtudes; (2) Ele era preconceituoso; (3) Tentou atrapalhar o que Deus tinha para Mefibosete; (4) Ziba subestimou Mefibosete, ele achava que aquela honra seria para ele que fora servo e Saul. Ainda hoje existem pessoas assim, se a glória não for para ele tenta atrapalhar para que não seja de ninguém. O rei honra a quem ele quer, e ninguém pode impedir.

V. O surpreendente convite
Ao ouvir Mefibozete o convite de Davi sentiu-se incapaz, o sentimento de inferioridade surgiu como resposta da sua frustração, certamente lhe veio à mente, como posso ser honrado dessa maneira? Um cão morto como eu? Sentar a mesa do rei e comer pão para o resto da minha vida? Receber de volta a minha herança? Quando o indivíduo é dominado por esse sentimento ele não espera que algo bom aconteça a seu favor.
           
Ainda hoje Deus faz coisas grandiosas, a um ele abate e a outro ele exalta, com frustração ou sem, com Ziba ou sem, ele faz. Não permita que o sentimento de frustração lhe tire a visão de ser honrado por Deus, somente ele é capaz de restituir tudo aquilo que você perdeu, jamais subestime a sua capacidade se você está nas mãos de Deus. Aquele “Ziba” que subestimou Mefibosete teve que se tornar servo dele e honrá-lo com todos os seus bens. Há pessoas que quando vamos consultá-las saímos mais tristes ainda, não consulte os Zibas que cruzam o teu caminho, mas aqueles amigos leais que somam ou lhe acrescentam algo de bom. “Deus muda situações”


Pr. Elis Clementino – Paulista -PE

Nenhum comentário:

Foto