O TRIUNFO DA FÉ

ESBOÇO 685
TEMA: O TRIUNFO DA FÉ
Habacuque 3:17-19

            O triunfo da nossa fé depende da maneira e em quem estamos depositando-a. Muitos fazem uso da fé em algo incapaz de realizar qualquer obra em seu favor, outros põem em Deus, mesmo sem vê-lo, estes são considerados bem-aventurados “bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20:29). Os que depositam em Deus a sua confiança jamais ficarão sem resposta. A fé é abstrata e está ligada a alma e o espírito humano, a fé viva em Deus não se manifesta isoladamente sem conexão com ele, quem tem fé em Deus crer que ele existe e é galardoador dos que o buscam (Hb 11:6). Aqueles que vivem e morrem firmes na fé se regozijarão na salvação final que está garantida em Cristo que é o nosso maior tesouro.

Sobre a fé
O escritor aos hebreus explica a natureza da verdadeira fé, não daremos uma definição, mas uma pequena descrição sobre ela.

(1) A fé é a confiança naquilo que não se vê, (Hb 11:1), pois podemos crer pela fé o que não podemos ver. Ela se desenvolve ainda mais quando passamos a ter uma experiência mais profunda com Deus e através da sua palavra “o crer vem pelo ouvir” principalmente em relação à salvação das nossas almas em Cristo.

(2) A fé não pode ser explicada de forma natural como ela funciona e de que maneira ela se processa e se manifesta na mente humana, ela não é meramente um pensamento positivo como alguns dizem, pois a mente humana está concatenada com o mundo espiritual, ela pode se manifestar de maneira construtiva e destrutiva, ou seja, tanto para o bem, quanto para o mal, depende de como usá-la e a quem ela está direcionada. Uma mente carregada de maldições é capaz de influenciar na vida das pessoas, principalmente no uso de uma fé maléfica sobre as pessoas.

(3) A fé não somente é para se obter milagres divinos, mas também como forma de demonstrar a sua crença e confiança em Deus. É através da que podemos se justificados, como foi Abraão (Rm 4:1-3).

Estimulando a fé em Deus
O escritor estimula a nossa fé descrevendo sobre inúmeras pessoas que viveram essa vida de confiança, indivíduos que não retrocederam mesmo diante dos seus oponentes mantendo-se firmes (Hb 11:1-40). Os verdadeiros crentes não recuam (Hb 10:26-31), lembremos  das palavras de Habacuque (Hc 2:3; Hb 10:38,39) e seguir em frente até o final como fizeram aqueles heróis, dos quais o escritor apresentou a vida de fé quando muitos deles foram submetidos a humilhações e martirizados a fio de espada, contudo continuaram firmes e da fraqueza eles tiraram força (Hb 11:34). 

            Tomemos como exemplo as lições de fé daqueles grandes heróis do passado. Muitos cristãos sabem que ainda serão submetidas as mais duras provações por professar a sua fé em Cristo, visto que a nossa fé viva se manifesta quando focadas em Deus. Não são as coisas efêmeras desta vida que nos levam a acreditar em Deus, mesmo que tudo falte a nossa fé deve triunfar. A alusão da figueira, da oliveira, dos cereais e dos rebanhos abrangendo toda produção agrícola, dos quais a nação dependia (Hb 3:17-19), e a invasão dos inimigos certamente destruiriam todo fruto de um longo e exaustivo trabalho, árvores e colheitas, bem como os animais, mas isso não seria o suficiente para apagar a chama da fé, mediante toda ruína descrita o profeta estava confiante “Todavia eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação.” (Hc 3:18). Só há duas expressões fortes e diferenciadas na bíblia a respeito da fé declarada verbalmente que eu considero, principalmente quando tudo acaba a de Habacuque “Ainda que a figueira não floreça, não haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, nos corrais não haja vacas, as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, todavia eu me alegrarei no Deus da minha salvação.” e a de Jó “Nu sai do ventre da minha mãe, nu tornarei para lá, o Senhor deu o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor.


Pr. Elis Clementino-Paulista-PE

Nenhum comentário:

Foto