ESBOÇO 736 O MILAGRE DO SAL

ESBOÇO 736
TEMA: O MILAGRE DO SAL
TEXTO: 2 REIS 2:19-21

            O sal não tem como finalidade tornar água ruim em boa e tão pouco tornar a terra estéril em fértil, ele tem duas propriedades que lhes são peculiares CONSERVAR E SALGAR, de igual modo no sentido comum para o uso nos alimentos quanto no espiritual.

1. Os milagres divinos
Deus sempre se utilizou de homens e de métodos simples para realizar grandes milagres, podemos ver isso em toda trajetória do povo de Deus, desde a peregrinação no deserto até a chegada em Canaã. Deus abriu o mar vermelho se abriram (Ex 14:21); As águas amargas de Mara se tornaram doces (Ex 15.22-25); Deus fez chover cordonizes para saciar a fome do seu povo (Ex 16:9-15); Deus enviou maná para alimentar o povo (Ex 16:16-21; Sl 78:24); O Senhor fez sair água da rocha (Nr 20:11); Rio Jordão nos dias de Josué (Js 3:16,17). Deus continuou a operar milagres nos dias dos seus profetas.

2. Milagre através do profeta Elizeu
2.1. O milagre do Sal
Não há nada tão belo que seja totalmente completo. A Cidade de Jericó era bem situada, porém duas coisas eram imprescindíveis para a sobrevivência: água para beber e a terra para produzir frutos. Era uma situação gerada pela própria natureza, quadro impossível de ser revertido, um milagre teria que acontecer para que as águas e a terra fossem saradas. Chegando Elizeu à cidade recebeu a noticia de como era a situação “Eis que é bem situada esta cidade, como vê o meu senhor, porém as águas são más, e a terra estéril. Ele disse: trazei-me um prato novo e ponde nele sal. E lhe trouxeram. Então, ele saiu ao manancial das águas e deitou o sal nele; e disse: Assim diz o SENHOR: Tornei saudáveis estas águas; já não procederá daí morte e nem esterilidade” (2 Rs 2.19-21).

3. No sentido espiritual
3.1. Dar sabor
3.2. Conservar
Sobre essas duas utilidades do sal “dar gosto e conservar”, Jesus fez uma magnífica ilustração espiritual sobre a qualidade do cristão em relação ao mundo pecaminoso, e sobre os efeitos do sal, quanto a isso ele conclui dizendo: “Vós sois o sal da terra” (Mt 5:13,14). Ora! O sal somente produzirá efeitos se tiver boa qualidade, referindo-se ao crente que tem uma vida digna e exemplar, esse modo de vida tem uma grande influência no estado pecaminoso que atualmente vive o mundo. O cristão deve ser o sal em ação, e se esse for insípido (sem gosto) com que há de salgar? A Igreja tem um papel vital e abissal na terra, ela é o sal em ação.

Vivemos num mundo apodrecido pelo pecado, e por isso devemos ter a eficácia do sal para transformá-lo, pois ele está como Jericó, a terra era estéril e a água ruim, em todos os aspectos o mundo atual precisa de um milagre. O sal da mudança somos nós, não podemos nos negar de levar ao mundo o sal que é o antídoto da putrefação. As nossas ações devem ter as mesmas utilidades do sal, “salgar e conservar” evitando que apodreça ainda mais. O nosso sal não é para estar somente no saleiro, mas ser espalhado para salgar o mundo apodrecido. Deus te use irmão como SAL.           

Pr Elis Clementino -Paulista-PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto