ESBOÇO 737 O AMOR FRATERNAL ENTRE IRMÃOS

ESBOÇO 737
TEMA: O AMOR FRATERNAL ENTRE IRMÃOS
TEXTO: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivam em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho de Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre.” SALMO 133:1-3

            O texto sucinto salmo 133 inicia com uma interjeição, uma palavra designativa de alegria, de admiração, uma ordem, um apelo Oh! Esta é uma expressão do desejo de Davi em um dos seus cânticos dos degraus. Nele um dos seus maiores desejos de Davi é expresso nesse Salmo “a união entre irmãos”, pressuponho que ele próprio não tenha vivido isso na prática essa unidade entre seus irmãos após ser ungido a rei de Israel. Certamente este salmo fora escrito com a plena inspiração do Espírito Santo, porque ele nos leva a união fraternal e no Senhor.

1. A atualidade
1.1. A ausência do amor separa, o amor está ficando cada vez mais escasso, Jesus no sermão da montanha profetizou que nos últimos tempos por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriaria (Mt 24:12), esse tem sido um dos maiores sinais dos tempos, principalmente aonde não devia existir “entre os cristãos” e principalmente entre os líderes religiosos, como podem ser unidos se disputam territórios? Como podem ensinar unidade vivendo em guerra? Por causa disso infelizmente o evangelho tem sido escandalizado, já não se convertem pessoas nos cultos como nos dias da simplicidade. O que acontece com os religiosos é que eles não se perdoam, outro grande sinal é a banalização a vida, esse é um sinal notável em todo mundo, a vida tem menos valor do que terra, dinheiro, petróleo, fama etc. Por elas os homens denigrem, matam e destrói, esse é o quadro atual da humanidade. Finalmente o mundo está em crise em todas as áreas até a natureza está respondendo as provocações e as indiferenças de maneira diferenciadas ao próprio homem.

2. As benfeitorias do amor fraternal
2.1. É agradável, sensação de prazer, deleite e felicidade.                                                                       
2.2. Produz crescimento em todas as áreas
2.3. É como o óleo, o óleo suaviza e facilita nos bons relacionamentos, sinal da aprovação divina sendo derramado suavemente sobre a cabeça e as vestes de Arão, tipifica a unção divina sobre os unidos em amor através de Cristo, também simboliza o Espírito Santo derramado nos corações (Rm 5:5).
2.4. É como o orvalho de Hermom.
O monte Hermom é uma benção para a região de Israel, ele é coberto pelo orvalho e o tempo todo desgelando água alimentando o solo da região produzindo bênçãos e vida, assim como o orvalho encobria todo o monte assim o amor de Deus nos cubra e produza amor e a unidade entre os irmãos.

            Devemos recomeçar e voltar ao primeiro amor, pois já estamos muito distante de como começamos por causa do orgulho, a simplicidade e a humildade que tínhamos se perderam pelo meio do caminho, agora devemos agir como fez a mulher que perdeu a dracma dentro da sua própria casa, ela mesma foi a procura, assim sejam procurados os valores morais e espirituais que foram deixados para trás. Esse é o meu conselho para os líderes grandes e pequenos, que eles se voltem para Deus, se humilhem perante ele para alcançar misericórdia enquanto há tempo. Saiba que nenhuma oferta é aceita por Deus se não estivermos em comunhão com os nossos irmãos, Jesus nos ensinou o caminho da reconciliação (Mt 5:23,24), vamos por em prática na vida cristã, mas a questão é: Quem quer?

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto