ESBOÇO 738 RAABE, UMA MULHER RESTAURADA

ESBOÇO 738
TEMA: RAABE, UMA MULHER RESTAURADA
TEXTO: JOSUÉ 2:1-18

                Todo ser humano encontra uma oportunidade e através dela muitas coisas podem mudar em sua vida, para algumas pessoas basta apenas uma ocasião para realizarem grandes mudanças, inclusive no seu estilo de vida. Na Bíblia Sagrada encontramos a história de uma mulher RAABE que teve a sua vida completamente restabelecida através de uma atitude nobre para os espias de Josué, escondendo-os em sua casa, essa foi apenas uma oportunidade por ela não desperdiçada. Geralmente as oportunidades que temos não se repetem nas mesmas proporções, foi uma decisão ariscada, a sua louvável ação lhe trouxe muitos benefícios entre eles a salvação da sua família e a acessão do seu nome na árvore genealógica de Jesus Cristo. Falaremos nesse mote sobre os dois espias de Josué, de Raabe, as suas características, virtudes e recompensa.

1. Os dois espias
1.1. Josué envia dois espias a Jericó, eles encontraram na casa de Raabe se abrigando por serem perseguidos, ela os escondeu, pois eles podiam serem presos ou até mortos pelos homens que estavam a procura deles, diz-se que ela mentiu, mas pela sua situação espiritual nada acrescentaria mentir ou não, negar ou não negar que os espias não estavam em sua casa (Js 2:3,4). (Deus não leva em conta o tempo da ignorância, contanto que o homem se arrependa), a atitude de compaixão de Raabe salvou aqueles homens. Existem ações de nossa parte que as pessoas podem não ver, mas Deus ver e leva em consideração e resolve nos abençoar por aquele ato.

1.2. Os espias o fizeram saber toda trajetória do povo hebreu durante a sua peregrinação no deserto e como o Senhor os tirou da escravidão do Egito, ela creu que toda aquela ação teria um propósito. Na ótica humana tem coisas que tem tudo para dar errado, mas quando Deus entra em ação termina tudo certo.

1.3. O reconhecimento, o temor de Raabe e o seu pedido de proteção.
Ela reconheceu aqueles dois espias da história contada pelos espias (Js 2:9-11), e implora pela sua segurança e da sua família (Js 2:12,13) e eles responderam com um restrição, isso significa que Raabe teria que fazer a sua parte “fechar a boca e não denunciá-los” (Js 2:14). Há propósitos de Deus para conosco que não podemos contar a ninguém, porque quem ouvir pode não crer e procurar atrapalhar para que Deus não cumpra seus desejos sobre vós, mas quem pode impedir aquilo que o Senhor já determinou? “Porque o Senhor dos exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás? No ano em que morreu o rei Acaz, foi dada a sentença.” (Is 14:27,28), mesmo que tenha que morrer o Acaz se estiver atrapalhando, mas Deus cumpre o seu propósito.

2. As características de Raabe
2.1. Falamos sobre a chegada dos espias na casa de Raabe, menos das suas características:
a) Seu caráter pecadora;
b) A sua moradia, em cima do muro de Jericó.
2.2. As suas virtudes
a) Recebeu a advertência divina através dos mensageiros “espias”;
b) Em esperança creu na mensagem através da sua fé;
c) Protegeu escondendo os espias dentro da sua casa;
d) Foi salva pela sua obediência.
2.3. A sua recompensa
a) Com proteção pelo fio de escarlate na janela da sua casa, isso tipifica da proteção do sangue do cordeiro;
b) Raabe teve seu lugar na arvore genealógica de Jesus Cristo, a maior honra que uma mulher pode alcançar após a mudança.

   Toda mudança tem um ponto de partida, ninguém muda a sua vida sem uma razão, finalmente todos sabem por que desejam mudar. Não há nada que impeça uma pessoa mudar e melhorar o seu modo de vida quando ele quer, basta ter força de vontade e seguir alguns princípios que são fundamentais para facilitar a sua mudança. As oportunidades não podem ser desperdiçadas, Raabe não deixou passar, mas abraçou com garra e determinação, ela protegida teve a oportunidade de habitar entre os israelitas. “Após a conquista de Jericó, a vida de Raabe foi preservada juntamente com a sua família e após a destruição de Jericó Raabe habitou entre os Israelitas e casou-se com Salmom. Deus a luz Boaz que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus.” (Mt 1:5) (Não há gente tão ruim que não possa ser mudada).

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto