ESBOÇO 739 OS PRAZERES EFÊMEROS

ESBOÇO 739
TEMA: OS PRAZERES EFÊMEROS
TEXTO: “Mas principalmente aqueles que correm com desejos impuros atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade. Audaciosos, arrogantes, não temem falar injuriosamente das glórias,”  2 PEDRO 2:10

                Os seres humanos vivem em busca do prazer, ou seja, aquilo que satisfaça seus desejos, com a finalidade de amenizar as suas dores e sofrimentos, para o homem a busca do prazer é o único caminho para a felicidade. A filosofia epicurista define que o prazer para ser um bem ao homem é necessário que haja moderação. Nesse mote quero de maneira sucinta e empírica discorrer sobre a visão dos prazeres da carne, os meios pelos quais os homens lhes buscam e a insensatez humana em relação aos prazeres carnais.

1. A visão sobre os prazeres da vida
Alguns homens que tiveram uma vida piedosa, e em certos momentos tiveram uma visão distorcidas sobre a prosperidade dos ímpios e como eles gozavam das suas riquezas, em face aos seus sofrimentos, Jó via a prosperidade dos ímpios como algo bom em contraste a sua dor, (Jó 21). Davi via a prosperidade dos ímpios como uma armadilha para eles próprios (Sl 37:1,2); Asafe também via a prosperidade dos ímpios se deslumbrarem sobre a terra, e ao ver isso quase desvanecia na fé e da sua fidelidade por tanto ver a felicidade dos ímpios nos prazeres das suas riquezas, porém em sua oração Deus mostra-lhe o fim daqueles que tiveram a vida toda de prazeres e prosperidade(Sl 73:2-28). Conclui-se que: O prazer e a felicidade não estão nas riquezas e nem nas coisas efêmeras desta vida.

2. Meios pelos quais os homens buscam os prazeres
Há muitos meios pelos quais os homens buscam o prazer, embora saibam que todos os prazeres são efêmeros ou passageiros. Quaisquer que sejam as fontes de prazeres passam; as bebidas, as drogas, diversão, sexo, prazer nos sofrimentos alheios, e qualquer outra fonte de prazer, elas quando passam os efeitos a pessoa recobra as condições anteriores e vem à insatisfação e a necessidade de regressar outra vez as mesmas fontes de prazeres, ele se torna dependente e escravo daquele tipo de prazer. O prazer espiritual é motivado pela presença de Deus, quando isso lhe falta o indivíduo passa a ter uma crise existencial que quando os prazeres da carne não mais resolvem é um momento no qual o indivíduo questiona os próprios fundamentos da sua vida: se esta vida possui algum sentido, propósito, ou valor.” https:pt.wikipedia: “O prazer não é um mal em si; mas certos prazeres trazem mais dor do que a felicidade” Epicuro.

3. A insensatez humana
A ilusão faz com que os insensatos busquem os prazeres sem se importar com o que ele pode trazer depois “Se escolheres o prazer, conscientiza-te que atrás dele há alguém que só te trará atribulações e arrependimento.” Leonardo da Vinci. “Se um homem pudesse ter metade dos seus desejos realizados, teria mais aflições do que prazeres.” Benjamim FranKlin. (Não sejamos escravos dos desejos corruptos). (Lembre-se que o prazer pode durar apenas um instante, e as sequelas para o resto da vida.)

O que adianta um minuto de prazer e uma eternidade de sofrimentos, por causa de vinte segundos de prazer em um ato sexual você pode perder muitas coisas na vida, com apenas cinco minutos de prazer, faz você perder algo relevante que fora edificado com muitos sacrifícios e dores através de vários anos de trabalho. Na vida religiosa acontecem as mesmas coisas do que falamos anteriormente. Por um descuido e um momento de prazer com Bate-Seba, Davi se achou em lágrimas e dores além da espada do Senhor entrar em sua casa (2 Sm 11:1-4, 27; 12: 1-12). (O instinto da mente humana é desejar os prazeres que lhes são proibidos, por isso é preciso que o indivíduo tenha controle sobre seus anseios). Os prazeres carnais têm feito com que muitos homens de Deus perdessem o seu ministério, não há dor maior do que a queda de um PROFETA do Senhor, por essa razão as cartas de Paulo a Timóteo tratavam do cuidado que o jovem obreiro devia ter na sua carreira ministerial (I Tm 4:16). Nas escrituras a carne representa as nossas fraquezas, a parte que deseja o pecado, há uma batalha travada entre a carne e o nosso espírito, enquanto a carne quer sentir prazer em pecar, o nosso espírito deseja fazer a vontade de Deus (G 5:16,17). Busquemos os prazeres que não nos causem prejuízos tanto para a nossa vida moral quanto espiritual, embora se saibam os prazeres da carne são passageiros, mas os prazeres espirituais além de nos proporcionar gozo, paz e alegria no Espírito Santo, ainda nos conduzem a eternidade com Deus, por isso reduzimos o nosso corpo servidão “Mas esmurro o meu próprio corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de haver pregado aos outros, eu mesmo não venha ser reprovado.” (I Co 9:27).

Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto