ESBOÇO 740 O ATLETISMO CRISTÃO

ESBOÇO 740
TEMA: O ATLETISMO CRISTÃO
TEXTO: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo a servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (I Coríntios 9:24-27).

                Não pode haver a verdadeira liberdade sem controle, a carne procura resistir os limites da liberdade, Paulo enfatiza o seu próprio controle. No texto ele traça uma analogia entre a carreira cristã na propagação do evangelho e a de um atleta no estádio, onde todos correm para alcançar o alvo. É importante saber que algumas etapas são fundamentais para se alcançar o prêmio, portanto levemos em consideração que a conquista do prêmio é individual (I Co 9:24. Discorreremos nesse assunto sobre a conduta do atleta para conquistar o prêmio,

1. Origem das Olimpíadas
Os gregos criaram os jogos olímpicos aproximadamente em 2500 a.C. antes eles faziam homenagens ao seu deus Zeus com as competições, mas somente em 776 a.C., foi que ocorreram as primeiras competições olímpicas organizadas com a participação dos atletas de diversos lugares, essas competições foram se espalhando pelo mundo e hoje temos as grandes olimpíadas a nível mundial. Pressuponho que Paulo tinha pleno conhecimento dessa modalidade de jogos e como funcionavam as competições e se utilizou da maneira como se comportavam os atletas e nos trazer uma lição espiritual (I Co 9:24-27).

2. A conduta do atleta
Os competidores deveriam submeter-se a um conjunto de regras para competir com outros atletas para levar o prêmio, portanto algumas regras eram essenciais para essa competição:
2.1. Lutar com propósito (1 Co 9:24), sem ele não chegaremos a lugar algum.
2.2. Ter domínio próprio, o atleta se abstém de tudo que o impeça de competir (I Co 9:25);
2.3. Correr sem perder o foco, sem ele a carreira é inserta e perca de tempo, ninguém que milita se embaraça com negócios dessa vida, e se alguém não é coroado é porque não militou corretamente (1 Co 9: 26; 2 Tm 2:4);
2.4. Subjugar o seu próprio corpo, os atletas devem submeter-se a servidão para não ser reprovado (1 Co 9:27);
2.5. Qualificar-se com legitimidade, na competição atlética há muitos que não ganham com legitimidade, alguns deles são pegos no antdoping teste para comprovar substancias químicas que estimulem os atletas durante a competição (2 Tm 2:5). (Lutar com legitimidade é vencer com dignidade.)

O evangelho é o único caminho que nos conduz ao premio final, a recompensa divina. Paulo não se refere à busca das coisas dessa vida, cada um deve se esforçar o máximo para conquista o premio mais valioso no final da carreira “a coroa da justiça” (2 Tm 4:7,8). Somente serão contemplados aqueles que lutarem legitimamente, os que correm de maneira incerta nada conquistam, devemos nos esforçar incansavelmente em prol do desenvolvimento do evangelho, mesmo sabendo que estamos engajados numa grande batalha espiritual, não devemos recuar diante dos intensos obstáculos até que seja cumprida a sua carreira. Deus não é injusto para se esquecer do seu trabalho, a sua recompensa vem dele (Hb 6:10), se esforce para agradar aquele que lhe alistou para a guerra (2 Tm 2:4). (Somente descobrirás o teu verdadeiro potencial quando encontrares os teus limites, pois eles ti mostram o quanto és fraco.)

Pr. Elis Clementino- Paulista –PE

AD Excelência 

Nenhum comentário:

Foto