ESBOÇO 746 FILADÉLFIA, UMA IGREJA DIFERENTE.

ESBOÇO 746
TEMA: FILADÉLFIA, UMA IGREJA DIFERENTE.
TEXTO: APOCALIPSE 3:7-11

            Nada há mais difícil do que a manutenção da fé em Deus, principalmente em tempos difíceis, entre todos os combates esse é o mais abstruso, porque nessa batalha não podemos usar as armas que são comumente usadas nas guerras. A batalha espiritual é diferente, usamos as armas do Espírito conforme registrou Paulo na sua carta a igreja de Efésios (Ef 6:12). Quero destacar nesse assunto a Igreja de Filadélfia pelas suas qualificações, por ser uma Igreja que pelejava pela fé em Cristo, e pela sua fidelidade recebeu a aprovação do Senhor conforme descreveu João Evangelista na carta.

1. A missiva divina
João, o Evangelista estava exilado na Ilha de Pátimos, vítima das perseguições do Império Romano, lá no exílio teve uma grande revelação de Jesus Cristo sobre o que estava acontecendo com as igrejas da Ásia e sobre as últimas coisas. Foi ordenado que João escrevesse cartas as sete igrejas, elas eram vistas pelo Senhor como as sete estrelas e os sete castiçais de ouro, o que representava as igrejas e seus pastores “Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:” (Ap 2:1). As mensagens das cartas continham conteúdos diferentes, e cada uma delas correspondiam com a situação moral e espiritual das igrejas. A que mais se destacou no seu teor foi à dirigida a Filadélfia, e pelas suas qualidades recebera elogios do Senhor.

2. As características da Igreja de Filadélfia
Na carta expedida por João Evangelista à igreja de Filadélfia o Senhor revelou particularidades íntimas referente à sua situação moral e espiritual, uma carta magnífica cujas revelações somente o Senhor sabia, eu suponho que os cristãos ficaram surpreendidos e glorificaram a Deus por descobrirem o quanto o Senhor amava aquela igreja.

3. Conhecimento divino
3.1. Eu sei as tuas obras;
3.2. Guardaste a palavra da minha paciência;
3.3. Não negastes o meu nome.

4. A recompensa pela sua fidelidade
4.1. Uma porta que ninguém pode fechar;
4.2. Farei que te reconheçam;
4.3. Farei com que se próstem aos teus pés;
4.4. Saibam que eu te amo;
4.5. Livramento da hora da tentação.

5. A vinda do Senhor
As boas qualidades que possuía a Igreja de Filadélfia deveriam ser guardadas para não perder o galardão. A fidelidade a Deus é o meio pelo qual chegaremos à presença de Deus, não somente a igreja de Filadélfia, mas a todos os cristãos no mundo, as igrejas contemporâneas devem seguir o mesmo exemplo da igreja de Filadélfia.

            Em meios as turbulências da vida somada aos ataques de Satanás é uma grande batalha para manter a vida de santidade e permanecer de pé na presença de Deus. Devemos nos revestir de toda a armadura de Deus e guardar os nossos valores que são exigidos por Deus para chegarmos ao final da carreira, e finalmente alcançar a coroa da justiça que o reto Juiz nos prometeu. “Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.” (Ap 3:11). Se formos fieis ao Senhor ele nos recompensará como fez com a igreja de Filadélfia, abrindo portas e nos exaltando perante os nossos inimigos.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto