ESBOÇO 747 DETERIORAÇÃO ESPIRITUAL

ESBOÇO 747
TEMA: DETERIORAÇÃO ESPIRITUAL
TEXTO: “Tua prata tornou-se escórias, o teu vinho se misturou com água.” Isaías 1:22.

                A deterioração acontece a través da mistura entre duas ou mais substâncias. As fusões de alguns materiais podem dar certo, outras não, principalmente quando se trata de idéias e pensamentos humanos. A junção entre dogmas e credos religiosos com rituais africanos não dão certo. De maneira simples e sem pormenores exponho o meu ponto de vista ao refletir um pouco sobre sincretismo, e ecumenismo religioso e os resultados dessa mistura.

1. Sincretismo e Ecumenismo religioso
1.1. Há dois caminhos para enfraquecer uma denominação cristã, o sincretismo e o ecumenismo, compartilhar doutrinas e credos diferentes é praticamente impossível dar certo. Martinho Lutero ao reconhecer as verdades bíblicas sobre a fé, entre outros acontecimentos que fugiam dos princípios bíblicos fez a reforma protestante finalizada com as 95 teses em 31 de outubro de 1517.

1.2. O sincretismo é a junção de dogmas e credos como já foi dito, no Brasil começou logo após a sua descoberta no século XV, devido à grande miscigenação das religiões, a mistura de catolicismo com os rituais africanos se deu por causa dos escravos.

1.3. O ecumenismo é o apelo à unidade de todos os povos contido na mensagem do evangelho, ou a união de todas as igrejas cristãs. A visão do catolicismo está voltada para as igrejas cristãs separadas dele, as Igrejas Ortodoxas e as protestantes, no entanto a visão principal é abrir diálogo entre as religiões cristãs, certamente há uma intenção por trás desse movimento “um só povo um só rebanho”, mas quem liderar esse movimento?

2. As profecias bíblicas
O sincretismo foi criado pela igreja católica, o ecumenismo ela incorporou através do Papa Paulo IV em 1964 definindo como um movimento gerado pela graça do Espírito Santo, daí algumas igrejas começaram a aderir e juntar-se ao movimento, porém outras não, as que não participam tem uma visão sobre o que está escrito em (Ap 13:11,12), sobre o falso profeta, esse entendimento surgem mais por parte dos pentecostais e neopentencostais. É necessário entender que com a junção acontecem as perdas de valores, isso é imprescindível para o catolicismo e outras religiões (As fusões de elementos enfraquecem as suas essências, mas evidenciará a criação de outra). A hibridez está conquistando espaço em todo mundo, inclusive nos veículos que funcionam a combustível e energia, no entanto uma dos dois elementos prevalecerá em funcionamento, assim é a fusão entre religiões, e até quando usam as mesmas siglas, mas com credos diferentes.

3. Resultado das misturas
As misturas de religiões geralmente resultam em problemas. O povo hebreu quando se uniam a outras religiões eles aderiam os mesmos costumes, onde Deus exigia separação espiritual (Lv 20:26), as associações inconvenientes resultava no desvio de conduta do povo de Deus. Na mensagem do profeta Isaías o povo de Deus estava completamente misturado com os pecados dos demais povos, a partir dessa mistura aderiram também o culto aos deuses pagãos “idolatria”, ai está o perigo de uma fusão religiosa (Is 1:22; Jr 7:26; Ez 22:18). A recomendação paulina é não se associar “Não vos prendais a um jugo desigual” (2 Co 6:14; I Jo 1:1-10).

                A separação espiritual é necessária, uma das exigências de Deus para o seu povo é não se misturar com os ímpios (Ex 23:2; 34:2; Sl 1:1; Pv 1:15; 14:14; 22:24; 23:6; 24:1; I Co 5:9,11; 2 Co 6:14). As associações más devem ser evitadas por todos quantos desejarem viver uma vida em Cristo, estes devem aparte-se da injustiça, “Que comunhão há entre as trevas e a luz?” É necessário entender que essa separação seja de maneira inteligente sem fanatismo, e isenta de qualquer tipo de agressividade a essa ou aquela denominação, o normal é que todos tenham a liberdade de escolha, essas sejam respeitadas. A contenda de qualquer natureza é prejudicial e culmina com o radicalismo religioso, se assim for não amará o próximo por essa diferença. As denominações cristãs devem respeitar-se, é um principio cristão, não importa se essa ou aquela denominação, a paz é imprescindível para esse equilíbrio. É triste saber que todos os pastores se digladiarem quando a maioria deles é de denominações co-irmã, muitos deles intrigados um com outro, isso é vergonhoso, Deus nos guarde sempre desse mal.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto