ESBOÇO 748 PROTEGENDO-SE DO INIMIGO

ESBOÇO 748
TEMA: PROTEGENDO-SE DO INIMIGO
TEXTO: “Sede sóbrios; vigiais; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramindo como um leão buscando a quem possa tragar.” I Pe 5:8

                Em qualquer tipo de luta nessa vida é preciso o indivíduo estar preparado para os combates, caso contrário será derrotado. Na vida cristã além das batalhas do cotidiano enfrentam-se ainda os combates espirituais. O Apóstolo Pedro com muita propriedade ele descreveu que o crente deve ser sóbrio, porque o adversário tenta constantemente o destruir (I Pe 5:8), por outro lado o Apóstolo Paulo descreveu a maneira de combatê-lo (Ef 6: 10-18). Dentro desse contexto de maneira sucinta serão comentados alguns detalhes importantes.

1. A batalha espiritual
A idéia que se tem de uma guerra com intensos combates durante os confrontos humanos são bem parecidos com uma batalha espiritual, porém as estratégias e as armas são bem diferentes das usadas no duelo humano. Ao definir uma batalha e outra logo se tem uma idéia que a guerra espiritual é muito mais perigosa, pois as conseqüências vão muito mais além, podendo comprometer o destino da alma.

2.  As fortalezas do inimigo
Satanás monta as suas fortalezas em volta do crente para tentar destruí-lo, essas fortalezas não podem ser destruídas facilmente, pois são dos seus fortins que ele ataca firmemente lançado as suas setas com o desejo de alcançar o crente. O contra-ataque não surtirá efeitos se não forem com as armas adequadas para essa peleja.

3. Quais são as armas da peleja?
O Apóstolo Paulo escrevendo a igreja de Coríntios ele mostrou que para lutar contra as fortalezas do inimigo somente deve ser usadas as armas do Espírito, “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para a destruição das fortalezas” (I Co 10:4).
4. Estratégias de defesa
4.1. Não dês lugar ao diabo (Ef 4:27).
4.2. Fortalecer-se no Senhor;
4.3. Tomar toda armadura de Deus;
4.4. Cingir os lombos com a verdade;
4.5. Vestir a couraça da justiça;
4.6. Pés calçados;
4.7. Tomar o escudo da fé;
4.8. Tomar o capacete da salvação;
4.9. Tomar a espada do Espírito;
4.10. Vigiar em oração (Mt 26:41; Ef 6;18).

5. A desatenção do cristão
Sabe-se que em uma guerra ninguém deve está desatento, a desatenção faz com que muitos guerreiros sejam feridos e até mortos. Em uma guerra espiritual o cristão necessita de muito mais atenção, pois o inerte será facilmente alvejado, porque o diabo anda a procura de oportunidades e o descuido é uma delas, “Sede sóbrios; vigiais; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramindo como um leão buscando a quem possa tragar.” (I Pe 5:8). Um cristão desatento no seu cotidiano com certeza sofrerá os prejuízos, já em relação à batalha espiritual as perdas serão maiores, porque o inimigo não vem somente para roubar, mas também destruir (Jo 10:10).

                Os maiores inimigos dos cristãos são os espirituais, que invisivelmente armam laços de maneira sutil para prender os pés daqueles que dão ocasião. O indivíduo com os pés presos não caminha e nada produz, por isso a nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue (Ef 6:12). Estejamos preparados com as armas do Espírito para vencê-lo, pois estamos engajados nessa peleja e não podemos recuar. Todo preparo nos foram oferecidos por Deus para vencermos.

“O destruidor subiu contra ti. Guarda tu a fortaleza, vigia o caminho, fortalece os lombos, reforça muito o teu poder.” NAUN 2:1

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto