ESBOÇO 749 VIVENDO PELA FÉ

ESBOÇO 749
TÍTULO: VIVENDO PELA FÉ
TEMA: "O JUSTO VIVERÁ DA FÉ" Hc 2:4.

                O que se entende sobre viver pela fé? Muitos cristãos na sua simplicidade pronunciam estou vivendo pela fé, quando ele não tem a mínima idéia do que é realmente viver somente pela fé (Hc 2:4), muitas vezes expressando isso rodeado de privilégios, viver pela fé é permanecer firme crendo em Deus quando todos os recursos humanos se esgotarem, e o crente não ver mais saída “nem pão e nem água no odre”, daí ele passa a viver unicamente pela fé esperando na provisão divina. Viver pela fé foi também uma expressão paulina quanto a sua teologia da justificação (Rm 1:17; Gl 3:11; Hb 10:37-38), palavras que motivam todo crente a viver pela fé, principalmente nos momentos mais difíceis da vida. “A fé é o alimento da alma e a esperança da vida” Sebastião Wanderley.

1. A definição da fé conforme a Bíblia
1.1. Na carta aos hebreus a fé é definida como o firme fundamento e a certeza das coisas que não se vêem (Hb 11:1). A fé é uma das três virtudes teologia, amor, fé e esperança. A fé consegue enxergar o que os olhos naturais não conseguem, ela é a ancora da alma (Hb 6:19). “Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.” Roberto S. “Tudo é possível ao que crer”.

1.2. A fé governa o nosso relacionamento com o Senhor, ou seja, ela é quem intermédia essa ligação entre o indivíduo e Deus, sem fé é impossível agradá-lo (Hb 11:6), porque é preciso que a pessoa creia que Ele exista e recompensa os que os buscam. O justo vive em contraste com os ímpios vivendo pela fé.

2. A fé do profeta
A fé em ação supera todas as dificuldades e expectativas humanas, mediante os castigos divinos, provavelmente toda nação sofreria, e a escassez seria inevitável, mas devemos ter em mente que nada abalará uma fé fundamentada
em Deus. Habacuque ao orar recebeu encorajamento divino, ele sentiu-se tão encorajado por Deus que nada mais ele temeria, e em quaisquer circunstâncias permaneceria firme Hc 3:17). Não há motivos para abandonarmos a Deus, venha o que vier, por isso é necessário tomar como exemplo a atitude de Habacuque, (1) Ainda que a figueira não floresça; (2) E não haja fruto na vide; (3) Ainda que o produto da oliveira falhe, não produzindo o azeite, isso tornava a região mais pobre; (4) De modo geral os campos não produzam mantimento, ou a agricultura falhe; (5) As ovelhas da malhada sejam arrebatadas, produção da lã comprometida para as vestes; (6) E nos currais não haja vacas, irmãos tudo isso é o que sustenta uma nação, esses são os principais produtos para manter a vida, sem isso seria somente miséria e fome. Concluiu a sua oração com a seguinte expressão: “Toda via eu me alegrarei no Deus da minha salvação.” Isso significa manter firme a sua fé em Deus.

                Quando depositamos a nossa fé em Deus e cremos que ele é o grande provedor, descansemos em suas promessas, pois sabemos que para ele nada é impossível. Irmãos não há motivos para que a nossa fé seja abalada, pois nada servirá de motivos para abandonarmos a Deus. A nossa fé não está fundamentada nas coisas materiais, embora o materialismo tenha tomado conta dos corações de muitas pessoas. Paulo de maneira muito segura enfatiza que nada nos separará do amor de Cristo (a) A tribulação, ou a angústia; (b) A perseguição; (c) A fome; (d) A nudez; (e) O perigo; (f) A espada. Em qualquer situação devemos permanecer fieis a Deus. Na realidade sentimos abalos por conta das circunstancias, porém não com o desejo de abandonar a fé. Devemos permanecer firmes, porque algo muito maior e melhor nos espera.

Pr. Elis Clementino – Paulista
AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto