ESBOÇO 750 OS DOIS CAMINHOS

ESBOÇO 750
TEMA: OS DOIS CAMINHOS
TEXTO: “Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo é o caminho que leva a perdição, muitos são os que entram por esse caminho. Porque estreita é a porta e difícil o caminho que conduzem à vida, apenas uns poucos encontram esse caminho!...” Mt 7:13,14
               
                Aonde quer que o homem vá existem caminhos, portas e limites diante dele, porém ele deve fazer as suas escolhas, somente ele tem o direito de escolher se esse ou aquele deve seguir, e que porta deve adentrar. O princípio da livre escolha foi estabelecido por Deus desde a criação do homem. A vida é feita de escolhas, mas algumas delas o homem não têm o direito de fazê-las.

1. Caminhos
Existem caminhos que podem trazer tanto a infelicidade quanto tristezas e perdição, mas a escolha é feita pelo próprio homem, porém todo homem está ciente sobre o resultado da escolha, ninguém é inocente “A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo à frente, inevitavelmente alguma coisa fica para trás.” Caio Franc. Abreu. Há caminhos que parecem direitos aos olhos do homem, mas são caminhos que resultam em coisas ruins e até morte. (Pv 14:1). A Bíblia trás advertências sobre as escolhas dos caminhos, elas devem ser feitas de maneira que promova felicidade e paz interior.

2. A Bíblia
Há dois tipos de maninhos são eles: O mau e o bom.
2.1. Caminho mau
Quanto o caminho mau a Bíblia enfatiza que devemos abandoná-los, (Is 55:7), os justos não podem andar por esse caminho. O caminho mau é o oposto dos bons, e aqueles que se desviarem do caminho mau e fizerem o que justo conservará a sua própria vida (Ez 18:27-32). Abandonar o caminho mau é possível, no entanto é preciso empregar grandes esforços, no entanto alguns conseguem, outros não “E Ele lhes exortou: Esforçai-vos por adentrar pela porta estreita, pois Eu vos asseguro que muitas pessoas procurarão entrar e não conseguirão.”(Lc 13:24), além de empregar esforços é preciso ter uma vida de renúncia, aquele que não renunciar o caminho pecaminoso não podem entrar no reino de Deus. Os caminhos da liberdade desmedida, violência, atentado contra a vida, prostituição, a sodomia, as blasfêmias contra os lugares santos e contra Deus, são frutos da carne (Gl 5:16-21), eles são atraentes, mas conduz a escravidão e a perdição. O homem quanto mais peca, mas aspira de pecar, um abismo chama outro (Sl 42:7a). “Se procederes bem, não é acerto que será aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Gn 4:7).

2.2. Caminho bom
Os caminhos bons são aqueles nos levam a produzir bons frutos, e são através deles que nos conhecerão “pelo fruto conhecereis a árvore” (Mt 7:16; Lc 6:44). Os bons frutos conduzem a vida em dois aspectos, morais e espirituais, seguir o bom caminho é se afastar dos caminhos maus e consequentemente dos que andam por eles “os ímpios”. Quando lemos o Salmo 1 e 101 podemos ver claramente o resultado dessa separação espiritual. O caminho do justo apresenta o Fruto do Espírito que é o oposto do que os caminhos dos ímpios apresentam “os frutos da carne”. A recomendação paulina foi: “Portanto, sai do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em nada que seja impuro, e Eu vos receberei.” (2 Co 6:17); “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e seus desejos.” (Gl 5:24).

                Amados diante de nós existem dois caminhos que foram postos para serem escolhidos “Eu pus diante de ti, a benção e a vida, escolhe, pois a vida para que vivas tu e a tua semente.”; “Para o entendido o caminho do céu é para cima, para se desviar do inferno que está em baixo”. O caminho da perdição não há nenhuma dificuldade em escolhê-lo, basta querer andar, e só, porém o caminho que constrói dentro de nós a dignidade, bondade, mansidão e os demais frutos do Espírito resultarão em vida eterna. O nosso caminho é Cristo, ele mesmo nos assegurou dizendo: “Eu sou o Caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (Jo 14:6), quem entra por esse caminho terá uma vida de santidade com acesso a Deus.

Pr. Elis Clementino – Paulista –PE

AD Excelência

Nenhum comentário:

Foto