ESBOÇO 800 INQUIETAÇÃO, ASSASSINA SILENCIOSA

ESBOÇO 800
TEMA: INQUIETAÇÃO, ASSASSINA SILENCIOSA
TEXRO: “Não estejais inquietos por coisa alguma...” Fp 4:6

                A preocupação tem sido uma das coisas que mais deixa os indivíduos apreensivos, é uma expectativa sobre algo que está para acontecer ou o anseio por algo que se deseja. As pessoas que vivem constantemente preocupadas têm sensações desagradáveis e podem sofrer as consequências como: o stress, desânimo e depressão, as pessoas nessas condições tornam-se improdutivas e incapazes de sozinhas reverterem à situação. A preocupação é uma assassina silenciosa, geralmente a preocupação se apresenta como uma espécie de medo de encarar as dificuldades e enfrentar os problemas.

O que é a preocupação?
Existem alguns sinônimos como: aflição, apreensão ou nervosismo e inquietação, para as pessoas se sentirem assim certamente há algo por trás disso. Muitas vezes o indivíduo não compartilha seus problemas com ninguém, e sobre ele permanecem uma carga ou um peso insuportável que em algum momento ele pode ter uma ação nociva contra ele, ou outras pessoas. A preocupação muitas vezes se manifesta no silêncio da noite quando o indivíduo se desliga das coisas externas e se concentra nos problemas que mais lhe preocupam, isso acontecem com pessoas de qualquer idade e níveis sociais, as causas são diversas, desde as mínimas as mais graves, as reações dependem de como reage o organismo do indivíduo.

Motivações
As preocupações acontecem por vários motivos, desde problemas familiares, conjugais, financeiros, entre outros. Os discípulos do Senhor estavam extremamente preocupados, imaginemos eles declarando ao mestre que haviam deixado as suas casas, famílias para segui-lo, a expectativa era do amanhã (Mt 19:27-30; Mc 10:28-31; Lc 6:23), ou seja, como seria dali para frente, principalmente após ouvirem do próprio mestre que posteriormente iria deixá-los (Mt 6:25-33). Mais tarde os crentes de filipos estavam preocupados com as dificuldades e as perseguições, por isso Paulo resolve a escrever-lhes enfatizando que eles estivessem tranquilos. O antídoto da preocupação é a oração, pois controlar a ansiedade é fundamental, embora, devido as nossas limitações não conseguimos eliminá-las totalmente. As preocupações básicas da vida continuam, pois, a própria busca pelas coisas que facilitam a vida causam sofrimentos.

As implicações
As preocupações acontecem por causa das nossas limitações, porque nem tudo que desejamos, alcançamos. É por essa razão que as pessoas se deprimem, caso ela não tenha um controle pode chegar ao ponto de cometer loucuras. Quando a pessoa perde esse controle das suas emoções é capaz de tirar própria vida, às vezes não necessariamente por causas relevantes, isso acontece com as pessoas extremamente sensíveis que por qualquer motivo se abate, outras se isolam. Geralmente os indivíduos que tiram a vida de outras pessoas e após cometem suicídio se observar o histórico deles tem uma motivação, Ex: um trauma não superado e outro motivos.

Davi e seus soldados se abateram e foram tomados por grande angústia (I Sm 30:4-6); Moisés também se abateu a ponto de pedir a morte (Ex 18:18,19); Elias um grande profeta também em grande angústia pediu a morte (I Rs 19:3-6); Jeremias desanimou diante da sua árdua missão, para ele tudo estava terminado, aí veio a resposta de Deus para ele (Jr 12:1-5); Jonas desanimou e pediu a morte (Jn 4:3); Jó também na sua depressão (Jó 6:11).  Quando as tristezas e o abatimento tomam conta do indivíduo ele sente-se desencorajado para lutar (Sl 119:28) é uma situação de impotência, a visão que ele tem é que todos podem alcançar os seus objetivos, menos ele. É muito natural encontrarmos pessoas assim, certamente você já conheceu alguém depressivo e desestimulado?

                Diante das dificuldades não devemos nos abater e nem demonstrar enfraquecimento, compartilhar os seus problemas com outras pessoas de sua confiança é bom, principalmente a aqueles que se dispõem a ajudar. Encare os problemas e não permita que eles lhe destruam, mesmo assim se fores afetado emocionalmente e não consegue se livrar procure um especialista no assunto para que lhe ajude, como também confiar em Deus e lançar sobre ele as suas ansiedades (I Pe 5:7) faça a sua parte indo à luta (Pv 24:10; Jl 3:10); encare as dificuldades com determinação e com a visão de vitória.

Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Fp 4:13). O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Fp 4:19


Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto