ESBOÇO 859 O QUE O EVANGELHO NÃO É.


ESBOÇO 859
TEMA: O QUE O EVANGELHO NÃO É:
TEXTO: “Porquanto o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” Romanos 14:17.

Há muitos movimentos e coisas que são identificadas por aquilo que é apresentada, porém existem outras que não são apresentadas na sua essência, ou seja, àquilo que realmente são. Há muitas formas de se apresentar produtos ou quaisquer outras coisas, quem oferece produtos comerciais tenta-se passar a melhor imagem possível, às vezes omitindo algumas falhas, assim de vez enquanto aparecem reclamações, pois é muito natural alguém passar uma imagem de algo que não é a realidade. Nesse assunto eu não quero falar de mercadorias e sim destacar algo que é muito mais proeminente e precioso, cuja essência nunca mudou e jamais perderá “o Evangelho”.

O que é o evangelho?
O termo evangelho origina-se do grego “euanggelion” cujo significado é Boas novas, o termo era usado para se dar boas noticias, ele foi usado por Jesus e posteriormente adotado pelos apóstolos, atualmente há muitas pregações que pode ser qualquer outra coisa, menos o evangelho. Existem religiosos que apresentam o evangelho como um paraíso na terra, no entanto isso não é verdade, conforme Paulo o evangelho é o meio pelo qual o homem será salvo “...é o poder de Deus e salvação para quem nele crer (Rm 1:16). O evangelho que lhe oferece tudo e nada exige é proclamado por toda parte, esse é o evangelho das chaves, das curas, das prosperidades, menos o meio de se salvar, o evangelho que deve ser proclamado é aquele que salva, esse é o primeiro elemento necessário para o homem, cujas características é a renúncia, prestemos atenção a pergunta feita pelo jovem rico (Mt 19:16-17). Nicodemos aproximou-se de Jesus o louvando Nicodemos reconheceu que os milagres que Jesus fazia não seria outra coisa a não ser Deus com ele, mas Jesus lhe mostrou qual a primeira necessidade “nascer de novo” (Jo 3:1-7). Uma das características principais do evangelho é a mudança que ele promove na vida da pessoa em Cristo, bem disse Paulo o indivíduo se torna nova criatura (2 Co 5:17), pois somente o evangelho tem o poder de transformar o mais vil pecador em uma nova criatura.

Jesus é a boa nova, o evangelho “O Senhor me deu o seu espírito. Ele me escolheu para levar boas novas aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, da vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo.” (Lc 4:18,19; Is 61:1-3). Após o ministério de Jesus, os apóstolos deram continuidade as boas noticias (At 14:21), as boas novas atravessaram gerações, fronteiras, obstáculos e continua com a mesma eficácia, transformando e salvando vidas sem fazer acepção de pessoas (At 10:34), no entanto a ordem imperativa de Jesus é: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura,” (Mc 16:15).

Atualmente podemos constatar que muitos têm o entendimento do evangelho totalmente diferente do que ele é, e a sua finalidade. Hoje em dia existem mudanças grosseiras na maneira de se propagar o evangelho, embora nos dia de Paulo acontecessem às mesmas coisas, no entanto ele procurava combater com veemência para manter o evangelho na sua essência desde o princípio.

1. O evangelho tem características próprias e imutáveis, e quem procurava viver o evangelho genuíno serve a Cristo, agrada a Deus e é estimado pelas pessoas (Rm 14:18).

2. O Evangelho é fruto da justiça divina e o fruto dela gera paz; e a obra da justiça proporcionará tranqüilidade e segurança eterna (Is 32:17). Entretanto o fruto do Espírito é: amor, alegria, paciência, benignidade, bondade, fidelidade (Gl 5:22).

3. O evangelho não é meio de sobrevivência como alguém pensa, embora aqueles que se dedicam exclusivamente a pregação do evangelho sejam ajudados (I Co 9:13-17). Quem abraça este ministério deve saber a que se submetem, os sofrimentos são as marcas do evangelho de Cristo, no entanto vejam o relato de Paulo em sua carta (2 Co 6:5; 11:25-33), evangelho não é vida de privilégios, glamour e etc. As disputas por liderança somente tem um objetivo a ganância pela lã e o leite das ovelha com a finalidade de enriquecer ilicitamente, enquanto seus obreiros passam fome, os melhores lugares nas supostas missões são para seus familiares terem as regalias dos altos salários, enquanto outros são enviados a países pobres e o que eles ganham não dá para viver, isso tem gerado escândalo e motivos de chacotas, os membros escutam isso no meio das ruas, que vergonha não é? Irmãos se olharmos para os obreiros desde o começo da igreja eles não tiveram vida de glamour, muitos ainda continuam humilhados pelos seus líderes que mentem dizendo que o Senhor os enviou, quantos filhos de obreiros estão desviados e revoltados por ver seus pais viverem peregrinando de cidade em cidade passando fome sacrificando seus estudos enquanto os melhores lugares são para os privilegiados.

O extremismo religioso
O extremismo é intolerante e perseguidor, o extremismo é perigoso e tem causado muitos males para a igreja, ele reflete na propagação do evangelho de maneira muito negativa, pastores se odeiam, se digladiam, disputam posições, são donos de ovelhas, privam suas ovelhas de se comunicarem com ovelhas de outras igrejas, às vezes de denominações co-irmãs, eles excluem aqueles que visitam outras igrejas onde até tem parentes, são verdadeiramente senhores feudais e escravizadores, são donos das ovelhas, pastores agindo como ímpio muitos deles recebendo salários dos cofres públicos sem trabalhar, esses não são pastores são mercenários. Irmãos eu vi duas autoridades conversando sobre a situação de muitos pastores no momento eu fique com vergonha até que eles soubessem que eu era crente, me senti humilhado, imagine um membro novo convertido ouvir o que ouvi, o que eles falavam era pura verdade, finalmente que tipo de evangelho esses pastores está pregando?  Pastores usam a mídia para desabafar, e às vezes até com palavrões, esses tais farão com que haja perseguição aos cristãos, e não estamos muito longe disso é somente questão de tempo.

            Devemos rever valores que foram deixados para trás pelos nossos pais na fé, muitos deles sofriam para não ver o evangelho censurado. Voltar a pregar o evangelho que salva, cura e batiza no Espírito Santo, o que não se ver mais, as pregações do calvário praticamente desapareceram dos púlpitos, irmãos não há arrependimento de pecado sem evangelho, não há redenção da alma se evangelho, não há salvação sem evangelho, não há eternidade sem evangelho, sem ele não há novo nascimento, não há renúncia, não há santificação, mas quem prega hoje essas mensagens? a não ser prosperidade, riquezas, promoção, bens materiais, os crentes atuais vão cada vez mais se distanciando da realidade do evangelho, quem viu mais alguém se levantar na igreja e pedir oração para que Jesus o batize no Espírito Santo? Vejam as profecias atuais em muitas igrejas, somente são bem-vindas quando massageia o ego das pessoas, quem viu mais profecia de correção? Paulo temia após a sua partida eram os lobos cruéis que não perdoariam o rebanho (At 20:29). Temia também que os crentes perdessem a sua simplicidade (2 Co 11:3). Essa é uma dura realidade, precisamos voltar ao primeiro amor, irmãos preguem o evangelho de Cristo na sua simplicidade, embora que sofrendo por ele, obreiros guiem o rebanho reconhecendo que ele não é propriedade sua (I Pe 5:2).

Pr Elis Clementino – AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto