ESBOÇO 860 A PRESENÇA DIVINA


ESBOÇO 860
TEMA: A PRESENÇA DIVINA
TEXTO: “Estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar e esta terra. Não te deixarei até que tenha cumprido aquilo que te tenho dito” Gênesis 28:15.

É natural as pessoas terem o pressentimento de segurança quando estão acompanhadas por certas autoridades, sejam elas: policial, política e espiritual. Nesse assunto quero destacar uma proteção muito maior que qualquer outra, á divina.

Presença divina
Desde a antiguidade existem pessoas que acreditam na proteção divina, e o que ela pode proporcionar-lhes, ela é real sobre os filhos de Deus como há registros nas Escrituras Sagradas. A presença divina além de dar proteção faz com que elas prosperem.

As bênçãos divinas não são impedidas
Na Bíblia temos vários exemplos, mas faço questão de destacar o de Jacó, ele foi odiado por seu irmão Esaú, e recebeu conselho do seu pai que o abençoou e o mandou ir embora de casa, no caminho de Padã-Arã para a casa de Labão, ele cansado pondo-se o sol ele tomou uma das pedras pôs como cabeceira dormiu e sonhou com uma escada cujo topo chegava aos céus, e nela via os anjos subindo e descendo sobre ela, e em cima estava o Senhor que lhe disse estou contigo (Gn 28:15), despertando ele do sonho entendeu que o Senhor estava ali, coisa que ainda não havia sido revelado, aquele lugar tornou-se um marco na sua história (Gn 28:21-22). Muitas vezes por alguma razão ou mesmo em razão de falhas achamos que Deus nos abandonou, no entanto não é assim como alguns pensam, seus olhos nos acompanham (Sl 32:8), Deus não lhe perde de vista. Jacó estava no deserto, mas os olhos de Deus estavam sobre ele, e as promessas que Deus havia lhes feito continuavam firmes, ele saiu de casa carregando consigo a benção do seu pai.

O controle divino
Aonde quer que estejas Deus está lhe asistindo, não importam as circunstancias as bençãos divinas irão se desenrolando como uma cortina sem impedimento algum. Deus começou a abençoar a Jacó como havia lhe dito, pois o Senhor não é o homem para que minta (Nr 23:19), Deus o enriqueceu, quando Deus resolve enriquecer alguém com certeza causa inveja, pessoas se sentem incomodam, ao ver o desenvolvimento de Jacó, Labão se sente incomodado com o sucesso dele, daí as investidas começaram a se prepararem com a intesão de barrar o que Deus estava fazendo com Jacó, mesmo assim nada adiantou porque quando Deus está na frente não adianta “operando Deus quem impedirá”, as várias estratégias nada adiantou porque Deus continuou a abençoar Jacó (Gn 31:1-2). Vendo Deus que não dava mais pra Jacó continuar naquela terra o mandou de volta para a casa dos seus pais “Volta para a terra dos teus pais e para a tua parentela e eu serei contigo”. Amados nos mínimos detalhes, Deus cuida de você e jamais lhe deixa só.

A presença de Deus nos proporciona segurança
Devemos sempre buscar de Deus a sua companhia em todos os momentos das nossas vidas, Moisés teve razão em rejeitar a presença de um ajno e pede que a presença de Deus fosse com ele (Ex 33:14; Lv 26:12), a presença de Deus lhe traria vitórias, descanso e segurança para ele e para os israelitas. Todas as promessas de Deus em relação a Israel estão firmes e aguardam vitorias sobre seus inimigos.

A presença de Deus encoraja seu povo
O nosso estímulo para encarar as duras batalhas da vida vem do Senhor “Quando saíres à batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso que o teu, não os temerás, porque o Senhor, o teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo. (Dt 20:1).

O Senhor nos conforta nas provas
O conforto divino vem na hora que mais necessitamos “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando passares pelos rios eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem chama arderá em ti.” (Is 43:2; Zc 2:10).

Ele prometeu está no meio do seu povo
A presença de Deus é sentida no meio do seu povo, e quando clamam Ele o ouve, mesmo em pequenos grupos (Mt 18:19,20), essa é também a nossa segurança. Ele promete está com o seu povo todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28:20).

Queridos, a presença divina é sentida na vida diária e nos momentos devocionais, quando nos desprendemos das coisas que efêmeras deste mundo e focamos em Deus. Você não está só, e Deus não lhe perde de vista, o seu olhar te guiará sempre lhe proporcionando descanso, Paz e segurança.

Pr. Elis Clementino – AD Excelência


Nenhum comentário:

Foto