ESBOÇO 904 A VERDADE, A MENTIRA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.


ESBOÇO 904
TEMA: A VERDADE, A MENTIRA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.
TEXTO: EFÉSIOS 4:25; 5:14; ATOS 5:1-11

A mentira está por toda parte do planeta, não há um só lugar que não haja mentirosos, não existem mentiras pequena e nem grande, tudo é mentira, umas são mais convincente e bem contada do que outras. Comumente há ocasiões que as pessoas mentem para se defender, e ao dar uma noticias ruim, o eufemismo pode acontecer quando levamos em consideração o estado emocional da pessoa que recebe a notícia, nesse caso não é uma mentira. Também existe a ocultação da verdade, em algumas situações não se constitui crime, há um princípio jurídico que é legal “Nemo tenetur se detegere” “o direito de não produzir provas contra si mesmo”, esse direito está consagrado pela Constituição “o inciso LXIII, artigo 5º da Constituição Federal” o réu tem o direito de permanecer em silêncio, mesmo assim o réu está sujeito às complicações.

Quando se trata do âmbito espiritual, conforme a Bíblia faltar com a verdade é contrair condenação para si, mas falar a verdade é o passaporte para a eternidade (Sl 15:2). Infelizmente o pecado da mentira está em toda parte, parece que a mentira move o mundo inteiro, “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” Joseph Goebbels. Quem nunca se debruçou sobre uma mentira bem contada? A mentira ou uma calúnia tem causado infortúnios a muitas pessoas, mentir, caluniar, difamar pessoas é condenado nas escrituras (Sl 140:11; Pv 6:19; At 23:5; Tg 3:2), o homem mente, tanto para acusar quanto para se defender, isso faz parte da natureza pecaminosa do homem (o homem não é pecador porque mente, ele mente porque é pecador (I Jo 1:8).

As consequencias da mentira
Muitas pessoas são impulsionadas a mentirem, elas não têm a dimensão das consequencias, a mentira pode causar grandes estragos, pois existem indivíduos que são viciados na mentira, Jesus chamou os tais de filho do diabo (Jo 8:44; I Jo 3:10). Os cristãos não mentem se a verdade estiver nele. Em Atos dos apóstolos é narrado por Lucas um episódio de Ananias e Safira, eles venderam uma propriedade e disseram que certa parte seria entregue aos pés dos apóstolos, mas após a venda da propriedade eles disseram que venderam por um preço provavelmente menor para obter vantagens, assim eles omitiram o preço real, logo os apóstolos cheios do Espírito Santo perceberam a mentira e por conta desse pecado morreram, pois não mentiram aos apóstolos e sim a Deus (At 5:1-11). Está escrito que é melhor não votar do que votar e não pagar, porque se não pagares Deus requererá de ti (Dt 23:21-23; Ec 5:4-6). Atualmente há muitos cristãos que não morrem literalmente, mas espiritualmente estão mortos por causa das suas mentiras.

A recomendação bíblica é: Deixai a mentira “Pelo que deixai a mentira, e falem a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” (Ef 4:25). O nono mandamento diz também que não devemos dar falso testemunho contra o próximo (Ex 20:16), infelizmente até líderes espirituais mentem nos púlpitos das igrejas, enganam as ovelhas com suas mentiras e ainda diz: “O Senhor disse” (Ez 3:13; Jr 2:1; 17:6), isso se constitui um pecado contra o próprio Deus, por isso o iminente julgamento divino virá sobre os tais. Cristo a verdade que liberta! “E conhecereis a verdade e ela vos libertará (Jo 8:32). Tenhamos cuidado para que não sejamos tentados a mentir usando os púlpitos das igrejas para manipular a fé das pessoas como acontece atualmente, isso se constitui um grande pecado. Eu já presenciei um pregador apresentar um quadro mentiroso para gerar um estado emocional nas pessoas, isso é um pecado, porque deixam a bíblia de lado para mentir. O cristão mesmo com dano devemos falar a verdade (Sl 15:4b), os lábios que confessam verdadeiramente o nome do Senhor não mente e a verdade estará sempre presente em seus lábios.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto