ESBOÇO 905 PERDOAR, UMA ATITUDE QUE ENOBRECE.


ESBOÇO 905
TEMA: PERDOAR, UMA ATITUDE QUE ENOBRECE.
TEXTO LUCAS 7:41-47

O perdão é uma exigência divina que se estende a todas as pessoas, principalmente os cristãos. Toda humanidade precisa ter conhecimento da preciosidade do perdão, e os benefícios que ele trás tando para as pessoas perdoadas quanto às que perdoam. Sucintamente e sem pormenores quero aqui falar sobre a preciosidade do perdão.

I. O que significa perdoar
O perdão é uma via de mão dupla, perdoar para ser perdoado, quem mais perdoa, mais será perdoado. Desculpar, indultar, remir e absolver significa perdão, ele foi instituído por Deus para absolver o homem do seu pecado contra Deus. Na lei instituída por Deus essa absolvição de dava através de sacrifícios, Jesus foi o último sacrificado, o cordeiro (Lv 5:5-7; Jo 1:29; I Tm 2:6).

II. Os malefícios por não perdoar
1. Não pode ser perdoado, o perdão deve ser uma via de mão dupla, deve existir reciprocidade.
2. Destroem amizades, as pessoas que não perdoam jamais reatarão uma amizade;
3. Causa decepção;
3. Amarguras e sofrimentos;
4. Tira-lhe a alegria;
5. Enfermidades;
6. E no final condenação.

III. Os benefícios do perdão
1. Quem perdoa será perdoado, o perdão gera alegria e satisfação.
2. Restabelece a amizade;
3. Trás saúde e liberdade tanto para um quanto para o outro;
4. Saúde.

Comumente dizemos que perdoar é esquecer, mas nem sempre isso acontece, porque aquilo que é registrado na nossa memoria não é apagado definitivamente com facilidade, o ser humano ainda não aprendeu a lidar com o ato de perdoar. Jesus conta uma história de dois devedores para ensinar sobre o perdão (Lc 7:36-50). O perdoado deve ter como lição e jamais repetir o erro e sempre reconhecer do perdão recebido, no entanto é importante saber que não existem pessoas que não mereçam perdão. A falta de perdão implica no seu relacionamento com Deus, pois somente seremos perdoados quando perdoarmos os outros.

O perdão divino alcança a todos e incondicionalmente, mas é importante saber que “Ainda que o pecador faça mal cem vezes, e os dias lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temerem diante dele.” (Ec 8:12). Perdoar é uma necessidade da alma do próprio homem, mesmo que alguém lhe tenha feito um grande mal.

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto