ESBOÇO 907 O DESEJO E O PREÇO DO CHAMADO


ESBOÇO 907
TEMA: O DESEJO E O PREÇO DO CHAMADO
TEXTO: “...se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” I Timóteo 3:1-15

Os desejos sempre estiveram presentes nos corações dos homens, isso é apropriado desejar as coisas boas não se vê nenhum pecado nisso, a não ser que esses desejos sejam excessivos e impulsivos, dessa maneira eles são extremamente danosos ao homem em todos os sentidos da vida. Nesse assunto desejo falar sobre o desejo e o preço que se paga pelo chamado divino para a obra, seja ela para qualquer função eclesiástica.

I. Os moldes para quem é chamado
O apóstolo Paulo destaca muito bem as condições morais e o preço que é pago por abraçar essa causa nobre que é o chamado divino para o ministério. Em sua carta ao jovem Timóteo ele destaca muito bem os moldes para quem é chamado para o episcopado (I Tm 3:1-15). Vejamos a seguir quais as credenciais para se habilitar ao chamado divino:

1. Ser irrepreensível
No presente parece que ser irrepreensível é coisa do passado, arcaico, deixando transparecer que esses requisitos estão sendo dispensados para se credenciar um obreiro. São poucos os que servem de modelo para os novos obreiros, e esses também não serão irrepreensíveis, porque não aprenderam com seus mestres (Mt 10:25). Para alguns pode ser que esse seja um assunto inoportuno, porém temos a responsabilidade de preparar obreiros de qualidade através da nossa postura (2 Tm 2:15).

2. Marido de uma só mulher
Esse é um dos requisitos exigido digno de destaque, é difícil falar desse assunto nos dias atuais, marido de uma só mulher. Muitos obreiros têm envergonhado à igreja se aproveitando da sua autoridade eclesial, não poucos tem caído nessa tentação, Paulo alerta a todos os obreiros, seja ele de qualquer idade. Eu ouvi uma palavra de um grande pastor renomado e um grande escritor, teólogo e homem de Deus Estevão Ângelo, isso por volta dos anos 80 na minha consagração para o ministério a seguinte frase: “Irmãos, devemos ter muito cuidado porque quando o inimigo não alcança o obreiro no início da sua jornada ministerial, ele o aguarda para tentá-lo novamente lá no final da sua carreira.” Foi uma frase muito oportuna naquele momento e eu jamais esqueci. Os que desejarem ser obreiro saibam que ele deve começar a sua carreira bem e terminar bem (2 Tm 4:7,8).

3. Vigilante
O obreiro deve ser cauteloso, prudente, precavido, reservado, esses adjetivos parece-nos que estão sendo esquecidos, pois não sabemos o que passa na cabeça de certos obreiros, onde a imprudência tem manchado as suas veste ministeriais. Não devemos esquecer que o diabo anda ao nosso derredor rugindo como um leão buscando a quem possa tragar (I Pe 5:8), todo cuidado é poco.

4. Sóbrio
A moderação, abstinência, temperança é o filtro pelo qual ponderamos todas as nossas atitudes, todo obreiro deve ser sóbrio para que o seu ministério seja representado também por esses valores. Em nenhuma hipótese devemos perder a confiança da igreja, existem membros de igrejas que dizem: eu não confio nos obreiros da minha igreja, porque tudo que se trata com ele amanhã está na rua, irmão isso é um desastre na vida de um obreiro, há também quele que fala e brinca, contam piadas até indecorosas, essa conduta poe em risco até a confiança do ministério do qual ele faz parte.

5. Honesto
Honestidade, qualidade que ultimamente não tem sido observada, ela tem feito muitos obreiros caírem em tentação, a busca pelo dinheiro, posses, glamour e fama poder ser a porta de entrada para a desonestidade e a queda ministerial, o obreiro que agir assim para com o seu ministério, ele pode está em pé, mas a queda já é antevista.

6. Hospitaleiro
Vivemos em uma época muito difícil, onde o egoísmo, a prepotência, o orgulho e o poder têm feito muitos esquecerem a importância da hospitalidade, receber bem é para quem fora educado nos padrões da palavra de Deus, obreiro Diótrefes é um exemplo disso, ele procurava ter a primazia, era orgulhoso e não queria reconhecer a autoridade de João, por isso Paulo escreveu a carta ao seu cooperador chamado Gaio (3 João).

7. Apto para ensinar
A aptidão para ensinar a palavra de Deus é uma virtude que será incompleta se não estiver a ação do espirito Santo.

8. Não dado ao vinho
O vinho é simbolo da insensatez, principalmente o vinho fermentado devido o seu teor de álcool. A embriaguez não deve fazer parte da vida de quem aspira ao ministério, pois é necessário que ele tenha bom senso.

9. Não espancador
O espancamento pode se dá de diversas maneiras, um líder espiritual não pode fazer uso da sua autoridade para espancar com palavras os membros da igreja. As características do verdadeiro pastor foi apresentada por Jesus, o bom pastor.

10. Não de torpe ganância
O obreiro deve estar desprovido do que é imoral e de toda ganância, um obreiro ganancioso a sua medida nunca se enche, ele é capaz de fazer qualquer manobra imoral para conseguir algo pessoal. O obreiro deve ter as qualificações morais suficientes para conduzir o rebanho.

11. Moderado
O obreiro deve ter domínio sobre si, o autocontrole é necessário para manter a sua qualidade de moderado. Um obreiro não pode ser explosivo e nem movido pelas emoções.

13. Não contencioso
O obreiro deve agir duvidosamente, ou inseguro, para não perder a credibilidade perante o rebanho, as suas decisões devem ser bem pensadas, pois poe em jogo o destino das ovelhas. O obreiro não pode falar demais, mas sempre guardar sigilo o que houve e do que tratar com as ovelhas.

14. Não avarento
A avareza é condenada nas escrituras sagradas, as pessoas avarentas não compartilham o que tem com as outras pessoas, são egoístas e amam o dinheiro mais do que qualquer coisa.

15. Governo da casa pertence ao líder da família, este tenha seus filhos em sujeição, mas com toda modéstia, pois se alguém não governa bem a sua casa como poderá administrar a igreja de Deus?

16. Não neófito, para que se ensoberbecendo, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e laço do diabo.

17. As esposas devem ser honestas e não maldizentes, elas devem ser sóbrias e fiéis em tudo.

As pessoas que aspiram ao episcopado devem saber sobre as obrigações impostas para cumprir o seu chamado, e assim fazer a vontade de Deus. As qualificações morais são indispensáveis para o bom desempenho na obra do Senhor, pois é necessário ser exemplo para o rebanho, para isso o preço é alto que se paga.

Pr. Elis Clementino






Nenhum comentário:

Foto