ESBOÇO 982 AS INCERTEZAS SOBRE O FUTURO


ESBOÇO 982
TEMA: AS INCERTEZAS SOBRE O FUTURO
TEXTO: Não te vanglorie pelo dia de amanhã, pois não sabes o que produzirá o dia. PROVÉRBIOS 27:1; TIAGO 4:14.

Existem coisas que temos conhecimento, outras não, são aquelas relacionadas ao futuro, sempre se diz que o futuro pertence a Deus, somente ele sabe o nosso amanhã, por isso mesmo ele faculta oportunidades a todos debaixo do sol que aproveitem bem essas oportunidades. (Ec 3:22; 6:27; 8:7). Vamos considerar algumas questões a respeito do nosso futuro.

Acontecimentos imprevisíveis
Os homens não sabem a sua hora, pois é como os peixes que se pescam com a rede cruel, e como os passarinhos que se prendem com laços, assim se enláção também os filhos dos homens no mau tempo, quando de repente sobre eles (Ec 9:12), pois bem, muitas vezes somos tomados de surpresa por algo que não gostaríamos de passar, mas é o preço que pagamos por viver debaixo do sol.

Futuro oculto
Ninguém sabe o que será, e quem lhe fará saber o que acontecerá depois dele (Ec 10:14; 11:2), Deus nos limitou e ocultou dos nossos olhos e o entendimento para saber o que acontecerá depois que sairmos daqui. Todos sem exceção vivem dentro desses limites estabelecidos por Deus, e não tem como reverter isso, se nós soubéssemos certamente estaríamos prevenidos e evitaríamos as grandes frustrações. Jesus fez uma grande ilustração dizendo: “Mas considerai isto: Se um pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse roubada (Mt 24:43), embora ele estava aplicando sobre a sua segunda vinda, porém é um belo exemplo que podemos aplicar nesse assunto, pois não conhecemos o dia de amanhã.

Nada sabemos o que nos acontecerá amanhã, o Apóstolo Paulo na sua missão sabia que foi impulsionado pelo Espírito a ir para Jerusalém, mas não sabia o que lhe espera e nem o que lhe haveria de acontecer (At 20:22). Deus estava no controle da sua vida, e para ele pouco importava o que lhe viesse acontecer, mas que executaria a vontade de Deus.  “Ora, não sabeis o que acontecerá amanhã. O que é a vossa vida? É um vapor que desaparece por um pouco, e logo se desvanece” (Tg 4:14). As coisas secretas pertencem a Deus, as reveladas são para nós e os nossos filhos (Dt 29:29).

Na vida passamos por muitas dificuldades, mas se não tivermos a confiança em Deus certamente o questionaríamos muito mais sobre o nosso amanhã. Os discípulos de Jesus lhe questionaram a respeito do que eles comeriam e vestiriam no futuro, porém Jesus mostrou a eles que as coisas não funcionariam do jeito deles, eles estavam sendo cuidados (Mt 6:25-34), uma bela lição que aprendemos dele e devemos por em prática, confiando que de Deus virá a nossa saída. Fiquemos certos que Deus cuidará de nós.

Pr. Elis Clementino


Nenhum comentário:

Foto