A SÍNDROME DA RIQUEZA.

 

ESBOÇO 1038

TEMA: A SÍNDROME DA RIQUEZA.

TEXTO: Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre, tendo grande riqueza. Provérbios 13:7. 

Há muitas particularidades nas pessoas que devem ser observadas e consideradas, entretanto há algumas características que não deviam existir nelas, mas existem motivadas pelas próprias fraquezas humanas. Desejo destacar uma delas que é a ambição, desejo ou a pretensão do ter e a ostentação.

Síndrome da riqueza.

“Segundo a medicina é um conjunto de sinais e sintomas notáveis em várias metodologias patológicas distintas e sem causa especifica. No sentido figurado são características que, em uma associação crítica são passíveis de despertar insegurança e medo”. Pois bem essas coisas podem trazer mudanças no comportamento da pessoa, fazendo-as sentirem sensações diferentes e até tentarem parecer o que não são, mas isso também pode até ocorrer no sentido espiritual,Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Ap 3:17).

A verdadeira grandeza.

O que enobrece o homem não são os bens que ele possua, mas pelas suas boas qualidades e atitudes. Muitos entendem por grandeza, fama, fortuna e intelectualidade quando na verdade não é. Os discípulos ainda não entendiam do que significava a verdadeira grandeza (Mc 9:33-39; 10:13-16,42-45). Devemos pensar um pouco sobre o ignificado da verdadeira grandeza. “A única coisa que te impede de ser rico é o pensamento pobre.” A verdadeira grandeza não está no ter e sim no ser.

Riqueza não é felicidade.

O homem emprega todas as suas forças para galgar a riqueza, mas deve saber que ela não lhe garante a felicidade, pois há muitos ricos infelizes, essa é a prova que riquezas não trás felicidade e sim uma melhora de vida, como pobre poderás ser mais rico do que um milionário. Quando eu fazia um programa de rádio eu ouvi uma senhora ao telefone e aos prantos dizer-me: eu tenho tudo do bom e do melhor, mas sou uma mulher infeliz. Eu sempre digo que há duas coisas que são caras e não se compra com dinheiro “paz e felicidade”.

Nada trouxemos e nada levaremos.

Aqui somos apenas administradores ou mordomos do que não é nosso, visto que: “Nada trouxemos para este mundo, e manifesto que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a sim mesmos com muitas dores. Mas tu ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão” (I Tm 6:7-11).

Amados, a síndrome do ter tem conduzidos muitos a pensar somente em si, muitas vezes por não termos condições financeiras nos consideramos pobres, pois nos enganamos quando pensamos assim, pois há uma frase do Apóstolo Paulo “Como contristado, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo” (2 Co 6:10). O anseio pelo ter pode gerar escândalos no meio cristão, principalmente quando se trata de líderes religiosos, que muitas vezes sem medir as consequências buscam a sua própria grandeza, e por isso vêm os escândalos, portanto Paulo diz: “Não dando escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; (2 Co 6:3), essa é uma recomendação muito precisa de Paulo para os que são separados para o ministério cristão. Devemos viver de maneira humilde sabendo que a nossa recompensa final não está aqui, mas com o Pai celestial como disse Paulo no final da sua carreira  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Tm 4:7-8; Is 4:10; 58:11; Sf 2:10) 

Pr. Elis Clementino

Nenhum comentário:

Foto